Acidentes de transporte com motociclista: análise dos dados de morbidade hospitalar e mortalidade no estado da Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8408 |
Resumo: | A motocicleta se destaca como meio de transporte mais citado dentre os acidentes de trânsito. Sendo que o índice de mortes de motociclistas apresenta tendência crescente, uma vez que os motociclistas estão mais expostos e assim mais vulneráveis pela própria estrutura física veicular, pois não há como se proteger de fortes impactos, o que aumenta o risco de ser arremessado e/ou atropelado. Objetivo: Analisar a morbidade hospitalar e a mortalidade por acidentes envolvendo motociclistas no Estado da Paraíba. Material e Método: Trata-se de um estudo ecológico, retrospectivo, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Onde foram utilizados dados secundários obtidos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SIM/SUS), referentes aos acidentes de transporte com motociclista (diagnóstico principal na Classificação Internacional de Doenças (décima revisão) - CID-10 V20-V29), disponíveis no Departamento de Informática do SUS (DATASUS), durante os anos de 2012 a 2016. Os dados coletados foram analisados no programa Microsoft Office Excel 2010 para elaboração de tabelas e gráficos contendo o valor absoluto e percentual. Resultados e Discussão: Os dados de morbimortalidade evidenciaram que a quantidade de hospitalizações e óbitos aumentaram progressivamente na série histórica pesquisada, tendo concentração em João Pessoa e Campina Grande. Quanto às características das vítimas, observou-se que o sexo masculino, prevaleceu nas internações (84%) e óbitos (90%), fenômeno também visível na variável raça/cor, cuja prevalência da cor parda foi de 30% para morbidade e 82% para mortalidade. No aspecto do estado civil, “sem companheiro” apresentou significativa predominância na mortalidade com 45% do total de óbitos. A faixa etária, a de 20 a 59 anos apresentou prevalência de 79% na morbidade e 80% na mortalidade, ambas seguidas pela faixa etária de 10 a 19 anos. No que se refere à escolaridade a mortalidade predominou entre os que apresentaram de 4 a 7 anos de estudo. O principal local de ocorrência do óbito foi à via pública (46%) e o hospital, (45%). Os óbitos considerados como acidente de trabalho perfizeram apenas 1% do total, o que se contradiz com as evidências científicas, uma vez que o aumento do quantitativo de motocicletas circulando se deu em decorrência de serem utilizadas principalmente como instrumento de trabalho. Conclusão: O estudo dos acidentes motociclísticos no estado da Paraíba, provenientes de dados do SIM/SUS e SIH/SUS forneceu um panorama geral de um evidente problema de saúde pública, podendo incitar inclusive a formulação de políticas públicas de combate a morbimortalidade por causas externas. |
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Acidentes de transporte com motociclista: análise dos dados de morbidade hospitalar e mortalidade no estado da Paraíba.Motorcycle transport accidents: analysis of hospital morbidity and mortality data in the state of Paraíba.Acidentes de trânsitoMotocicletaMorbidadeMortalidadeCausas externasSistemas de informação em saúdeTraffic-accidentsMotorcycleMorbidityMortalityExternal causesHealth Information SystemsEnfermagem.A motocicleta se destaca como meio de transporte mais citado dentre os acidentes de trânsito. Sendo que o índice de mortes de motociclistas apresenta tendência crescente, uma vez que os motociclistas estão mais expostos e assim mais vulneráveis pela própria estrutura física veicular, pois não há como se proteger de fortes impactos, o que aumenta o risco de ser arremessado e/ou atropelado. Objetivo: Analisar a morbidade hospitalar e a mortalidade por acidentes envolvendo motociclistas no Estado da Paraíba. Material e Método: Trata-se de um estudo ecológico, retrospectivo, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Onde foram utilizados dados secundários obtidos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SIM/SUS), referentes aos acidentes de transporte com motociclista (diagnóstico principal na Classificação Internacional de Doenças (décima revisão) - CID-10 V20-V29), disponíveis no Departamento de Informática do SUS (DATASUS), durante os anos de 2012 a 2016. Os dados coletados foram analisados no programa Microsoft Office Excel 2010 para elaboração de tabelas e gráficos contendo o valor absoluto e percentual. Resultados e Discussão: Os dados de morbimortalidade evidenciaram que a quantidade de hospitalizações e óbitos aumentaram progressivamente na série histórica pesquisada, tendo concentração em João Pessoa e