Etnomatemática no campo: aquisição e operacionalização de saberes matemáticos por pessoas não escolarizadas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8223 |
Resumo: | Discorremos neste estudo acerca do processo de aquisição e operacionalização de saberes matemáticos produzidos e mobilizados por pessoas não escolarizadas da zona rural de Icozinho - CE, adotando como temática central a Etnomatemática no campo. Nesse sentido, buscamos apresentar os processos que possibilitam a construção e a mobilização do conhecimento matemático a partir dos contextos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais nas vivências de pessoas não escolarizadas, tendo em vista os fatores que viabilizaram o desenvolvimento do pensamento matemático através do mundo do trabalho. Nosso objetivo é compreender o processo de aquisição e operacionalização dos saberes etnomatemáticos de trabalhadores rurais não escolarizados da comunidade de Icozinho - CE. E, para tal, estabelecemos como questão de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre o processo de aquisição e mobilização da Matemática nas relações de trabalho de adultos e idosos não escolarizados da comunidade de Icozinho - Ceará? Teoricamente nos fundamentamos em autores como D´Ambrosio (2018; 2013; 2005; 1996); Bandeira (2016); Fernandes (2014); Garnica e Souza (2012); Carraher, Carraher e Schliemann (2011); Foucault (2010; 2007; 2005; 2002); Brandão (1995; 1986), entre outros. Enquanto caminho metodológico, adotamos a pesquisa de caráter qualitativo, utilizando procedimentos etnográficos. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, optamos por: abordagem experiencial, coletadas por meio de entrevistas individuais; observação sistemática; diário de campo. A análise dos dados coletados deu-se a partir da análise de discurso na acepção de Foucault (2007; 2002), compreendendo a produção do discurso a partir dos contextos históricos, culturais, políticos e econômicos que organizam sua constituição. Diante da pesquisa realizada, os resultados encontrados apresentam a aquisição e a operacionalização dos saberes matemáticos de pessoas não escolarizadas como processos constituídos a partir da infância de cada colaborador, estando a aquisição vinculada ao trabalho desenvolvido no campo pelo contexto familiar de cada sujeito e a operacionalização associada ao modo como os saberes matemáticos são mobilizados cotidianamente através das práticas profissionais vivenciadas. |
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Etnomatemática no campo: aquisição e operacionalização de saberes matemáticos por pessoas não escolarizadas.Ethnomathematics in the field: acquisition and operationalization of mathematical knowledge by non-educated people.Etnomatemática no campoSaberes matemáticosMatemática - pessoas não escolarizadasTrabalhadores rurais - saberes etnomatemáticosEthnomathematics in the FieldMathematical KnowledgeMathematics - Unschooled PeopleRural Workers - Ethnomathematic KnowledgePedagogia.Discorremos neste estudo acerca do processo de aquisição e operacionalização de saberes matemáticos produzidos e mobilizados por pessoas não escolarizadas da zona rural de Icozinho - CE, adotando como temática central a Etnomatemática no campo. Nesse sentido, buscamos apresentar os processos que possibilitam a construção e a mobilização do conhecimento matemático a partir dos contextos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais nas vivências de pessoas não escolarizadas, tendo em vista os fatores que viabilizaram o desenvolvimento do pensamento matemático através do mundo do trabalho. Nosso objetivo é compreender o processo de aquisição e operacionalização dos saberes etnomatemáticos de trabalhadores rurais não escolarizados da comunidade de Icozinho - CE. E, para tal, estabelecemos como questão de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre o processo de aquisição e mobilização da Matemática nas relações de trabalho de adultos e idosos não escolarizados da comunidade de Icozinho - Ceará? Teoricamente nos fundamentamos em autores como D´Ambrosio (2018; 2013; 2005; 1996); Bandeira (2016); Fernandes (2014); Garnica e Souza (2012); Carraher, Carraher e Schliemann (2011); Foucault (2010; 2007; 2005; 2002); Brandão (1995; 1986), entre outros. Enquanto caminho metodológico, adotamos a pesquisa de caráter qualitativo, utilizando procedimentos etnográficos. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, optamos por: abordagem experiencial, coletadas por meio de entrevistas individuais; observação sistemática; diário de campo. A análise dos dados coletados deu-se a partir da análise de discurso na acepção de Foucault (2007; 2002), compreendendo a produção do discurso a partir dos contextos históricos, culturais, políticos e econômicos que organizam sua constituição. Diante da pesquisa realizada, os resultados encontrados apresentam a aquisição e a operacionalização dos saberes matemáticos de pessoas não escolarizadas como processos constituídos a partir da infância de cada colaborador, estando a aquisição vinculada ao trabalho desenvolvido no campo pelo contexto familiar de cada sujeito e a operacionalização associada ao modo como os saberes matemáticos são mobilizados cotidianamente através das práticas profissionais vivenciadas.In this study, we discuss the acquisition process and operationalization of mathematical knowledge produced and mobilized by illiterate people from the countryside of Icozinho-CE, adopting Ethnomathematics as a central theme in the field. In this sense, we seek to introduce the processes that allow the construction and mobilization of mathematical knowledge from the social contexts, political, economic, historical and cultural experiences of illiterate people, in view of the factors that permit the development of mathematical thinking through the world of work. Our goal is to understand the acquiring process and operationalizing the ethnomathematical knowledge of not literate workers from the community of Icozinho-CE. And, like this, we have established as a question of research the following inquiry: How does the acquisition process and mathematics mobilization occurs in adults and elderly experiences who are not literate in the community of Icozinho-Ceará? Theoretically we based on authors such as D´Ambrosio (2018; 2013; 2005; 1996); Bandeira (2016); Fernandes (2014); Garnica e Souza (2012); Carraher, Carraher e Schliemann (2011); Foucault (2010; 2007; 2005; 2002); Brandão (1995; 1986), among others. As a methodological pathway, we adopted qualitative research, using ethnographic procedures. As data collection instruments and procedures, we opted for experiential approach, collected by means of individual interviews; systematic observation; field diary. The analysis of the collected data was based on discourse analysis within the meaning of Foucault (2007; 2002), understanding the production of discourse from the historical, cultural, political and economic contexts that organize its constitution. The research carried out, the results found show the acquisition and operationalization of mathematical knowledge of people not literate as processes constituted from the childhood of each collaborator, being the acquisition linked to the work developed in the field by the family context of each subject and the operationalization associated with the way mathematical knowledge is mobilized daily through the professional practices experienced.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756BORBA, Valéria Maria de Lima.JOCA, Alexandre Martins.PACHECO, Willyan Ramon de Souza.2019-06-192019-10-18T12:32:04Z2019-10-182019-10-18T12:32:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8223PACHECO, Willyan Ramon de Souza. Etnomatemática no campo: aquisição e operacionalização de saberes matemáticos por pessoas não escolarizadas. 2019. 102f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:12:46Zoai:localhost:riufcg/8223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:12:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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