A percepção de torcedores de futebol frente às ações do marketing esportivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SELISTER, Gustavo Kremer.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5636
Resumo: As ações de marketing esportivo desempenham um papel importante sobre os torcedores enquanto consumidores, atuando diretamente sobre sua paixão. Com ações eficazes, os clubes podem melhorar o relacionamento com seus torcedores, mantendo-os satisfeitos, para que assim aumente a demanda pelo consumo de produtos dos clubes. A pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a percepção dos torcedores de clubes de futebol - participantes do campeonato brasileiro da série A e B do ano de 2011- diante das ferramentas de marketing utilizadas no futebol e o envolvimento deles nos clubes. Para isto foi realizada uma pesquisa do tipo survey, isto é, a utilização de questionários, disponibilizados online através da ferramenta Google Docs, em comunidades relacionadas aos clubes de futebol, no site de relacionamento Orkut. A amostra foi de 4.838 torcedores, onde cada um respondeu cerca de 40 questões, sendo 28 perguntas fechadas obrigatórias, 16 perguntas fechadas não obrigatórias, um espaço para o torcedor colocar seu e-mail, se desejasse receber os resultados dos trabalhos, e um espaço para suas considerações, se porventura considerasse pertinente. O trabalho fornece potenciais formas para os clubes de futebol aumentarem a fidelidade dos clientes,e fortalecer sua compreensão para o papel das ferramentas de marketing esportivo; para a percepção e a satisfação do cliente.
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