Campina Grande. Quanto às características das vítimas, observou-se que o sexo masculino, prevaleceu nas internações (84%) e óbitos (90%), fenômeno também visível na variável raça/cor, cuja prevalência da cor parda foi de 30% para morbidade e 82% para mortalidade. No aspecto do estado civil, “sem companheiro” apresentou significativa predominância na mortalidade com 45% do total de óbitos. A faixa etária, a de 20 a 59 anos apresentou prevalência de 79% na morbidade e 80% na mortalidade, ambas seguidas pela faixa etária de 10 a 19 anos. No que se refere à escolaridade a mortalidade predominou entre os que apresentaram de 4 a 7 anos de estudo. O principal local de ocorrência do óbito foi à via pública (46%) e o hospital, (45%). Os óbitos considerados como acidente de trabalho perfizeram apenas 1% do total, o que se contradiz com as evidências científicas, uma vez que o aumento do quantitativo de motocicletas circulando se deu em decorrência de serem utilizadas principalmente como instrumento de trabalho. Conclusão: O estudo dos acidentes motociclísticos no estado da Paraíba, provenientes de dados do SIM/SUS e SIH/SUS forneceu um panorama geral de um evidente problema de saúde pública, podendo incitar inclusive a formulação de políticas públicas de combate a morbimortalidade por causas externas.The motorcycle stands out as the most cited means of transportation among traffic accidents. Since motorcyclists' death rates are increasing, as motorcyclists are more exposed and thus more vulnerable by their physical structure, as there is no way to protect themselves from strong impacts, which increases the risk of being thrown and / or run over. Objective: To analasy the hospital morbidity and mortality due to accidents involving motorcyclists in the State of Paraíba. Material and Method: This is a retrospective ecological study of a descriptive nature, with a quantitative approach. Where secondary data were obtained from the Hospital Information System of the Unified Health System (SIH / SUS) and the Mortality Information System of the Unified Health System (SIM / SUS), referring to motorcycle accident (ICD-10 V20-V29), available at the Department of Informatics of SUS (DATASUS), during the years 2012 to 2016. The data collected were analyzed in the Microsoft Office Excel 2010 program for the elaboration of tables and graphs containing the absolute value and percentage. Results and Discussion: The morbidity and mortality data showed that the number of hospitalizations and deaths increased progressively in the historical series surveyed, with a concentration in João Pessoa and Campina Grande. Regarding the characteristics of the victims, it was observed that male patients prevailed in hospitalizations (84%) and deaths (90%), a phenomenon also visible in the race/color variable, whose prevalence was 30% for morbidity and 82 % for mortality. In the civil status aspect, "without partner" showed a significant predominance in mortality with 45% of total deaths. The age range, from 20 to 59 years old, presented a prevalence of 79% in morbidity and 80% in mortality, both followed by the age group of 10 to 19 years. Regarding schooling, mortality predominated among those with 4-7 years of schooling. The main place of death was the public road (46%) and the hospital, (45%). Deaths considered as an accident at work accounted for only 1% of the total, which contradicts the scientific evidence, since the increase in the number of circulating motorcycles occurred as a result of being used mainly as a work tool.Conclusion: The study of motorcycle accidents in the state of Paraíba, from data from SIM / SUS and SIH / SUS provided an overview of an evident public health problem, and may even incite the formulation of public policies to combat morbidity and mortality from external causes .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.ABRANTES, K. S. M.http://lattes.cnpq.br/1933302185375710FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.FREITAS, F. F. Q.http://lattes.cnpq.br/2161207294452865PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.SILVA, Elaine Cristina Tomás da.2018-12-122019-10-23T14:40:29Z2019-10-232019-10-23T14:40:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8408SILVA, Elaine Cristina Tomás da. Acidentes de transporte com motociclista: análise dos dados de morbidade hospitalar e mortalidade no estado da Paraíba. 2018. 65f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-17T16:16:21Zoai:localhost:riufcg/8408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-17T16:16:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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