Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554
Resumo: A introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e misturas asfálticas, no intuito de evitar o surgimento dos defeitos no pavimento, conferem melhorar a qualidade do ligante asfáltico e por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, como trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 por dois tipos de lignina, provenientes de espécies diferentes, folhosa (Pinus) e coníferas (Eucalipto), nos teores de 3%, 6% e 9%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFO e o ensaio químico FTIR. Os resultados indicaram que incorporação da lignina ao CAP 50/70 pode reduzir o processo de envelhecimento, através da redução do processo de oxidação do ligante, tendo sido considerado como teor ótimo de 6% de lignina de Eucalipto, porém é necessário a realização de outros ensaios químicos que atestem as indicações verificadas neste trabalho. Dessa maneira, a utilização desse polímero natural pode ser uma alternativa viável para o aproveitamento do excedente de lignina das indústrias de papel e celulose, evitando o descarte inadequado no meio ambiente, como também, economicamente por poder substituir uma porcentagem em peso do ligante utilizado na pavimentação, gerando uma fonte de renda extra para as indústrias produtoras de papel e celulose, além de ser utilizada no lugar de polímeros sintéticos com custos elevados.
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spelling SILVANI, Carina.SILVANI, C.http://lattes.cnpq.br/4898628325076026MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.LUCENA, F. M. S.http://lattes.cnpq.br/4227665166295276LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos.A introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e misturas asfálticas, no intuito de evitar o surgimento dos defeitos no pavimento, conferem melhorar a qualidade do ligante asfáltico e por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, como trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 por dois tipos de lignina, provenientes de espécies diferentes, folhosa (Pinus) e coníferas (Eucalipto), nos teores de 3%, 6% e 9%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFO e o ensaio químico FTIR. Os resultados indicaram que incorporação da lignina ao CAP 50/70 pode reduzir o processo de envelhecimento, através da redução do processo de oxidação do ligante, tendo sido considerado como teor ótimo de 6% de lignina de Eucalipto, porém é necessário a realização de outros ensaios químicos que atestem as indicações verificadas neste trabalho. Dessa maneira, a utilização desse polímero natural pode ser uma alternativa viável para o aproveitamento do excedente de lignina das indústrias de papel e celulose, evitando o descarte inadequado no meio ambiente, como também, economicamente por poder substituir uma porcentagem em peso do ligante utilizado na pavimentação, gerando uma fonte de renda extra para as indústrias produtoras de papel e celulose, além de ser utilizada no lugar de polímeros sintéticos com custos elevados.The introduction of modifiers for asphalt binders and asphalt mixtures, in order to avoid the appearance of pavement defects, improves the quality of the asphalt binder and therefore provides a longer service life for the pavement. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformations, such as cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve road safety and comfort conditions and reduce maintenance costs. The objective of this work was to study the modification of the asphaltic binder 50/70 by two types of lignin, from different species, hardwood (Pinus) and conifers (Eucalyptus), at levels of 3%, 6% and 9%. In this research the RTFO aging procedure and the FTIR chemical test were performed. The results indicated that incorporation of lignin to the CAP 50/70 can reduce the aging process by reducing the binder oxidation process, but it is necessary to perform other chemical tests that attest to the indications verified in this work. In this way, the use of this natural polymer can be a viable alternative for the exploitation of the lignin surplus of the paper and cellulose industries, avoiding the inadequate disposal in the environment, as well as economically to be able to substitute a percentage by weight of the binder used in the paving, generating an extra source of income for the pulp and paper producing industries, as well as being used in place of high-cost synthetic polymers.Submitted by Joana Darc Morais da Silva (darc.campo@gmail.com) on 2022-02-15T17:56:48Z No. of bitstreams: 1 FLLÁVIO MARCELL DOS SANTOS LUCENA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdf: 1546155 bytes, checksum: 2155dc91ba0b9c5c9acaa7e63a101416 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-15T17:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLLÁVIO MARCELL DOS SANTOS LUCENA - TCC ENG. 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Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23554/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALFLLÁVIO MARCELL DOS SANTOS LUCENA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdfFLLÁVIO MARCELL DOS SANTOS LUCENA - TCC ENG. 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LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos.
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