Relatório da prática de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, José Rômulo.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
Resumo: Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
id UFCG_b32e14c95e86db9643b20a4859622c97
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33889
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório da prática de ensino.Teaching practice report.Relatório de prática de ensino - HistóriaEnsino de HistóriaFormação docente - HistóriaParâmetros Curriculares Nacionais - História e GeografiaPrática de ensino - HistóriaFormação de professores - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaTeaching Practice Report - HistoryTeaching HistoryTeacher training - HistoryNational Curricular Parameters - History and GeographyTeaching practice - HistoryTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryHistória. Educação.Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Eronildes Câmara de.ARAÚJO, E. C.FEITOSA, José Rômulo.20132024-01-03T19:24:07Z2024-01-032024-01-03T19:24:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-03T19:26:51Zoai:localhost:riufcg/33889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-03T19:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino.
Teaching practice report.
title Relatório da prática de ensino.
spellingShingle Relatório da prática de ensino.
FEITOSA, José Rômulo.
Relatório de prática de ensino - História
Ensino de História
Formação docente - História
Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia
Prática de ensino - História
Formação de professores - História
Estágio supervisionado - História
Teaching Practice Report - History
Teaching History
Teacher training - History
National Curricular Parameters - History and Geography
Teaching practice - History
Teacher training - History
Supervised internship - History
História. Educação.
title_short Relatório da prática de ensino.
title_full Relatório da prática de ensino.
title_fullStr Relatório da prática de ensino.
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino.
title_sort Relatório da prática de ensino.
author FEITOSA, José Rômulo.
author_facet FEITOSA, José Rômulo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Eronildes Câmara de.
ARAÚJO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, José Rômulo.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de prática de ensino - História
Ensino de História
Formação docente - História
Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia
Prática de ensino - História
Formação de professores - História
Estágio supervisionado - História
Teaching Practice Report - History
Teaching History
Teacher training - History
National Curricular Parameters - History and Geography
Teaching practice - History
Teacher training - History
Supervised internship - History
História. Educação.
topic Relatório de prática de ensino - História
Ensino de História
Formação docente - História
Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia
Prática de ensino - História
Formação de professores - História
Estágio supervisionado - História
Teaching Practice Report - History
Teaching History
Teacher training - History
National Curricular Parameters - History and Geography
Teaching practice - History
Teacher training - History
Supervised internship - History
História. Educação.
description Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2024-01-03T19:24:07Z
2024-01-03
2024-01-03T19:24:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
identifier_str_mv FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609013661696