Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462
Resumo: No processo de ensino e aprendizagem de Química, espera-se que os alunos consigam aprender conceitos e desenvolver habilidades, como fórmulas ou teorias, o que muitas vezes gera percepções negativas aos olhos desses estudantes, passando a visão de uma disciplina mais difícil ou considerada tediosa. O uso da tecnologia como aliada ao ensino pode reverter esse quadro, especialmente se for usada uma abordagem lúdica e mais atraente aos alunos. Dessa forma, procurou-se fazer um estudo bibliográfico sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem de Química, levantando possibilidades de uso da tecnologia como auxílio ao ensino. A partir desse levantamento, desenvolveu-se um jogo RPG (Role Playing Game) para auxílio ao ensino de química orgânica, hidrocarbonetos no contexto escolar. O jogo proposto segue uma sequência didática para trabalhar conceitos como alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos e ciclanos. Identificou-se a plataforma gratuita Construct 3 como ferramenta viável para a tarefa, possibilitando a criação rápida do jogo, sem necessidade de conhecimento em Programação de Computadores. Espera-se que o trabalho sirva de motivação para outros trabalhos que venham a usar essa plataforma como base para desenvolvimento de outros jogos educativos, não apenas RPGs. Com isso, vislumbra-se que o uso de TDICs e de jogos RPG, em particular, possam ter um papel importante no ensino de Química (assim como em outras disciplinas), mostrando a importância do lúdico como recurso de ensino.
id UFCG_c5a8dce77bba8cf27a6a42f22d8a23b2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30462
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).Use of DICTs in teaching organic chemistry: a didactic sequence using game (RPG).Uso de DICTs en la enseñanza de la química orgánica: una secuencia didáctica usando el juego (RPG).Ensino de químicaJogos didáticos - químicaJogo didático - RPGEnsino de química – TDICsQuímica orgânica - ensino - jogo didáticoChemistry teachingDidactic games - chemistryDidactic game - RPGChemistry teaching - TDICsOrganic chemistry - teaching - game didacticEnseñanza de la químicaJuegos didácticos - químicaJuego didáctico - juego de rolEnseñanza de la química - TDICQuímica orgánica - didáctica - juego didácticoEnsino-AprendizagemNo processo de ensino e aprendizagem de Química, espera-se que os alunos consigam aprender conceitos e desenvolver habilidades, como fórmulas ou teorias, o que muitas vezes gera percepções negativas aos olhos desses estudantes, passando a visão de uma disciplina mais difícil ou considerada tediosa. O uso da tecnologia como aliada ao ensino pode reverter esse quadro, especialmente se for usada uma abordagem lúdica e mais atraente aos alunos. Dessa forma, procurou-se fazer um estudo bibliográfico sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem de Química, levantando possibilidades de uso da tecnologia como auxílio ao ensino. A partir desse levantamento, desenvolveu-se um jogo RPG (Role Playing Game) para auxílio ao ensino de química orgânica, hidrocarbonetos no contexto escolar. O jogo proposto segue uma sequência didática para trabalhar conceitos como alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos e ciclanos. Identificou-se a plataforma gratuita Construct 3 como ferramenta viável para a tarefa, possibilitando a criação rápida do jogo, sem necessidade de conhecimento em Programação de Computadores. Espera-se que o trabalho sirva de motivação para outros trabalhos que venham a usar essa plataforma como base para desenvolvimento de outros jogos educativos, não apenas RPGs. Com isso, vislumbra-se que o uso de TDICs e de jogos RPG, em particular, possam ter um papel importante no ensino de Química (assim como em outras disciplinas), mostrando a importância do lúdico como recurso de ensino.In the process of teaching and learning Chemistry, students are expected to be able to learn concepts and develop skills, such as formulas or theories, which often generates negative perceptions in the eyes of these students, passing the view of a discipline that is more difficult or considered tedious. . The use of technology as an ally to teaching can reverse this situation, especially if a playful and more attractive approach to students is used. Thus, an attempt was made to carry out a bibliographical study on the use of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) in the process of teaching and learning Chemistry, raising possibilities for the use of technology as an aid to teaching. Based on this survey, an RPG (Role Playing Game) was developed to help teach organic chemistry and hydrocarbons in the school context. The proposed game follows a didactic sequence to work with concepts such as alkanes, alkenes, alkynes, alkadienes and cyclanes. The free platform Construct 3 was identified as a viable tool for the task, enabling the quick creation of the game, without the need for knowledge in Computer Programming. It is hoped that the work will serve as a motivation for other works that will use this platform as a basis for the development of other educational games, not just RPGs. With this, it is envisioned that the use of TDICs and RPG games, in particular, can play an important role in the teaching of Chemistry (as well as in other disciplines), showing the importance of play as a teaching resource.En el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Química, se espera que los estudiantes sean capaces de aprender conceptos y desarrollar habilidades como fórmulas o teorías, que a menudo genera percepciones negativas en los ojos de estos estudiantes, pasando la vista de una disciplina más difícil o considerado tedioso. El uso de la tecnología como aliada de la enseñanza puede revertir este marco, especialmente si se utiliza un enfoque lúdico y más atractivo para los estudiantes. De esta forma, se intentó realizar un estudio bibliográfico sobre el uso de las DICT (Tecnologías Información y Comunicación Digital) en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Química, planteando las