Relatório da prática de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889 |
Resumo: | Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. |
id |
UFCG_b32e14c95e86db9643b20a4859622c97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33889 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório da prática de ensino.Teaching practice report.Relatório de prática de ensino - HistóriaEnsino de HistóriaFormação docente - HistóriaParâmetros Curriculares Nacionais - História e GeografiaPrática de ensino - HistóriaFormação de professores - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaTeaching Practice Report - HistoryTeaching HistoryTeacher training - HistoryNational Curricular Parameters - History and GeographyTeaching practice - HistoryTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryHistória. Educação.Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Eronildes Câmara de.ARAÚJO, E. C.FEITOSA, José Rômulo.20132024-01-03T19:24:07Z2024-01-032024-01-03T19:24:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-03T19:26:51Zoai:localhost:riufcg/33889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-03T19:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino. Teaching practice report. |
title |
Relatório da prática de ensino. |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino. FEITOSA, José Rômulo. Relatório de prática de ensino - História Ensino de História Formação docente - História Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia Prática de ensino - História Formação de professores - História Estágio supervisionado - História Teaching Practice Report - History Teaching History Teacher training - History National Curricular Parameters - History and Geography Teaching practice - History Teacher training - History Supervised internship - History História. Educação. |
title_short |
Relatório da prática de ensino. |
title_full |
Relatório da prática de ensino. |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino. |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino. |
title_sort |
Relatório da prática de ensino. |
author |
FEITOSA, José Rômulo. |
author_facet |
FEITOSA, José Rômulo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Eronildes Câmara de. ARAÚJO, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FEITOSA, José Rômulo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino - História Ensino de História Formação docente - História Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia Prática de ensino - História Formação de professores - História Estágio supervisionado - História Teaching Practice Report - History Teaching History Teacher training - History National Curricular Parameters - History and Geography Teaching practice - History Teacher training - History Supervised internship - History História. Educação. |
topic |
Relatório de prática de ensino - História Ensino de História Formação docente - História Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia Prática de ensino - História Formação de professores - História Estágio supervisionado - História Teaching Practice Report - History Teaching History Teacher training - History National Curricular Parameters - History and Geography Teaching practice - History Teacher training - History Supervised internship - History História. Educação. |
description |
Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2024-01-03T19:24:07Z 2024-01-03 2024-01-03T19:24:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889 FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609013661696 |