Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821
Resumo: Este trabalho de pesquisa trata de estabelecer uma relação entre a educação ambiental e a educação na perspectiva da educação inclusiva, a partir de experiências realizadas na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Celina de Lima Montenegro em Cuité, PB, tendo como objetivo principal desenvolver práticas pedagógicas em educação ambiental sobre o grande tema água a partir de atividades que pudessem mostrar a dinâmica da relação entre o aluno especial e o conhecimento científico. Buscamos estimular o desenvolvimento de certas habilidades como a observação, hipóteses, análises e relações com o contexto, acreditando nas potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais. O trabalho descreve e analisa uma sequencia didática, com seis atividades. Os resultados sugerem a possibilidade de incorporar com êxito atividades coletivas na sala de recursos e com temática relacionadas à problemática ambiental desde que se faça uma contextualização adequada, se respeite os tempos de aprendizagem e de interesse pelas aulas e que se use acima de tudo o diálogo como fio condutor de todas as atividades haja vista as dificuldades de registro escrito que muitos alunos desta sala têm.
id UFCG_acad0a7de7561b39f25215525902cd41
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10821
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.Environmental Education in the Multifunction Resource Room of the municipal school Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: an experience from the perspective of inclusive education.La educación ambiental en el salón de recursos multifuncionales de la escuela municipal Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: una experiencia desde la perspectiva de la educación inclusiva.Sala de Recursos MultifuncionaisEducação AmbientalPrática PedagógicaMultifunction Resource RoomEnvironmental EducationPedagogical practiceEducación ambientalCiências BiológicasEste trabalho de pesquisa trata de estabelecer uma relação entre a educação ambiental e a educação na perspectiva da educação inclusiva, a partir de experiências realizadas na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Celina de Lima Montenegro em Cuité, PB, tendo como objetivo principal desenvolver práticas pedagógicas em educação ambiental sobre o grande tema água a partir de atividades que pudessem mostrar a dinâmica da relação entre o aluno especial e o conhecimento científico. Buscamos estimular o desenvolvimento de certas habilidades como a observação, hipóteses, análises e relações com o contexto, acreditando nas potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais. O trabalho descreve e analisa uma sequencia didática, com seis atividades. Os resultados sugerem a possibilidade de incorporar com êxito atividades coletivas na sala de recursos e com temática relacionadas à problemática ambiental desde que se faça uma contextualização adequada, se respeite os tempos de aprendizagem e de interesse pelas aulas e que se use acima de tudo o diálogo como fio condutor de todas as atividades haja vista as dificuldades de registro escrito que muitos alunos desta sala têm.This research is to establish a relation between environmental education and the education in the perspective of inclusive education, from the experiences performed in multifunction resource room in the Municipal School Celina de Lima Montenegro in Cuité, PB, and the main goal is to develop pedagogical practices in environmental education about the great theme water from activities that could show the dynamic relation between the special student and the scientific knowledge. We seek encourage the development of certain abilities as observation, hypotheses, analyses and relations with the context, believing in the potentialities of abled children. The work describes and analyzes a didactic sequence, with six activities. The results suggest a possibility of incorporate with success collective activities in the resource room and with a thematic related to the environmental problematic since they make an adapted contextualization, respect the learning time and the interest by the classes and use, above all, the dialogue as a guide of all activities considering the difficulties in writing registers that many students of this class have.Este trabajo de investigación busca establecer una relación entre la educación ambiental y la educación desde la perspectiva de la educación inclusiva, a partir de experiencias realizadas en la sala de recursos multifuncionales de la Escuela Municipal Celina de Lima Montenegro en Cuité, PB, con el objetivo principal de desarrollar prácticas actividades pedagógicas en educación ambiental sobre el gran tema del agua a partir de actividades que pudieran mostrar la dinámica de la relación entre el alumno especial y el saber científico. Buscamos fomentar el desarrollo de ciertas habilidades como la observación, la hipótesis, el análisis y la relación con el contexto, creyendo en el potencial de los niños con necesidades especiales. El trabajo describe y analiza una secuencia didáctica, con seis actividades. Los resultados sugieren la posibilidad de incorporar con éxito actividades colectivas en la sala de recursos y con temáticas relacionadas con la temática ambiental, siempre que se haga una adecuada contextualización, se respeten los tiempos de aprendizaje y el interés en las clases, y se utilice sobre todo el diálogo. el hilo conductor de todas las actividades, dadas las dificultades de escritura que tienen muchos alumnos de esta sala.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.http://lattes.cnpq.br/6305113910618754CARPOLÍNGUA, Letícia Giesta.MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.SANTOS, Carlos Alberto Garcia.SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.2013-04-242020-01-09T12:05:18Z2020-01-092020-01-09T12:05:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas. Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:42:56Zoai:localhost:riufcg/10821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:42:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
Environmental Education in the Multifunction Resource Room of the municipal school Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: an experience from the perspective of inclusive education.
La educación ambiental en el salón de recursos multifuncionales de la escuela municipal Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: una experiencia desde la perspectiva de la educación inclusiva.
title Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
spellingShingle Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
Sala de Recursos Multifuncionais
Educação Ambiental
Prática Pedagógica
Multifunction Resource Room
Environmental Education
Pedagogical practice
Educación ambiental
Ciências Biológicas
title_short Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
title_full Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
title_fullStr Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
title_full_unstemmed Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
title_sort Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
author SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
author_facet SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
CARPOLÍNGUA, Letícia Giesta.
MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.
SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Recursos Multifuncionais
Educação Ambiental
Prática Pedagógica
Multifunction Resource Room
Environmental Education
Pedagogical practice
Educación ambiental
Ciências Biológicas
topic Sala de Recursos Multifuncionais
Educação Ambiental
Prática Pedagógica
Multifunction Resource Room
Environmental Education
Pedagogical practice
Educación ambiental
Ciências Biológicas
description Este trabalho de pesquisa trata de estabelecer uma relação entre a educação ambiental e a educação na perspectiva da educação inclusiva, a partir de experiências realizadas na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Celina de Lima Montenegro em Cuité, PB, tendo como objetivo principal desenvolver práticas pedagógicas em educação ambiental sobre o grande tema água a partir de atividades que pudessem mostrar a dinâmica da relação entre o aluno especial e o conhecimento científico. Buscamos estimular o desenvolvimento de certas habilidades como a observação, hipóteses, análises e relações com o contexto, acreditando nas potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais. O trabalho descreve e analisa uma sequencia didática, com seis atividades. Os resultados sugerem a possibilidade de incorporar com êxito atividades coletivas na sala de recursos e com temática relacionadas à problemática ambiental desde que se faça uma contextualização adequada, se respeite os tempos de aprendizagem e de interesse pelas aulas e que se use acima de tudo o diálogo como fio condutor de todas as atividades haja vista as dificuldades de registro escrito que muitos alunos desta sala têm.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-24
2020-01-09T12:05:18Z
2020-01-09
2020-01-09T12:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821
SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas. Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821
identifier_str_mv SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas. Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744427714871296