Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.braga http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 |
Resumo: | pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB, através da pesquisa-ação realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais construídos pelos próprios alunos potencializam no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia nas escola do campo através de uma aprendizagem mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando descrever as características ou relações existentes na ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a intervenção foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula , uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia , onde os alunos expressaram , tanto na produção e apresentação dos mapas conceituais, quanto nos questionários , que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foi apresentado a sua utilidade no dia-a-dia, resultando em uma aprendizagem crítica e reflexiva. |
id |
UFCG_b96eb1671fc4417d0a7bda70a7ab9fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4520 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.Conceptual map production as a didactic resource in the teaching of geography in rural schools.Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Educationpesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB, através da pesquisa-ação realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais construídos pelos próprios alunos potencializam no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia nas escola do campo através de uma aprendizagem mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando descrever as características ou relações existentes na ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a intervenção foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula , uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia , onde os alunos expressaram , tanto na produção e apresentação dos mapas conceituais, quanto nos questionários , que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foi apresentado a sua utilidade no dia-a-dia, resultando em uma aprendizagem crítica e reflexiva.La investigación fue desarrollada en la Escuela Municipal de Educación Básica Ildefonso Anselmo da Silva, ubicada en el municipio de Amparo-PB, a través de la investigación-acción realizada en el aula, teniendo por objetivo general verificar cómo los mapas conceptuales construidos por los propios alumnos potencian en el mismo proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de Geografía en las escuelas del campo a través de un aprendizaje mediado. En esta investigación utilizamos el presupuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación-acción. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando describir las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación-Acción. La investigación fue relevante para el aprendizaje de los alumnos, pues los mismos desarrollaron a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía, donde los alumnos expresaron, tanto en la producción y presentación de los mapas conceptuales, como en los cuestionarios, que asociaron los contenidos de Geografía que les fue presentado su utilidad en el día a día, resultando en un aprendizaje crítico y reflexivo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.TORRES, Denise Xavier.BRAGA, Vanessa do Nascimento.2018-08-082019-06-25T20:36:43Z2019-06-252019-06-25T20:36:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.bragahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520BRAGA, Vanessa do Nascimento. Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T16:25:55Zoai:localhost:riufcg/4520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T16:25:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. Conceptual map production as a didactic resource in the teaching of geography in rural schools. |
title |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
spellingShingle |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. BRAGA, Vanessa do Nascimento. Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education |
title_short |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
title_full |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
title_fullStr |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
title_full_unstemmed |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
title_sort |
Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
author |
BRAGA, Vanessa do Nascimento. |
author_facet |
BRAGA, Vanessa do Nascimento. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. OLIVEIRA, F. C. http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. TORRES, Denise Xavier. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAGA, Vanessa do Nascimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education |
topic |
Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education |
description |
pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB, através da pesquisa-ação realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais construídos pelos próprios alunos potencializam no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia nas escola do campo através de uma aprendizagem mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando descrever as características ou relações existentes na ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a intervenção foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula , uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia , onde os alunos expressaram , tanto na produção e apresentação dos mapas conceituais, quanto nos questionários , que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foi apresentado a sua utilidade no dia-a-dia, resultando em uma aprendizagem crítica e reflexiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 2019-06-25T20:36:43Z 2019-06-25 2019-06-25T20:36:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.braga http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 BRAGA, Vanessa do Nascimento. Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.braga http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Vanessa do Nascimento. Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378218938368 |