Conhecimento e atitude dos pais sobre a educação sexual de seus filhos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Amanda Beatriz Araújo de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11339
Resumo: A sexualidade possui elementos relacionados ao sexo, à identidade de gênero, orientação sexual, ao prazer, à intimidade e reprodução, sendo influenciada pelos fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais. O desenvolvimento da educação sexual deve ser considerado como um direito de crianças e adolescentes, afim de conhecer seu corpo e proporcionar o surgimento de uma visão positiva da sua sexualidade. A importância da educação sexual para com crianças, se dá como meio de prevenção principalmente para casos de traumas físicos e psicológicos. O presente estudo objetivou investigar o conhecimento e atitude dos pais sobre a educação sexual de seus filhos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizado com pais atendidos nas Estratégias Saúde da Família Mutirão I e II. Os dados os dados objetivos foram tabulados e analisados com auxílio do software Microsoft Excel 2010, os dados subjetivos foram transcritos e em seguida organizados e analisados pelo software IRAMUTEQ e pela categorização pelo método proposto por Laurence Bardin. O referido estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 3.585.009 e atendeu a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Constatou-se a prevalência de mães entre 18 e 37 anos, pardas, solteiras, donas de casa. Obteve-se a formação de quatro categorias, a saber, A Categoria 1 – Compreensão dos pais acerca dos conceitos sexualidade e educação sexual; Categoria 2 – Ações desenvolvidas pelos pais no desenvolvimento da sexualidade dos filhos; Categoria 3 – Dificuldade apontadas pelos pais em realizar educação sexual e a relação com o âmbito escolar; Categoria 4- Suporte da ESF aos pais para desenvolvimento da educação sexual e suas possíveis consequências. Ressalta-se que a sexualidade é algo essencial na vida das crianças e adolescentes, que deve ser vista e entendida como natural do ser humano, a qual pode admitir diversas formas de expressão. A educação sexual não se refere somente aos órgãos genitais ou à relação sexual isolada, mas abrange uma série de pontos cruciais que envolvem processos de ordem psicológica e física, assim como sentimentos, sensações, afetividade e necessidade de aceitação. A falta de conhecimento e a dificuldade de abordagem sobre sexualidade do âmbito familiar somada a falta de suporte dos profissionais da atenção básica desencadeia uma série de consequências.
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Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizado com pais atendidos nas Estratégias Saúde da Família Mutirão I e II. Os dados os dados objetivos foram tabulados e analisados com auxílio do software Microsoft Excel 2010, os dados subjetivos foram transcritos e em seguida organizados e analisados pelo software IRAMUTEQ e pela categorização pelo método proposto por Laurence Bardin. O referido estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 3.585.009 e atendeu a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Constatou-se a prevalência de mães entre 18 e 37 anos, pardas, solteiras, donas de casa. Obteve-se a formação de quatro categorias, a saber, A Categoria 1 – Compreensão dos pais acerca dos conceitos sexualidade e educação sexual; Categoria 2 – Ações desenvolvidas pelos pais no desenvolvimento da sexualidade dos filhos; Categoria 3 – Dificuldade apontadas pelos pais em realizar educação sexual e a relação com o âmbito escolar; Categoria 4- Suporte da ESF aos pais para desenvolvimento da educação sexual e suas possíveis consequências. Ressalta-se que a sexualidade é algo essencial na vida das crianças e adolescentes, que deve ser vista e entendida como natural do ser humano, a qual pode admitir diversas formas de expressão. A educação sexual não se refere somente aos órgãos genitais ou à relação sexual isolada, mas abrange uma série de pontos cruciais que envolvem processos de ordem psicológica e física, assim como sentimentos, sensações, afetividade e necessidade de aceitação. A falta de conhecimento e a dificuldade de abordagem sobre sexualidade do âmbito familiar somada a falta de suporte dos profissionais da atenção básica desencadeia uma série de consequências.Sexuality has elements related to sex, gender identity, sexual orientation, pleasure, intimacy and reproduction, being influenced by biological, psychological, social, economic, political, cultural, legal, historical, religious and spiritual factors. The development of sex education should be considered as a right of children and adolescents, in order to know their body and provide the emergence of a positive view of their sexuality. The importance of sexual education towards children is mainly preventive for cases of physical and psychological trauma. The present study aimed to investigate parents' knowledge and attitude about their children's sexuality education. This is a descriptive study with a qualitative approach. It was performed with parents assisted in the Family Health Strategies Mutirão I and II. The objective data were tabulated and analyzed using Microsoft Excel 2010 software, the subjective data were transcribed and then organized and analyzed using the IRAMUTEQ software and categorization using the method proposed by Laurence Bardin. This study was approved by the Research Ethics Committee under Opinion No. 3.585.009 and complied with Resolution 466/2012 of the National Health Council. The prevalence of mothers between 18 and 37 years old, brown, single, housewives was found. . Four categories were formed, namely: Category 1 - Parental understanding of the concepts of sexuality and sexual education; Category 2 - Actions developed by parents in the development of their children's sexuality; Category 3 - Difficulties pointed out by parents in conducting sex education and the relationship with the school environment; Category 4- ESF support to parents for the development of sex education and its possible consequences. It is noteworthy that sexuality is something essential in the lives of children and adolescents, which should be seen and understood as a natural human being, which can admit various forms of expression. Sex education does not only refer to genitals or isolated sexual intercourse, but encompasses a number of crucial points involving psychological and physical processes, as well as feelings, sensations, affectivity and the need for acceptance. The lack of knowledge and the difficulty of approaching family sexuality, together with the lack of support from primary care professionals, triggers a series of consequences.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2020-01-29T17:02:33Z No. of bitstreams: 1 AMANDA BEATRIZ ARAÚJO DE OLIVEIRA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2019.pdf: 3103409 bytes, checksum: 83286061ea074567ec09ee5c5a5a879a (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-29T17:02:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMANDA BEATRIZ ARAÚJO DE OLIVEIRA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2019.pdf: 3103409 bytes, checksum: 83286061ea074567ec09ee5c5a5a879a (MD5) Previous issue date: 2019-12-02Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.Educação sexualSaúde da criançaSexualidadeSex EducationChild HealthSexualityConhecimento e atitude dos pais sobre a educação sexual de seus filhos.Parents' knowledge and attitude about their children's sex education.2019-12-022020-01-29T17:02:33Z2020-01-292020-01-29T17:02:33Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11339OLIVEIRA, Amanda Beatriz Araújo de. Conhecimento e atitude dos pais sobre a educação sexual de seus filhos. 2019. 66f. 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