Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Maria das Graças Santos de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9633
Resumo: Atualmente, as novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) estão proporcionando diferentes formas de interação, nos colocando a frente de uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada. A escola passa a exigir do educador um novo modo de pensar e ensinar. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso do uso das TICs, no ensino de Química, investigando aspectos e influencia. O ambiente de desenvolvimento desta pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi realizada no período de Abril a Dezembro de 2013. Nesta estiveram envolvidos cerca de 85 alunos do primeiro ano do ensino médio diurno, adolescentes de ambos os sexos em uma faixa etária de 15 a 18 anos, residentes em zona urbana e rural. Para coleta de dados foram aplicados questionários de múltipla escolha, direcionados aos alunos e questionário aberto direcionado a docente responsável pelas turmas envolvidas. Todo o processo de pesquisa teve acompanhamento direto da professora de química, então docente das turmas. O material didático tecnológico usado explorou a aprendizagem de algumas propriedades periódicas, por meio do áudio visual. Os resultados evidenciaram que o uso de TICs para o ensino de algumas propriedades apresentou relevante contribuição, aprimorando o entendimento de conceitos. Para o docente o uso das TICs é algo desafiador, porém estimulante e satisfatório, contribuindo de forma positiva para o desempenho de sua prática.
id UFCG_b9efbae21cd85166f2e120c496476efd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9633
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.Case study: use of technologies in education to teach some periodic properties.Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periodicsPropriedades PeriódicasTICEnsino de QuímicaPeriodic PropertiesICTChemistry TeachingPropiedades PeriódicosQuímicaAtualmente, as novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) estão proporcionando diferentes formas de interação, nos colocando a frente de uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada. A escola passa a exigir do educador um novo modo de pensar e ensinar. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso do uso das TICs, no ensino de Química, investigando aspectos e influencia. O ambiente de desenvolvimento desta pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi realizada no período de Abril a Dezembro de 2013. Nesta estiveram envolvidos cerca de 85 alunos do primeiro ano do ensino médio diurno, adolescentes de ambos os sexos em uma faixa etária de 15 a 18 anos, residentes em zona urbana e rural. Para coleta de dados foram aplicados questionários de múltipla escolha, direcionados aos alunos e questionário aberto direcionado a docente responsável pelas turmas envolvidas. Todo o processo de pesquisa teve acompanhamento direto da professora de química, então docente das turmas. O material didático tecnológico usado explorou a aprendizagem de algumas propriedades periódicas, por meio do áudio visual. Os resultados evidenciaram que o uso de TICs para o ensino de algumas propriedades apresentou relevante contribuição, aprimorando o entendimento de conceitos. Para o docente o uso das TICs é algo desafiador, porém estimulante e satisfatório, contribuindo de forma positiva para o desempenho de sua prática.Currently, the new communication and information technologies (ICT) are providing different forms of interaction, putting us ahead of an increasingly connected and globalized society. The school starts to require the educator a new way of thinking and teaching. In this context, this paper presents a case study of the use of ICTs in the teaching of chemistry, investigating aspects and influences. The development environment of this research was the State School of Elementary and Secondary Education Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité-PB. The survey was conducted in the period April to December 2013. In this were involved about 85 students in the first year of the diurnal high school, teenagers from both genders in the age range 15-18 years, living in urban and rural areas. To collect data have been applied multiple choice questionnaires targeted to students and open questionnaire which focused on teaching responsible of classes involved. The entire research process had direct monitoring of the chemistry teacher, then teaching of classes. The technological courseware used explored the learning of some periodic properties, through audio visual. The results evidenced that the use of ICT for teaching some properties presented significant contribution, improving the understanding of concepts. For teaching the use of ICT is challenging but invigorating and satisfying, contributing positively to the performance of your practice.En la actualidad, las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (TIC) están proporcionando diferentes formas de interacción, situándonos a la vanguardia de una sociedad cada vez más conectada y globalizada. La escuela empieza a exigir del educador una nueva forma de pensar y de enseñar. En este contexto, este trabajo