Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Angela de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10118
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de química em um curso de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental II visando à inserção de conceitos científicos em uma turma multisseriada. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições em educação em química, com Chassot e Delizoicov; aprendizagem socialmente mediada, com Vygotsky; e projetos de ensino, com Freire. Apontamos para a necessária valorização de saberes trazidos pelo discente como forma de favorecimento na introdução de conceitos científicos inerentes à química no ensino fundamental. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, observamos a participação dos sujeitos, alunos do curso de ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede privada que utiliza a metodologia de projetos, localizada no município de São Gonçalo. Em conjunto com alunos e outros professores construímos uma proposta de ensino contextualizada cujo tema gerador do projeto foi uma grande problemática local, o lixo, de forma que pudesse atender à necessidade da construção de conceitos científicos químicos pertinentes para cada fase das turmas multisseriadas. A técnica de observação participante foi a forma utilizada para coleta dos dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração de soluções possíveis para o aproveitamento do lixo - sobretudo de isopor, jornais e revistas - e a confecção de vasos de plantas através da reciclagem desses materiais pelos próprios alunos, influenciaram, de maneira única, o pensar em ciências no ensino fundamental II. Assim, percebemos que os jovens e adultos de diferentes fases da escolarização conseguiram aproximar o conhecimento de química em sua etapa escolar a ações autônomas de respeito ao meio ambiente
id UFF-2_40e37e4d6bd7533d0c2af4db15db0d94
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10118
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordoEnsino de químicaEducação de Jovens e AdultosMetodologia de projetosEnsino de químicaEducação de Jovens e AdultosMetodologia de projetosProdução intelectualTeaching of chemistryYouth and Adult EducationProject methodologyEste trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de química em um curso de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental II visando à inserção de conceitos científicos em uma turma multisseriada. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições em educação em química, com Chassot e Delizoicov; aprendizagem socialmente mediada, com Vygotsky; e projetos de ensino, com Freire. Apontamos para a necessária valorização de saberes trazidos pelo discente como forma de favorecimento na introdução de conceitos científicos inerentes à química no ensino fundamental. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, observamos a participação dos sujeitos, alunos do curso de ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede privada que utiliza a metodologia de projetos, localizada no município de São Gonçalo. Em conjunto com alunos e outros professores construímos uma proposta de ensino contextualizada cujo tema gerador do projeto foi uma grande problemática local, o lixo, de forma que pudesse atender à necessidade da construção de conceitos científicos químicos pertinentes para cada fase das turmas multisseriadas. A técnica de observação participante foi a forma utilizada para coleta dos dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração de soluções possíveis para o aproveitamento do lixo - sobretudo de isopor, jornais e revistas - e a confecção de vasos de plantas através da reciclagem desses materiais pelos próprios alunos, influenciaram, de maneira única, o pensar em ciências no ensino fundamental II. Assim, percebemos que os jovens e adultos de diferentes fases da escolarização conseguiram aproximar o conhecimento de química em sua etapa escolar a ações autônomas de respeito ao meio ambienteThis work aims to analyze a teaching practice of chemistry in a course of youth and adults (EJA) of elementary school II, aiming the insertion of scientific concepts in a mixed grade school class. For this, we seek theoretical support from the contributions in education in chemistry, with Chassot and Delizoicov; socially mediated learning, with Vygotsky; and teaching projects, with Freire. We point to the necessary valuation of knowledge brought by the student as a way of favoring the introduction of scientific concepts inherent to teaching of chemistry in elementary education. For the qualitative research, we observed the participation of the subjects, elementary school students in the youth and adult education modality, in a private school that uses the project methodology, located in the municipality of São Gonçalo. Together with students and other teachers, we constructed a contextualized teaching proposal which theme generating the project was a major local problem, garbage, so that it could meet the need to construct chemical scientific concepts relevant to each phase of the mixed grade school classes. The participant observation technique was the form used to collect the data, followed by the reflexive analysis of the teaching strategies adopted. The results show that the commitment to the elaboration of possible solutions for the use of garbage - especially styrofoam, newspapers and magazines - and the making of pots of plants through the recycling of these materials by the students themselves, influenced, in a unique way, the thinking of science in elementary education II. Thus, we perceive that the youngsters and adults of different stages of schooling managed to bring the knowledge of chemistry in its school stage to autonomous actions of respect for the environment94 f.Chinelli, Maura VenturaNascimento, Gabriela Ventura da Silva doChacon, Eluzir PedrazziAquino, Angela de2019-06-25T19:28:37Z2019-06-25T19:28:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfAQUINO, Angela de. Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10118http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-06T17:44:04Zoai:app.uff.br:1/10118Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:58.976399Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
title Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
spellingShingle Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
Aquino, Angela de
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de projetos
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de projetos
Produção intelectual
Teaching of chemistry
Youth and Adult Education
Project methodology
title_short Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
title_full Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
title_fullStr Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
title_full_unstemmed Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
title_sort Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo
author Aquino, Angela de
author_facet Aquino, Angela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Nascimento, Gabriela Ventura da Silva do
Chacon, Eluzir Pedrazzi
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Angela de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de projetos
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de projetos
Produção intelectual
Teaching of chemistry
Youth and Adult Education
Project methodology
topic Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de projetos
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de projetos
Produção intelectual
Teaching of chemistry
Youth and Adult Education
Project methodology
description Este trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de química em um curso de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental II visando à inserção de conceitos científicos em uma turma multisseriada. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições em educação em química, com Chassot e Delizoicov; aprendizagem socialmente mediada, com Vygotsky; e projetos de ensino, com Freire. Apontamos para a necessária valorização de saberes trazidos pelo discente como forma de favorecimento na introdução de conceitos científicos inerentes à química no ensino fundamental. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, observamos a participação dos sujeitos, alunos do curso de ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede privada que utiliza a metodologia de projetos, localizada no município de São Gonçalo. Em conjunto com alunos e outros professores construímos uma proposta de ensino contextualizada cujo tema gerador do projeto foi uma grande problemática local, o lixo, de forma que pudesse atender à necessidade da construção de conceitos científicos químicos pertinentes para cada fase das turmas multisseriadas. A técnica de observação participante foi a forma utilizada para coleta dos dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração de soluções possíveis para o aproveitamento do lixo - sobretudo de isopor, jornais e revistas - e a confecção de vasos de plantas através da reciclagem desses materiais pelos próprios alunos, influenciaram, de maneira única, o pensar em ciências no ensino fundamental II. Assim, percebemos que os jovens e adultos de diferentes fases da escolarização conseguiram aproximar o conhecimento de química em sua etapa escolar a ações autônomas de respeito ao meio ambiente
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25T19:28:37Z
2019-06-25T19:28:37Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AQUINO, Angela de. Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10118
identifier_str_mv AQUINO, Angela de. Ensino de química em turmas de Educação de Jovens e Adultos numa proposta freireana de ensino com metodologia de projeto utilizando diário de bordo. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823725721419776