Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETO, Lisandra Karolina.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794
Resumo: Diante de um cenário econômico e político turbulento que o mercado brasileiro está vivenciando, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios, sobreviver e conseguir sucesso. Assim, administrar as organizações num mercado tão competitivo, tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse contexto, ressalta-se a importância do plano de marketing como fator chave para a vantagem competitiva e o sucesso. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um Plano de Marketing para a pequena empresa varejista de alimentos, Mercadinho 3 Irmãos. Para dar subsídios ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os clientes. O método utilizado foi descritivo, a partir do levantamento de dados documental, de levantamento, ex-post-facto, e estudo de caso. O plano de marketing levantou dados e informações dos ambientes internos e externos da organização, onde constatou que esse apresenta um crescimento bom em seu setor e possui uma boa cartela de clientes satisfeitos, mas por outro lado foram detectados alguns pontos que necessitam de melhoria no que se refere a algumas atividades de marketing. Assim, foram propostos objetivos, estratégias e planos de ações pertinentes a sua realidade. Em suma, espera-se que com esse plano o Mercadinho 3 Irmãos possa aumentar suas vendas e minimizar as influências da concorrência, para que assim consiga uma vantagem competitiva que lhe proporcione melhores resultados.
id UFCG_bbfba874af39294523d6060f925587ad
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8794
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.Marketing plan for the 3 Irmãos market.Varejo de alimentosPlano de MarketingPequenas EmpresasFood RetailMarketing PlanSmall BusinessAdministraçãoDiante de um cenário econômico e político turbulento que o mercado brasileiro está vivenciando, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios, sobreviver e conseguir sucesso. Assim, administrar as organizações num mercado tão competitivo, tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse contexto, ressalta-se a importância do plano de marketing como fator chave para a vantagem competitiva e o sucesso. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um Plano de Marketing para a pequena empresa varejista de alimentos, Mercadinho 3 Irmãos. Para dar subsídios ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os clientes. O método utilizado foi descritivo, a partir do levantamento de dados documental, de levantamento, ex-post-facto, e estudo de caso. O plano de marketing levantou dados e informações dos ambientes internos e externos da organização, onde constatou que esse apresenta um crescimento bom em seu setor e possui uma boa cartela de clientes satisfeitos, mas por outro lado foram detectados alguns pontos que necessitam de melhoria no que se refere a algumas atividades de marketing. Assim, foram propostos objetivos, estratégias e planos de ações pertinentes a sua realidade. Em suma, espera-se que com esse plano o Mercadinho 3 Irmãos possa aumentar suas vendas e minimizar as influências da concorrência, para que assim consiga uma vantagem competitiva que lhe proporcione melhores resultados.Faced with a turbulent economic and political scenario that the Brazilian market is experiencing, it is necessary that companies be prepared to face the challenges, survive and succeed. Thus, managing organizations in such a competitive Market has become an increasingly difficult task success. In this context, the importance of the marketing plan as a key factor for competitive advantage and success is highlighted. Thus, the aim was to develop a Marketing Plan for the Mercadinho 3 Irmãos. To support the plan, a customer survey was developed. The method used was exploratory and descriptive, from the collection of bibliographical, documentary, survey, ex-post-facto, and case study. The marketing plan raised data and information from the internal and external organization's environments, where it has found a good growth in its sector and a good number of satisfied customers, but on the other hand, some points were detected that need improvement in what refers to some marketing activities. Thus, aim, strategies and action plans pertinent to their reality were proposed Concluding, it is expected that with this plan Mercadinho 3 Irmãos can increase its sales and minimize the influences of the competition, so that it achieve a competitive advantage that can provide better results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elamano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MOREIRA, Vinicius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969FIRMO, Luciene Alencar.FIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337BARRETO, Lisandra Karolina.20172019-11-02T21:04:00Z2019-11-022019-11-02T21:04:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794BARRETO, Lisandra Karolina. Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. 2017. 98 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T19:50:47Zoai:localhost:riufcg/8794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T19:50:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
Marketing plan for the 3 Irmãos market.
title Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
spellingShingle Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
BARRETO, Lisandra Karolina.
Varejo de alimentos
Plano de Marketing
Pequenas Empresas
Food Retail
Marketing Plan
Small Business
Administração
title_short Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
title_full Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
title_fullStr Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
title_full_unstemmed Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
title_sort Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
author BARRETO, Lisandra Karolina.
author_facet BARRETO, Lisandra Karolina.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Elamano Pontes.
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
MOREIRA, Vinicius Farias.
MOREIRA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
FIRMO, Luciene Alencar.
FIRMO, L. A.
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337
dc.contributor.author.fl_str_mv BARRETO, Lisandra Karolina.
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo de alimentos
Plano de Marketing
Pequenas Empresas
Food Retail
Marketing Plan
Small Business
Administração
topic Varejo de alimentos
Plano de Marketing
Pequenas Empresas
Food Retail
Marketing Plan
Small Business
Administração
description Diante de um cenário econômico e político turbulento que o mercado brasileiro está vivenciando, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios, sobreviver e conseguir sucesso. Assim, administrar as organizações num mercado tão competitivo, tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse contexto, ressalta-se a importância do plano de marketing como fator chave para a vantagem competitiva e o sucesso. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um Plano de Marketing para a pequena empresa varejista de alimentos, Mercadinho 3 Irmãos. Para dar subsídios ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os clientes. O método utilizado foi descritivo, a partir do levantamento de dados documental, de levantamento, ex-post-facto, e estudo de caso. O plano de marketing levantou dados e informações dos ambientes internos e externos da organização, onde constatou que esse apresenta um crescimento bom em seu setor e possui uma boa cartela de clientes satisfeitos, mas por outro lado foram detectados alguns pontos que necessitam de melhoria no que se refere a algumas atividades de marketing. Assim, foram propostos objetivos, estratégias e planos de ações pertinentes a sua realidade. Em suma, espera-se que com esse plano o Mercadinho 3 Irmãos possa aumentar suas vendas e minimizar as influências da concorrência, para que assim consiga uma vantagem competitiva que lhe proporcione melhores resultados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-02T21:04:00Z
2019-11-02
2019-11-02T21:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794
BARRETO, Lisandra Karolina. Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. 2017. 98 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794
identifier_str_mv BARRETO, Lisandra Karolina. Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. 2017. 98 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744409719209984