Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 |
Resumo: | Os discursos sobre a infância constituem-se no foco deste ensaio, o qual encerra dois eixos de análise: a educação e a infância e sua constituição desde a modernidade como categoria social. O estudo entrecruza-se com outros temários e áreas de estudos como a Sociologia e as ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, principalmente àquelas pensadas por Michael Foucault, de modo geral, mas, sobretudo suas noções sobre poder-saber e a invenção do sujeito na modernidade, foco das nossas teorizações. Tendo em vista o objetivo geral do presente estudo, nossa investigação terá como ferramenta metodológica a pesquisa de documentos sobre educação infantil na Paraíba, que atravessam o tempo histórico da República até as três primeiras décadas do século XIX, sobretudo manuais escolares, boletins de educação, jornais, revistas de educação, entre outros tipos de fontes. O tema da investigação liga-se à emergência dos saberes modernos, sobretudo, para o que interessa nesse momento, à emergência dos saberes das ciências humanas, a qual relaciona-se com a entrada em cena da população como alvo de intervenção da governamentalidade estatal, a especialização dos saberes e a emergência dos especialistas, momento de invenção da infância como categoria social, objeto de interesse das ciências “autorizadas” a falar sobre a criança. As mudanças operadas em relação ao governo da infância vão sendo subjetivadas e produzidas em discurso, definindo as novas identidades que emergem a partir daí. Processo que no Brasil é intensificado nas primeiras três décadas da República, quando a autonomia constitucional dos Estados possibilita e incentiva as políticas de instrução e educação, sob a crença inabalável no poder modelador da educação e da escola. O percurso metodológico toma como foco a infância, e a analítica de Foucault, através das estratégias metodológicas da arqueologia e da genealogia, para fazermos a leitura dos enunciados presentes nos documentos a serem utilizados na pesquisa. Seguindo essa estratégia teórico-metodológica nossa problematização temática traz como perspectiva de análise alguns pontos fundamentais de pesquisa: os saberes sobre a criança presentes nos manuais de educação, os chamados “livros de leitura”, os boletins, os discursos dos jornais e que se constituem em fragmentos das preocupações, e também das demandas seculares. |
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