Simuladores de química disponívies no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7727 |
Resumo: | Sabendo-se quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto existe o enorme desafio para os professores da atualidade que precisam superar-se para instigar os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem, pois atualmente são disponibilizados recursos educacionais digitais para todos os níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das novas tecnologias a sua metodologia de ensino, para acompanhar a evolução da circulação de informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino, tem gerado avanços no ensino de química. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos simuladores do PhET Colorado que podem auxiliar para um melhor aproveitamento nas aulas do ensino médio de química na escola Dr. Silva Mariz, em Marizópolis. Foram aplicados dois questionários dois questionários e uma atividade prática para apresentar os objetos de aprendizagem do PhET Colorado, quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é aplicada, quali-quantitativa, descritiva, um estudo de caso e bibliográfica. Este trabalho, evidência que para química existem vários simuladores, bem como, os objetos contêm animações elaboradas para demonstrações de movimentos e formas. Nesse estudo de caso verificou-se que os alunos não como conheciam os simuladores disponíveis do PhET Colorado, mas que ao conhecerem todos manifestaram o interesse em utilizá-los nas aulas de química. |
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Simuladores de química disponívies no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa.Chemical simulators available in phet colorado: a case study for mass density content.Química - ensinoSimuladoresPhET coloradoDensidade de massaObjetivos virtuais de aprendizagemChemistry - teachingSimulatorsMass densityVirtual Learning ObjectivesQuímica.Sabendo-se quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto existe o enorme desafio para os professores da atualidade que precisam superar-se para instigar os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem, pois atualmente são disponibilizados recursos educacionais digitais para todos os níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das novas tecnologias a sua metodologia de ensino, para acompanhar a evolução da circulação de informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino, tem gerado avanços no ensino de química. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos simuladores do PhET Colorado que podem auxiliar para um melhor aproveitamento nas aulas do ensino médio de química na escola Dr. Silva Mariz, em Marizópolis. Foram aplicados dois questionários dois questionários e uma atividade prática para apresentar os objetos de aprendizagem do PhET Colorado, quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é aplicada, quali-quantitativa, descritiva, um estudo de caso e bibliográfica. Este trabalho, evidência que para química existem vários simuladores, bem como, os objetos contêm animações elaboradas para demonstrações de movimentos e formas. Nesse estudo de caso verificou-se que os alunos não como conheciam os simuladores disponíveis do PhET Colorado, mas que ao conhecerem todos manifestaram o interesse em utilizá-los nas aulas de química.Knowing how much the students of this century are inserted in the digital world and from that point there is a huge challenge for today's teachers who need to overcome themselves to instigate students to use various teaching and learning tools as they are currently Digital educational resources are available for all levels of education Guidelines and Bases of Brazilian Education. The best option for the teacher is to adapt the use of new technologies to its teaching methodology, to monitor the evolution of the circulation of information and the emergence of new teaching technologies, has generated advances in the teaching of chemistry. The present work is the result of research carried out in the Study Group and Development of Virtual Learning Objects at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras, and aims to show how important it is to use the PhET Colorado simulators that can help you make the most of your PhET classes high school chemistry at the Dr. Silva Mariz school in Marizópolis. Two were applied questionnaires two questionnaires and a practical activity to present the objects of PhET Colorado learning, as to the methodological procedures this research is applied, qualitative and quantitative, descriptive, a case study and bibliographic. This job, evidence that for chemistry there are several simulators as well, objects contain animations designed for demonstrations of movements and shapes. In this case study it was found that students did not know the available PhET Colorado simulators but getting to know everyone expressed interest in using them in chemistry classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652GOMES, Lílian Amâncio de Pinho.20172019-10-04T15:59:53Z2019-10-042019-10-04T15:59:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7727GOMES, Lílian Amâncio de Pinho. Simuladores de química disponíveis no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:58:21Zoai:localhost:riufcg/7727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:58:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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