A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Fabiana Alves de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056
Resumo: Essa pesquisa destaca a importância do trabalho com o gênero seminário, por se tratar de um gênero que envolve, na sua produção, a oralidade e a escrita, mas também a experiência que o aluno tem de mundo. Nessa ótica, o trabalho tem como objetivo compreender como o gênero seminário é trabalhado a partir das práticas de letramento. Para isso destacamos as contribuições da Linguística Textual e os textos orais e escritos, em particular o texto argumentativo, ao apresentarmos o gênero seminário, trabalhado a partir das práticas sociais do aluno, e um relato da nossa experiência no PIBID. Como aporte teórico nos detemos, especialmente, aos estudos de Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012), Kleiman (2007), entre outros. Quanto ao procedimento metodológico, é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por querer compreender como ocorre a construção do gênero textual seminário, na perspectiva das práticas de letramento. A pesquisa realizada neste trabalho é fruto de uma inquietação surgida na nossa experiência no PIBID/UFCG, no subprojeto Letras – Língua Portuguesa, em uma turma de EJA Fundamental II, no ano de 2017. Nesta experiência percebemos a grande dificuldade que os alunos têm em desenvolver os gêneros orais, por isso, a opção em construir o gênero seminário a partir das práticas de letramento. Os resultados foram satisfatórios, visto que, algumas dificuldades foram sanadas e o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente.
id UFCG_b04fb9e11ca1e818b6e012e8a22fad94
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9056
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.The construction of the seminar genre based on literacy practices in youth and adult education.Linguística do textoGênero textual seminárioLetramentoTextoEducação de jovens e adultosText LinguisticsSeminar Textual GenreLiteracyTextYouth and Adult EducationLetras - Língua Portuguesa.Essa pesquisa destaca a importância do trabalho com o gênero seminário, por se tratar de um gênero que envolve, na sua produção, a oralidade e a escrita, mas também a experiência que o aluno tem de mundo. Nessa ótica, o trabalho tem como objetivo compreender como o gênero seminário é trabalhado a partir das práticas de letramento. Para isso destacamos as contribuições da Linguística Textual e os textos orais e escritos, em particular o texto argumentativo, ao apresentarmos o gênero seminário, trabalhado a partir das práticas sociais do aluno, e um relato da nossa experiência no PIBID. Como aporte teórico nos detemos, especialmente, aos estudos de Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012), Kleiman (2007), entre outros. Quanto ao procedimento metodológico, é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por querer compreender como ocorre a construção do gênero textual seminário, na perspectiva das práticas de letramento. A pesquisa realizada neste trabalho é fruto de uma inquietação surgida na nossa experiência no PIBID/UFCG, no subprojeto Letras – Língua Portuguesa, em uma turma de EJA Fundamental II, no ano de 2017. Nesta experiência percebemos a grande dificuldade que os alunos têm em desenvolver os gêneros orais, por isso, a opção em construir o gênero seminário a partir das práticas de letramento. Os resultados foram satisfatórios, visto que, algumas dificuldades foram sanadas e o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente.This paper highlights the importance of working with the genre seminar, in order that it is a genre that involves, in its production, the oral and writing abilities, but also the student's experience of the world. In this perspective, the study aims to understand how the seminar genre is worked from the literacy practices. For this reason, we highlighted the contributions of Textual Linguistics and oral and written texts, in particular the argumentative text, when presenting the seminar genre, worked in the perspective of the student's literacy and social practices, and an experience report about our own practice in PIBID. As a theoretical contribution, we focused, specially, on studies by Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012) and Kleiman (2007), among others. As the methodological procedure, it is a bibliographical research, of qualitative character, for wanting to understand how the construction of the textual genre seminar occurs, in the perspective of the practices of literacy. The research carried out in this work is the result of a concern that arose from our experience at PIBID/UFCG, in the Letras– Portuguese Language subproject, in a class of EJA Fundamental II, in the year 2017. In this experience, we perceived the great difficulty that students have in develop the oral genres, therefore, the option to build the seminar genre from the practices of literacy. The results were satisfactory, since some difficulties were solved and the students' performance improved considerably.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284GONZAGA, Letícia da Silva.SILVA, Abdoral Inácio da.LIMA, Fabiana Alves de.2018-12-142019-11-11T17:01:56Z2019-11-112019-11-11T17:01:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056LIMA, Fabiana Alves Lima. A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-25T11:57:25Zoai:localhost:riufcg/9056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-25T11:57:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
The construction of the seminar genre based on literacy practices in youth and adult education.
title A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
spellingShingle A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
LIMA, Fabiana Alves de.
Linguística do texto
Gênero textual seminário
Letramento
Texto
Educação de jovens e adultos
Text Linguistics
Seminar Textual Genre
Literacy
Text
Youth and Adult Education
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
title_full A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
title_fullStr A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
title_full_unstemmed A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
title_sort A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.
author LIMA, Fabiana Alves de.
author_facet LIMA, Fabiana Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
GONZAGA, Letícia da Silva.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Fabiana Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística do texto
Gênero textual seminário
Letramento
Texto
Educação de jovens e adultos
Text Linguistics
Seminar Textual Genre
Literacy
Text
Youth and Adult Education
Letras - Língua Portuguesa.
topic Linguística do texto
Gênero textual seminário
Letramento
Texto
Educação de jovens e adultos
Text Linguistics
Seminar Textual Genre
Literacy
Text
Youth and Adult Education
Letras - Língua Portuguesa.
description Essa pesquisa destaca a importância do trabalho com o gênero seminário, por se tratar de um gênero que envolve, na sua produção, a oralidade e a escrita, mas também a experiência que o aluno tem de mundo. Nessa ótica, o trabalho tem como objetivo compreender como o gênero seminário é trabalhado a partir das práticas de letramento. Para isso destacamos as contribuições da Linguística Textual e os textos orais e escritos, em particular o texto argumentativo, ao apresentarmos o gênero seminário, trabalhado a partir das práticas sociais do aluno, e um relato da nossa experiência no PIBID. Como aporte teórico nos detemos, especialmente, aos estudos de Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012), Kleiman (2007), entre outros. Quanto ao procedimento metodológico, é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por querer compreender como ocorre a construção do gênero textual seminário, na perspectiva das práticas de letramento. A pesquisa realizada neste trabalho é fruto de uma inquietação surgida na nossa experiência no PIBID/UFCG, no subprojeto Letras – Língua Portuguesa, em uma turma de EJA Fundamental II, no ano de 2017. Nesta experiência percebemos a grande dificuldade que os alunos têm em desenvolver os gêneros orais, por isso, a opção em construir o gênero seminário a partir das práticas de letramento. Os resultados foram satisfatórios, visto que, algumas dificuldades foram sanadas e o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2019-11-11T17:01:56Z
2019-11-11
2019-11-11T17:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056
LIMA, Fabiana Alves Lima. A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056
identifier_str_mv LIMA, Fabiana Alves Lima. A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412177072128