posibilidades de utilizar la tecnología como ayuda a la enseñanza. a partir de ese encuesta, se desarrolló un juego de rol (RPG) para ayudar a enseñar química orgánica, hidrocarburos en el contexto escolar. El juego propuesto sigue una secuencia didáctico para trabajar con conceptos como alcanos, alquenos, alquinos, alcadienos y ciclanos. La plataforma gratuita Construct 3 fue identificada como una herramienta viable para la tarea, permitiendo la creación rápida del juego, sin necesidad de conocimientos en Programación de Computadores. Se espera que el trabajo sirva de motivación para otros trabajos que vienen a utilizar esta plataforma como base para el desarrollo de otros juegos educativos, no solo juegos de rol. Con esto, se ve que el uso de TDICs y juegos RPG, en particular, puede tener un papel importante en la enseñanza de la Química (así como en otras disciplinas), mostrando la importancia del juego como recurso didáctico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCATÃO, Vladimir Soares.CATÃO, V. S.http://lattes.cnpq.br/9004848457100237SOUTO, Leidjane Matos de.SOUTO, L. M.http://lattes.cnpq.br/4061558068153613LUCENA NETO, Marciano Henrique de.LUCENA NETO, M. H.http://lattes.cnpq.br/4809804711785369QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.2023-02-092023-06-29T17:26:22Z2023-06-292023-06-29T17:26:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de. Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG). 2023. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-29T17:26:22Zoai:localhost:riufcg/30462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-29T17:26:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
Use of DICTs in teaching organic chemistry: a didactic sequence using game (RPG).
Uso de DICTs en la enseñanza de la química orgánica: una secuencia didáctica usando el juego (RPG).
title Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
spellingShingle Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.
Ensino de química
Jogos didáticos - química
Jogo didático - RPG
Ensino de química – TDICs
Química orgânica - ensino - jogo didático
Chemistry teaching
Didactic games - chemistry
Didactic game - RPG
Chemistry teaching - TDICs
Organic chemistry - teaching - game didactic
Enseñanza de la química
Juegos didácticos - química
Juego didáctico - juego de rol
Enseñanza de la química - TDIC
Química orgánica - didáctica - juego didáctico
Ensino-Aprendizagem
title_short Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
title_full Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
title_fullStr Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
title_full_unstemmed Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
title_sort Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).
author QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.
author_facet QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CATÃO, Vladimir Soares.
CATÃO, V. S.
http://lattes.cnpq.br/9004848457100237
SOUTO, Leidjane Matos de.
SOUTO, L. M.
http://lattes.cnpq.br/4061558068153613
LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
LUCENA NETO, M. H.
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Jogos didáticos - química
Jogo didático - RPG
Ensino de química – TDICs
Química orgânica - ensino - jogo didático
Chemistry teaching
Didactic games - chemistry
Didactic game - RPG
Chemistry teaching - TDICs
Organic chemistry - teaching - game didactic
Enseñanza de la química
Juegos didácticos - química
Juego didáctico - juego de rol
Enseñanza de la química - TDIC
Química orgánica - didáctica - juego didáctico
Ensino-Aprendizagem
topic Ensino de química
Jogos didáticos - química
Jogo didático - RPG
Ensino de química – TDICs
Química orgânica - ensino - jogo didático
Chemistry teaching
Didactic games - chemistry
Didactic game - RPG
Chemistry teaching - TDICs
Organic chemistry - teaching - game didactic
Enseñanza de la química
Juegos didácticos - química
Juego didáctico - juego de rol
Enseñanza de la química - TDIC
Química orgánica - didáctica - juego didáctico
Ensino-Aprendizagem
description No processo de ensino e aprendizagem de Química, espera-se que os alunos consigam aprender conceitos e desenvolver habilidades, como fórmulas ou teorias, o que muitas vezes gera percepções negativas aos olhos desses estudantes, passando a visão de uma disciplina mais difícil ou considerada tediosa. O uso da tecnologia como aliada ao ensino pode reverter esse quadro, especialmente se for usada uma abordagem lúdica e mais atraente aos alunos. Dessa forma, procurou-se fazer um estudo bibliográfico sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem de Química, levantando possibilidades de uso da tecnologia como auxílio ao ensino. A partir desse levantamento, desenvolveu-se um jogo RPG (Role Playing Game) para auxílio ao ensino de química orgânica, hidrocarbonetos no contexto escolar. O jogo proposto segue uma sequência didática para trabalhar conceitos como alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos e ciclanos. Identificou-se a plataforma gratuita Construct 3 como ferramenta viável para a tarefa, possibilitando a criação rápida do jogo, sem necessidade de conhecimento em Programação de Computadores. Espera-se que o trabalho sirva de motivação para outros trabalhos que venham a usar essa plataforma como base para desenvolvimento de outros jogos educativos, não apenas RPGs. Com isso, vislumbra-se que o uso de TDICs e de jogos RPG, em particular, possam ter um papel importante no ensino de Química (assim como em outras disciplinas), mostrando a importância do lúdico como recurso de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
2023-06-29T17:26:22Z
2023-06-29
2023-06-29T17:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462
QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de. Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG). 2023. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462
identifier_str_mv QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de. Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG). 2023. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744582238273536