Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18880 |
Resumo: | O processo de ensino/aprendizagem de quimica e desafiador, pois o professor mediador precisa tornar possivel o estimulo, a motiva9ao, a participa9ao e uma aprendizagem significativa do educando. Nessa perspectiva foi proposto o uso da ludicidade, com a produ9ao jogos ludicos e a personifica9ao de um juri quimico com fins didaticos, para promover o alcance desses objetivos aos alunos do ensino medio, das Escolas Professor Lordao, situada em Picui-PB; Orlando Venancio dos Santos, situada em Cuite-PB e Escola Jose Luiz Neto, situada em Barra de Santa Rosa-PB. A partir da confec9ao e execu9ao dos jogos possibilitou-se aos alunos um conhecimento significativo, estimulo, motiva9§o, participa9ao, trabalho em grupo, convivio social e prazer em compreender a ciencia por uma metodologia diferente. O uso desse metodo mostrou-se muito qualificador na aprendizagem dos alunos, os quais puderam ter mais interesse e facilidade de aprender a quimica, vendo a importancia dessa disciplina em seu cotidiano. |
id |
UFCG_b808111226172e281431dccafe7e663a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18880 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica.Playfulness as a motivational methodological tool in teaching and learning chemistry.La lúdica como herramienta metodológica motivacional en la enseñanza y aprendizaje de la química.Ensino de químicaEnsino - aprendizagem de químicaLudicidadeJogosChemistry teachingTeaching - learning chemistryPlayfulnessGamesEnseñanza de la químicaEnseñanza - aprendizaje de la químicaAlegríaJuegosEnseñanza de la químicaEnseñanza - aprendizaje de QuímicaAlegría JuegosEnsino-AprendizagemQuímicaO processo de ensino/aprendizagem de quimica e desafiador, pois o professor mediador precisa tornar possivel o estimulo, a motiva9ao, a participa9ao e uma aprendizagem significativa do educando. Nessa perspectiva foi proposto o uso da ludicidade, com a produ9ao jogos ludicos e a personifica9ao de um juri quimico com fins didaticos, para promover o alcance desses objetivos aos alunos do ensino medio, das Escolas Professor Lordao, situada em Picui-PB; Orlando Venancio dos Santos, situada em Cuite-PB e Escola Jose Luiz Neto, situada em Barra de Santa Rosa-PB. A partir da confec9ao e execu9ao dos jogos possibilitou-se aos alunos um conhecimento significativo, estimulo, motiva9§o, participa9ao, trabalho em grupo, convivio social e prazer em compreender a ciencia por uma metodologia diferente. O uso desse metodo mostrou-se muito qualificador na aprendizagem dos alunos, os quais puderam ter mais interesse e facilidade de aprender a quimica, vendo a importancia dessa disciplina em seu cotidiano.The teaching / learning process of chemistry is challenging, since the mediating teacher you need to make it possible to stimulate, motivate, participate and learn of the student. In this perspective, the use of playfulness was proposed, with the production of playful games and the personification of a chemical jury for didactic purposes, for promote the achievement of these objectives to high school students, from the Teacher Schools Lordao, located in Picui-PB; Orlando Venancio dos Santos, located in Cuite-PB and Jose Luiz Neto School, located in Barra de Santa Rosa-PB. From the making and running the games provided students with significant knowledge, stimulation, motivation, participation, group work, social interaction and pleasure in understanding the science by a different methodology. The use of this method proved to be very qualifier in the learning of the students, who could have more interest and ease of learning chemistry, seeing the importance of this discipline in its daily.El proceso de enseñanza / aprendizaje de la química es un desafío, ya que el maestro mediador necesitas hacer posible estimular, motivar, participar y aprender del alumno. En esta perspectiva, se propuso el uso de la alegría, con la producción de juegos lúdicos y la encarnación de un jurado químico con fines didácticos, para promover el logro de estos objetivos a los estudiantes de secundaria, desde las Escuelas de Maestros Lordao, ubicado en Picui-PB; Orlando Venancio dos Santos, ubicado en Cuite-PB y Colegio Jose Luiz Neto, ubicado en Barra de Santa Rosa-PB. Desde la fabricación y ejecutar los juegos proporcionó a los estudiantes un conocimiento significativo, estimulación, motivación, participación, trabajo en grupo, interacción social y placer por comprender el ciencia por una metodología diferente. El uso de este método resultó ser muy calificador en el aprendizaje de los estudiantes, que podrían tener más interés y facilidad para aprender química, viendo la importancia de esta disciplina en su diario.El proceso de enseñanza/aprendizaje de la química es desafiante, pues el docente mediador necesita posibilitar la estimulación, motivación, participación y aprendizaje significativo del estudiante. En esta perspectiva, se propuso el uso de la ludicidad, con la producción de juegos lúdicos y la personificación de un jurado químico con fines didácticos, para promover el logro de estos objetivos para los estudiantes de la enseñanza media, de la Escuela Profesora Lordão, ubicada en Picui-PB ; Orlando Venancio dos Santos, ubicada en Cuite-PB y la Escuela Jose Luiz Neto, ubicada en Barra de Santa Rosa-PB. A partir de la elaboración y ejecución de los juegos se logró que los estudiantes tuvieran un conocimiento significativo, estímulo, motivación, participación, trabajo en grupo, interacción social y gusto por comprender la ciencia a través de una metodología diferente. El uso de este método resultó ser muy calificador en el aprendizaje de los estudiantes, quienes pudieron tener más interés y facilidad en el aprendizaje de la química, viendo la importancia de esta disciplina en su diario vivir.