presenta un estudio de caso del uso de las TIC en la enseñanza de la Química, investigando aspectos e influencias. El ámbito de desarrollo de esta investigación fue la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en el municipio de Cuité-PB. La investigación se llevó a cabo de abril a diciembre de 2013. Participaron cerca de 85 estudiantes del primer año de bachillerato diurno, adolescentes de ambos sexos con edades entre 15 y 18 años, residentes en zonas urbanas y rurales. Para la recolección de datos se aplicaron cuestionarios de opción múltiple, dirigidos a los estudiantes y un cuestionario abierto dirigido al profesor responsable de las clases involucradas. Todo el proceso de investigación fue supervisado directamente por el profesor de química, quien entonces era el profesor de la clase. El material didáctico tecnológico utilizado exploró el aprendizaje de algunas propiedades periódicas, a través de audio visual. Los resultados mostraron que el uso de las TIC para la enseñanza de algunas propiedades presentó un aporte relevante, mejorando la comprensión de conceptos. Para el docente, el uso de las TIC es desafiante, pero estimulante y satisfactorio, contribuyendo positivamente al desempeño de su práctica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLUCENA NETO, Marciano Henrique de.LUCENA NETO, M. H.http://lattes.cnpq.br/4809804711785369FERNANDES, Claudia Patrícia.CASTRO, Francisco José Victor de.SOUZA, Maria das Graças Santos de.2014-04-112019-11-28T10:46:04Z2019-11-282019-11-28T10:46:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9633SOUZA, Maria das Graças Santos de. Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas. 2014. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-22T17:03:25Zoai:localhost:riufcg/9633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-22T17:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
Case study: use of technologies in education to teach some periodic properties.
Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periodics
title Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
spellingShingle Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
SOUZA, Maria das Graças Santos de.
Propriedades Periódicas
TIC
Ensino de Química
Periodic Properties
ICT
Chemistry Teaching
Propiedades Periódicos
Química
title_short Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
title_full Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
title_fullStr Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
title_full_unstemmed Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
title_sort Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.
author SOUZA, Maria das Graças Santos de.
author_facet SOUZA, Maria das Graças Santos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
LUCENA NETO, M. H.
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369
FERNANDES, Claudia Patrícia.
CASTRO, Francisco José Victor de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Maria das Graças Santos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedades Periódicas
TIC
Ensino de Química
Periodic Properties
ICT
Chemistry Teaching
Propiedades Periódicos
Química
topic Propriedades Periódicas
TIC
Ensino de Química
Periodic Properties
ICT
Chemistry Teaching
Propiedades Periódicos
Química
description Atualmente, as novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) estão proporcionando diferentes formas de interação, nos colocando a frente de uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada. A escola passa a exigir do educador um novo modo de pensar e ensinar. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso do uso das TICs, no ensino de Química, investigando aspectos e influencia. O ambiente de desenvolvimento desta pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi realizada no período de Abril a Dezembro de 2013. Nesta estiveram envolvidos cerca de 85 alunos do primeiro ano do ensino médio diurno, adolescentes de ambos os sexos em uma faixa etária de 15 a 18 anos, residentes em zona urbana e rural. Para coleta de dados foram aplicados questionários de múltipla escolha, direcionados aos alunos e questionário aberto direcionado a docente responsável pelas turmas envolvidas. Todo o processo de pesquisa teve acompanhamento direto da professora de química, então docente das turmas. O material didático tecnológico usado explorou a aprendizagem de algumas propriedades periódicas, por meio do áudio visual. Os resultados evidenciaram que o uso de TICs para o ensino de algumas propriedades apresentou relevante contribuição, aprimorando o entendimento de conceitos. Para o docente o uso das TICs é algo desafiador, porém estimulante e satisfatório, contribuindo de forma positiva para o desempenho de sua prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11
2019-11-28T10:46:04Z
2019-11-28
2019-11-28T10:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9633
SOUZA, Maria das Graças Santos de. Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas. 2014. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9633
identifier_str_mv SOUZA, Maria das Graças Santos de. Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas. 2014. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744417037221888