Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35602 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar o conteúdo nomeado pelos torcedores praticado através do marketing esportivo nas mídias sociais das agremiações de futebol brasileiras. Com o ritmo acelerado de crescimento de usuários das mídias sociais, e consequentemente da internet, as associações de futebol identificaram no meio virtual uma oportunidade de aproximação com o torcedor atrelado ao marketing de conteúdo, objetivando aumentar o seu engajamento nas atividades do clube. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa realizada com a elaboração e aplicação de questionários através do uso da ferramenta Google Drive, composta do perfil do torcedor com base no gênero e na faixa etária, além da opinião dos entrevistados quanto ao conteúdo praticado nas mídias sociais dos times. Os dados foram tabulados e tratados utilizando os testes Qui-Quadrado e análise fatorial, comprovando assim a importância do papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor. |
id |
UFRN_3ae7c7b37ca48b4e4ce528ba054b661c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35602 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Veras, Raymond Victor HolandaPignataro, Thelma2019-01-18T17:05:05Z2021-09-20T15:26:37Z2019-01-18T17:05:05Z2021-09-20T15:26:37Z20182013043813VERAS, Raymond Victor Holanda. Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor. 2018. 88f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35602Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMarketing esportivoMídias sociaisMarketing de conteúdoTorcedorMarketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA presente pesquisa objetivou analisar o conteúdo nomeado pelos torcedores praticado através do marketing esportivo nas mídias sociais das agremiações de futebol brasileiras. Com o ritmo acelerado de crescimento de usuários das mídias sociais, e consequentemente da internet, as associações de futebol identificaram no meio virtual uma oportunidade de aproximação com o torcedor atrelado ao marketing de conteúdo, objetivando aumentar o seu engajamento nas atividades do clube. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa realizada com a elaboração e aplicação de questionários através do uso da ferramenta Google Drive, composta do perfil do torcedor com base no gênero e na faixa etária, além da opinião dos entrevistados quanto ao conteúdo praticado nas mídias sociais dos times. Os dados foram tabulados e tratados utilizando os testes Qui-Quadrado e análise fatorial, comprovando assim a importância do papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingEsportivo_Veras_2018.pdfapplication/pdf1575114https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35602/1/MarketingEsportivo_Veras_2018.pdfb2ef3cd96550ea2e04bba5cb55f8ae98MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35602/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTMarketingEsportivo_Veras_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain152818https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35602/3/MarketingEsportivo_Veras_2018.pdf.txte4fc295ced2e7fab3cbe6b2eb104ec70MD53123456789/356022021-09-20 12:26:37.936oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:26:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
title |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
spellingShingle |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor Veras, Raymond Victor Holanda Marketing esportivo Mídias sociais Marketing de conteúdo Torcedor |
title_short |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
title_full |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
title_fullStr |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
title_sort |
Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor |
author |
Veras, Raymond Victor Holanda |
author_facet |
Veras, Raymond Victor Holanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Raymond Victor Holanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Mídias sociais Marketing de conteúdo Torcedor |
topic |
Marketing esportivo Mídias sociais Marketing de conteúdo Torcedor |
description |
A presente pesquisa objetivou analisar o conteúdo nomeado pelos torcedores praticado através do marketing esportivo nas mídias sociais das agremiações de futebol brasileiras. Com o ritmo acelerado de crescimento de usuários das mídias sociais, e consequentemente da internet, as associações de futebol identificaram no meio virtual uma oportunidade de aproximação com o torcedor atrelado ao marketing de conteúdo, objetivando aumentar o seu engajamento nas atividades do clube. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa realizada com a elaboração e aplicação de questionários através do uso da ferramenta Google Drive, composta do perfil do torcedor com base no gênero e na faixa etária, além da opinião dos entrevistados quanto ao conteúdo praticado nas mídias sociais dos times. Os dados foram tabulados e tratados utilizando os testes Qui-Quadrado e análise fatorial, comprovando assim a importância do papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-18T17:05:05Z 2021-09-20T15:26:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-18T17:05:05Z 2021-09-20T15:26:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013043813 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VERAS, Raymond Victor Holanda. Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor. 2018. 88f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35602 |
identifier_str_mv |
2013043813 VERAS, Raymond Victor Holanda. Marketing esportivo: o papel das mídias sociais na geração de conteúdo para o torcedor. 2018. 88f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35602/1/MarketingEsportivo_Veras_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35602/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35602/3/MarketingEsportivo_Veras_2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2ef3cd96550ea2e04bba5cb55f8ae98 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 e4fc295ced2e7fab3cbe6b2eb104ec70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832933997903872 |