Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794 |
Resumo: | Diante de um cenário econômico e político turbulento que o mercado brasileiro está vivenciando, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios, sobreviver e conseguir sucesso. Assim, administrar as organizações num mercado tão competitivo, tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse contexto, ressalta-se a importância do plano de marketing como fator chave para a vantagem competitiva e o sucesso. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um Plano de Marketing para a pequena empresa varejista de alimentos, Mercadinho 3 Irmãos. Para dar subsídios ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os clientes. O método utilizado foi descritivo, a partir do levantamento de dados documental, de levantamento, ex-post-facto, e estudo de caso. O plano de marketing levantou dados e informações dos ambientes internos e externos da organização, onde constatou que esse apresenta um crescimento bom em seu setor e possui uma boa cartela de clientes satisfeitos, mas por outro lado foram detectados alguns pontos que necessitam de melhoria no que se refere a algumas atividades de marketing. Assim, foram propostos objetivos, estratégias e planos de ações pertinentes a sua realidade. Em suma, espera-se que com esse plano o Mercadinho 3 Irmãos possa aumentar suas vendas e minimizar as influências da concorrência, para que assim consiga uma vantagem competitiva que lhe proporcione melhores resultados. |
id |
UFCG_bbfba874af39294523d6060f925587ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8794 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos.Marketing plan for the 3 Irmãos market.Varejo de alimentosPlano de MarketingPequenas EmpresasFood RetailMarketing PlanSmall BusinessAdministraçãoDiante de um cenário econômico e político turbulento que o mercado brasileiro está vivenciando, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios, sobreviver e conseguir sucesso. Assim, administrar as organizações num mercado tão competitivo, tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse contexto, ressalta-se a importância do plano de marketing como fator chave para a vantagem competitiva e o sucesso. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um Plano de Marketing para a pequena empresa varejista de alimentos, Mercadinho 3 Irmãos. Para dar subsídios ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os clientes. O método utilizado foi descritivo, a partir do levantamento de dados documental, de levantamento, ex-post-facto, e estudo de caso. O plano de marketing levantou dados e informações dos ambientes internos e externos da organização, onde constatou que esse apresenta um crescimento bom em seu setor e possui uma boa cartela de clientes satisfeitos, mas por outro lado foram detectados alguns pontos que necessitam de melhoria no que se refere a algumas atividades de marketing. Assim, foram propostos objetivos, estratégias e planos de ações pertinentes a sua realidade. Em suma, espera-se que com esse plano o Mercadinho 3 Irmãos possa aumentar suas vendas e minimizar as influências da concorrência, para que assim consiga uma vantagem competitiva que lhe proporcione melhores resultados.Faced with a turbulent economic and political scenario that the Brazilian market is experiencing, it is necessary that companies be prepared to face the challenges, survive and succeed. Thus, managing organizations in such a competitive Market has become an increasingly difficult task success. In this context, the importance of the marketing plan as a key factor for competitive advantage and success is highlighted. Thus, the aim was to develop a Marketing Plan for the Mercadinho 3 Irmãos. To support the plan, a customer survey was developed. The method used was exploratory and descriptive, from the collection of bibliographical, documentary, survey, ex-post-facto, and case study. The marketing plan raised data and information from the internal and external organization's environments, where it has found a good growth in its sector and a good number of satisfied customers, but on the other hand, some points were detected that need improvement in what refers to some marketing activities. Thus, aim, strategies and action plans pertinent to their reality were proposed Concluding, it is expected that with this plan Mercadinho 3 Irmãos can increase its sales and minimize the influences of the competition, so that it achieve a competitive advantage that can provide better results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elamano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MOREIRA, Vinicius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969FIRMO, Luciene Alencar.FIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337BARRETO, Lisandra Karolina.20172019-11-02T21:04:00Z2019-11-022019-11-02T21:04:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794BARRETO, Lisandra Karolina. Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. 2017. 98 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T19:50:47Zoai:localhost:riufcg/8794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T19:50:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. Marketing plan for the 3 Irmãos market. |
title |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. |
spellingShingle |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. BARRETO, Lisandra Karolina. Varejo de alimentos Plano de Marketing Pequenas Empresas Food Retail Marketing Plan Small Business Administração |
title_short |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. |
title_full |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. |
title_fullStr |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. |
title_full_unstemmed |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. |
title_sort |
Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. |
author |
BARRETO, Lisandra Karolina. |
author_facet |
BARRETO, Lisandra Karolina. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Elamano Pontes. CAVALCANTI, E. P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 MOREIRA, Vinicius Farias. MOREIRA, V. F. http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 FIRMO, Luciene Alencar. FIRMO, L. A. http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARRETO, Lisandra Karolina. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo de alimentos Plano de Marketing Pequenas Empresas Food Retail Marketing Plan Small Business Administração |
topic |
Varejo de alimentos Plano de Marketing Pequenas Empresas Food Retail Marketing Plan Small Business Administração |
description |
Diante de um cenário econômico e político turbulento que o mercado brasileiro está vivenciando, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios, sobreviver e conseguir sucesso. Assim, administrar as organizações num mercado tão competitivo, tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse contexto, ressalta-se a importância do plano de marketing como fator chave para a vantagem competitiva e o sucesso. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um Plano de Marketing para a pequena empresa varejista de alimentos, Mercadinho 3 Irmãos. Para dar subsídios ao plano, foi desenvolvida uma pesquisa com os clientes. O método utilizado foi descritivo, a partir do levantamento de dados documental, de levantamento, ex-post-facto, e estudo de caso. O plano de marketing levantou dados e informações dos ambientes internos e externos da organização, onde constatou que esse apresenta um crescimento bom em seu setor e possui uma boa cartela de clientes satisfeitos, mas por outro lado foram detectados alguns pontos que necessitam de melhoria no que se refere a algumas atividades de marketing. Assim, foram propostos objetivos, estratégias e planos de ações pertinentes a sua realidade. Em suma, espera-se que com esse plano o Mercadinho 3 Irmãos possa aumentar suas vendas e minimizar as influências da concorrência, para que assim consiga uma vantagem competitiva que lhe proporcione melhores resultados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-11-02T21:04:00Z 2019-11-02 2019-11-02T21:04:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794 BARRETO, Lisandra Karolina. Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. 2017. 98 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Lisandra Karolina. Plano de Marketing para o mercadinho 3 Irmãos. 2017. 98 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744409719209984 |