Monografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 |
Resumo: | Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio. |
id |
UFCG_548dd2f9223d900a8e3915dd1fbbcd51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35268 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Monografia.MonographyPrática de ensino de HistóriaFormação docente - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaParâmetros Curriculares NacionaisEnsino de HistóriaHistory teaching practiceTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryNational Curriculum ParametersTeaching HistoryHistória.Educação.Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. C. B.CAVALCANTI, Carlos José Barreto.20012024-03-27T18:36:43Z2024-03-272024-03-27T18:36:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-27T18:37:09Zoai:localhost:riufcg/35268Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-27T18:37:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monografia. Monography |
title |
Monografia. |
spellingShingle |
Monografia. CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Prática de ensino de História Formação docente - História Estágio supervisionado - História Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de História History teaching practice Teacher training - History Supervised internship - History National Curriculum Parameters Teaching History História. Educação. |
title_short |
Monografia. |
title_full |
Monografia. |
title_fullStr |
Monografia. |
title_full_unstemmed |
Monografia. |
title_sort |
Monografia. |
author |
CAVALCANTI, Carlos José Barreto. |
author_facet |
CAVALCANTI, Carlos José Barreto. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de. SOUZA, A. C. B. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Carlos José Barreto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino de História Formação docente - História Estágio supervisionado - História Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de História History teaching practice Teacher training - History Supervised internship - History National Curriculum Parameters Teaching History História. Educação. |
topic |
Prática de ensino de História Formação docente - História Estágio supervisionado - História Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de História History teaching practice Teacher training - History Supervised internship - History National Curriculum Parameters Teaching History História. Educação. |
description |
Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2024-03-27T18:36:43Z 2024-03-27 2024-03-27T18:36:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744618459234304 |