Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa é a Pedagogia Hospitalar. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propomo-nos a investigar a contribuição da Pedagogia no âmbito hospitalar. Tem por objetivo geral analisar o papel da Pedagogia no contexto do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras – PB, a partir do Projeto: “Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. E objetivos específicos: caracterizar a Pedagogia Hospitalar; averiguar as possíveis contribuições da Pedagogia na prática humanizadora no HUJB, e ainda, refletir acerca da interlocução entre as disciplinas do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo no âmbito hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio do estudo de caso no hospital universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas no HUJB (durante a vigência do Projeto de extensão) e seus acompanhantes. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados o estudo teórico nos permitiu entender que a Pedagogia Hospitalar é a consolidação dos direitos da criança e do adolescente à educação. A vivência de práticas educativas no HUJB veio ratificar que Pedagogia enquanto ciência tem muito a contribuir com o desenvolvimento da pessoa humana em qualquer contexto no qual ela se encontre, inclusive no hospital. A Pedagogia traz como contribuição ao processo de humanização a integração de novos saberes e práticas em busca de um bem comum que é a recuperação do paciente. Cada atividade desenvolvida no hospital tinha um caráter humanizador. A participação no PROBEX/ 2015 nos permitiu assegurar que para haver uma prática humanizadora nos hospitais é necessário que tal premissa faça parte da filosofia da instituição, e ainda, que haja determinação e apoio por parte da equipe gestora. No caso do HUJB, foi possível conhecer os esforços que são empreendidos na busca de uma prática hospitalar humanizada.
id UFCG_af1e0f00fca1730f8be8fde4042215d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5109
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.Hospital pedagogy: the case of the Bandeira de Cajazeiras-PB university hospital.Pedagogia hospitalarHumanização - atendimento hospitalarPedagogo - atuação em hospitalHospital universitárioHospital pedagogyHumanization - hospital carePedagogue - acting in hospitalUniversitary hospitalEducação.O objeto de estudo desta pesquisa é a Pedagogia Hospitalar. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propomo-nos a investigar a contribuição da Pedagogia no âmbito hospitalar. Tem por objetivo geral analisar o papel da Pedagogia no contexto do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras – PB, a partir do Projeto: “Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. E objetivos específicos: caracterizar a Pedagogia Hospitalar; averiguar as possíveis contribuições da Pedagogia na prática humanizadora no HUJB, e ainda, refletir acerca da interlocução entre as disciplinas do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo no âmbito hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio do estudo de caso no hospital universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas no HUJB (durante a vigência do Projeto de extensão) e seus acompanhantes. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados o estudo teórico nos permitiu entender que a Pedagogia Hospitalar é a consolidação dos direitos da criança e do adolescente à educação. A vivência de práticas educativas no HUJB veio ratificar que Pedagogia enquanto ciência tem muito a contribuir com o desenvolvimento da pessoa humana em qualquer contexto no qual ela se encontre, inclusive no hospital. A Pedagogia traz como contribuição ao processo de humanização a integração de novos saberes e práticas em busca de um bem comum que é a recuperação do paciente. Cada atividade desenvolvida no hospital tinha um caráter humanizador. A participação no PROBEX/ 2015 nos permitiu assegurar que para haver uma prática humanizadora nos hospitais é necessário que tal premissa faça parte da filosofia da instituição, e ainda, que haja determinação e apoio por parte da equipe gestora. No caso do HUJB, foi possível conhecer os esforços que são empreendidos na busca de uma prática hospitalar humanizada.The object of study of this research is the Hospital Pedagogy. In this work of Course (TCC) we propose to investigate the contribution of Pedagogy in hospitals. It has the objective to analyze the role of pedagogy in the context of the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB) in Cajazeiras - PB, from the Project: "Integration teaching and service in the humanization of care to hospitalized children and adolescents." And specific objectives: to characterize the Hospital Pedagogy; investigate the possible contributions of Pedagogy in humanizing practice in HUJB, and also reflect on the dialogue between the course subjects of Pedagogy and the work of the pedagogue in hospitals. As for the methodological approach this began through a literature review, the next step was a case study at the university hospital. The participants in this study were some of the children treated at HUJB (during the term of the extension project) and his companions. The approach was the qualitative type. As for the results the theoretical study allowed us to understand that the Hospital Pedagogy is the child rights consolidation and adolescent education. The experience of educational practices in HUJB came ratify that pedagogy as a science has much to contribute to the development of the human person in any context in which it is found, even in the hospital. Pedagogy has as its contribution to the humanization process of the integration of new knowledge and practices in pursuit of a common good which is the recovery of the patient. Each activity carried out in the hospital had a humanizing character. Participation in PROBEX / 2015 allowed us to ensure that there is a humanizing practice in hospitals is necessary that this premise is part of the philosophy of the institution, and also that there is determination and support from the management team. In the case of HUJB, it was possible to know the efforts that are undertaken in the pursuit of a humanized hospital practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899PEREIRA, Zildene Francisca.FEITOSA, Belijane Marques.CARVALHO, Andreza Ribeiro de.2016-09-292019-07-26T16:46:31Z2019-07-262019-07-26T16:46:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109CARVALHO, Andreza Ribeiro de. Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T13:07:56Zoai:localhost:riufcg/5109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T13:07:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
Hospital pedagogy: the case of the Bandeira de Cajazeiras-PB university hospital.
title Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
spellingShingle Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
Pedagogia hospitalar
Humanização - atendimento hospitalar
Pedagogo - atuação em hospital
Hospital universitário
Hospital pedagogy
Humanization - hospital care
Pedagogue - acting in hospital
Universitary hospital
Educação.
title_short Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
title_full Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
title_fullStr Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
title_sort Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.
author CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
author_facet CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
PEREIRA, Zildene Francisca.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia hospitalar
Humanização - atendimento hospitalar
Pedagogo - atuação em hospital
Hospital universitário
Hospital pedagogy
Humanization - hospital care
Pedagogue - acting in hospital
Universitary hospital
Educação.
topic Pedagogia hospitalar
Humanização - atendimento hospitalar
Pedagogo - atuação em hospital
Hospital universitário
Hospital pedagogy
Humanization - hospital care
Pedagogue - acting in hospital
Universitary hospital
Educação.
description O objeto de estudo desta pesquisa é a Pedagogia Hospitalar. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propomo-nos a investigar a contribuição da Pedagogia no âmbito hospitalar. Tem por objetivo geral analisar o papel da Pedagogia no contexto do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras – PB, a partir do Projeto: “Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. E objetivos específicos: caracterizar a Pedagogia Hospitalar; averiguar as possíveis contribuições da Pedagogia na prática humanizadora no HUJB, e ainda, refletir acerca da interlocução entre as disciplinas do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo no âmbito hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio do estudo de caso no hospital universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas no HUJB (durante a vigência do Projeto de extensão) e seus acompanhantes. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados o estudo teórico nos permitiu entender que a Pedagogia Hospitalar é a consolidação dos direitos da criança e do adolescente à educação. A vivência de práticas educativas no HUJB veio ratificar que Pedagogia enquanto ciência tem muito a contribuir com o desenvolvimento da pessoa humana em qualquer contexto no qual ela se encontre, inclusive no hospital. A Pedagogia traz como contribuição ao processo de humanização a integração de novos saberes e práticas em busca de um bem comum que é a recuperação do paciente. Cada atividade desenvolvida no hospital tinha um caráter humanizador. A participação no PROBEX/ 2015 nos permitiu assegurar que para haver uma prática humanizadora nos hospitais é necessário que tal premissa faça parte da filosofia da instituição, e ainda, que haja determinação e apoio por parte da equipe gestora. No caso do HUJB, foi possível conhecer os esforços que são empreendidos na busca de uma prática hospitalar humanizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
2019-07-26T16:46:31Z
2019-07-26
2019-07-26T16:46:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109
CARVALHO, Andreza Ribeiro de. Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109
identifier_str_mv CARVALHO, Andreza Ribeiro de. Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382181507072