Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Fernando Henrique Vieira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623
Resumo: Este estudo busca desenvolver e aplicar diferentes métodos aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de geometria molecular visto a grande dificuldade na compreensão desse conteúdo e a necessidade de inclusão de novas metodologias no ensino de geometria molecular. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado uma sequência didática para o ensino de geometria molecular utilizando recursos lúdicos e tecnológicos, sendo esta, uma pesquisa básica, caracterizada quanto aos seus objetivos como estudo bibliográfico e de campo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Nilson Santiago, localizada em Poço Dantas com vinte e seis alunos do terceiro ano do ensino médio. Percebeu-se a grande dificuldade dos alunos na compreensão de geometria molecular e a adoção dos recursos lúdicos e dos aplicativos contribui de forma direta para ampliar a participação e o interesse dos discentes, bem como, para avançar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica.
id UFCG_b91afc6a5ccf9d9a1cb4db7e210223d0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11623
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.Different methods applied to the teaching-learning process of molecular geometry.Química - ensinoGeometria molecularMetodologia de ensinoTecnologia na educaçãoLudicidadeChemistry - teachingMolecular geometryTeaching MethodologyTechnology in educationPlayfulnessQuímica.Este estudo busca desenvolver e aplicar diferentes métodos aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de geometria molecular visto a grande dificuldade na compreensão desse conteúdo e a necessidade de inclusão de novas metodologias no ensino de geometria molecular. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado uma sequência didática para o ensino de geometria molecular utilizando recursos lúdicos e tecnológicos, sendo esta, uma pesquisa básica, caracterizada quanto aos seus objetivos como estudo bibliográfico e de campo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Nilson Santiago, localizada em Poço Dantas com vinte e seis alunos do terceiro ano do ensino médio. Percebeu-se a grande dificuldade dos alunos na compreensão de geometria molecular e a adoção dos recursos lúdicos e dos aplicativos contribui de forma direta para ampliar a participação e o interesse dos discentes, bem como, para avançar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica.This study seeks to develop and apply different methods applied to the teaching and learning process of molecular geometry since the great difficulty in understanding this content and the need to include new methodologies in the teaching of molecular geometry. To do so, a didactic sequence was developed for the teaching of molecular geometry using play and technological resources, this being a basic research, characterized as to its objectives as a bibliographic and field study developed at the State School of Elementary and Middle School Jose Nilson Santiago, located in Poço Dantas with twenty six students of the third year of high school. The students 'great difficulty in understanding molecular geometry was realized, and the adoption of play resources and applications directly contributes to increase students' participation and interest, as well as to advance the improvement of the teaching and learning process of students. chemistry in basic education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465CUNHA, Fernando Antônio Portela da.SILVA, Egle Katarine Souza da.NUNES, Fernando Henrique Vieira.2019-07-092020-02-07T11:56:45Z2020-02-072020-02-07T11:56:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623NUNES, Fernando Henrique Vieira. Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T19:22:32Zoai:localhost:riufcg/11623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T19:22:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
Different methods applied to the teaching-learning process of molecular geometry.
title Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
spellingShingle Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
NUNES, Fernando Henrique Vieira.
Química - ensino
Geometria molecular
Metodologia de ensino
Tecnologia na educação
Ludicidade
Chemistry - teaching
Molecular geometry
Teaching Methodology
Technology in education
Playfulness
Química.
title_short Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
title_full Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
title_fullStr Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
title_full_unstemmed Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
title_sort Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.
author NUNES, Fernando Henrique Vieira.
author_facet NUNES, Fernando Henrique Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Everton Vieira da.
SILVA, E. V.
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465
CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
SILVA, Egle Katarine Souza da.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Fernando Henrique Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Química - ensino
Geometria molecular
Metodologia de ensino
Tecnologia na educação
Ludicidade
Chemistry - teaching
Molecular geometry
Teaching Methodology
Technology in education
Playfulness
Química.
topic Química - ensino
Geometria molecular
Metodologia de ensino
Tecnologia na educação
Ludicidade
Chemistry - teaching
Molecular geometry
Teaching Methodology
Technology in education
Playfulness
Química.
description Este estudo busca desenvolver e aplicar diferentes métodos aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de geometria molecular visto a grande dificuldade na compreensão desse conteúdo e a necessidade de inclusão de novas metodologias no ensino de geometria molecular. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado uma sequência didática para o ensino de geometria molecular utilizando recursos lúdicos e tecnológicos, sendo esta, uma pesquisa básica, caracterizada quanto aos seus objetivos como estudo bibliográfico e de campo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Nilson Santiago, localizada em Poço Dantas com vinte e seis alunos do terceiro ano do ensino médio. Percebeu-se a grande dificuldade dos alunos na compreensão de geometria molecular e a adoção dos recursos lúdicos e dos aplicativos contribui de forma direta para ampliar a participação e o interesse dos discentes, bem como, para avançar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
2020-02-07T11:56:45Z
2020-02-07
2020-02-07T11:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623
NUNES, Fernando Henrique Vieira. Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623
identifier_str_mv NUNES, Fernando Henrique Vieira. Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744434429952000