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Jose Carlos Oliveira.SANTOS, José Carlos OliveiraSANTOS, J. C. O.;SANTOSJ.C.O.;J. C.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.FREITAS, Ladjane Pereira da Silva R. de.SILVA, Renata Joyce Diniz.20172021-05-19T12:54:36Z2021-05-192021-05-19T12:54:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18880SILVA, Renata Joyce Diniz. Ludicidade como ferramenta metodológica motivacional no ensino e aprendizagem de química. 2017. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-11T20:22:45Zoai:localhost:riufcg/18880Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-11T20:22:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. Playfulness as a motivational methodological tool in teaching and learning chemistry. La lúdica como herramienta metodológica motivacional en la enseñanza y aprendizaje de la química. |
title |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. |
spellingShingle |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. SILVA, Renata Joyce Diniz. Ensino de química Ensino - aprendizagem de química Ludicidade Jogos Chemistry teaching Teaching - learning chemistry Playfulness Games Enseñanza de la química Enseñanza - aprendizaje de la química Alegría Juegos Enseñanza de la química Enseñanza - aprendizaje de Química Alegría Juegos Ensino-Aprendizagem Química |
title_short |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. |
title_full |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. |
title_fullStr |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. |
title_full_unstemmed |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. |
title_sort |
Ludicidade como ferramenta metodologica motivacional no ensino e aprendizagem de quimica. |
author |
SILVA, Renata Joyce Diniz. |
author_facet |
SILVA, Renata Joyce Diniz. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Jose Carlos Oliveira. SANTOS, José Carlos Oliveira SANTOS, J. C. O.;SANTOS J.C.O.;J. C. http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 SILVA, Paulo Sérgio Gomes da. FREITAS, Ladjane Pereira da Silva R. de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Renata Joyce Diniz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Ensino - aprendizagem de química Ludicidade Jogos Chemistry teaching Teaching - learning chemistry Playfulness Games Enseñanza de la química Enseñanza - aprendizaje de la química Alegría Juegos Enseñanza de la química Enseñanza - aprendizaje de Química Alegría Juegos Ensino-Aprendizagem Química |
topic |
Ensino de química Ensino - aprendizagem de química Ludicidade Jogos Chemistry teaching Teaching - learning chemistry Playfulness Games Enseñanza de la química Enseñanza - aprendizaje de la química Alegría Juegos Enseñanza de la química Enseñanza - aprendizaje de Química Alegría Juegos Ensino-Aprendizagem Química |
description |
O processo de ensino/aprendizagem de quimica e desafiador, pois o professor mediador precisa tornar possivel o estimulo, a motiva9ao, a participa9ao e uma aprendizagem significativa do educando. Nessa perspectiva foi proposto o uso da ludicidade, com a produ9ao jogos ludicos e a personifica9ao de um juri quimico com fins didaticos, para promover o alcance desses objetivos aos alunos do ensino medio, das Escolas Professor Lordao, situada em Picui-PB; Orlando Venancio dos Santos, situada em Cuite-PB e Escola Jose Luiz Neto, situada em Barra de Santa Rosa-PB. A partir da confec9ao e execu9ao dos jogos possibilitou-se aos alunos um conhecimento significativo, estimulo, motiva9§o, participa9ao, trabalho em grupo, convivio social e prazer em compreender a ciencia por uma metodologia diferente. O uso desse metodo mostrou-se muito qualificador na aprendizagem dos alunos, os quais puderam ter mais interesse e facilidade de aprender a quimica, vendo a importancia dessa disciplina em seu cotidiano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-05-19T12:54:36Z 2021-05-19 2021-05-19T12:54:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18880 SILVA, Renata Joyce Diniz. Ludicidade como ferramenta metodológica motivacional no ensino e aprendizagem de química. 2017. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18880 |
identifier_str_mv |
SILVA, Renata Joyce Diniz. Ludicidade como ferramenta metodológica motivacional no ensino e aprendizagem de química. 2017. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744491716804608 |