Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro Segundo, José Reinaldo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35414
Resumo: O presente trabalho aborda um estudo de caso no Mercadinho Santa Marta, empresa da cidade de Currais Novos que atua no varejo supermercadista. O problema da pesquisa é identificar quais as estratégias mercadológicas que podem ser desenvolvidas para consolidar a empresa no segmento em que atua. Portanto, foi lançado o objetivo de propor um Plano de Marketing para o Mercadinho Santa Marta a fim de conhecer o seu público-alvo, analisar aspectos da concorrência, identificar pontos fortes e fracos da organização e oportunidades e ameaças do mercado e, consequentemente, propor metas, objetivos e estratégias de marketing. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva, efetuando-se entrevistas com 120 clientes no período de 22 a 24 de maio de 2012. Além disso, foi realizada a técnica de cliente oculto a fim de se coletar informações sobre a concorrência para conhecer suas fraquezas e potencialidades. O resultado da pesquisa demonstrou o perfil dos clientes da empresa e o grau de satisfação deles em relação aos produtos e serviços e foi também fundamental na elaboração das estratégias de marketing e na definição de metas e objetivos organizacionais. Foi proposto um plano de ação para que a empresa tenha uma visão mais ampla de todas as ações que precisam ser implementadas. Por fim, conclui-se que a empresa possui boas perspectivas de crescimento, mas precisa eliminar os seus pontos fracos e monitorar as ameaças externas. Além disso, necessita implementar as estratégias de marketing propostas para consolidar a empresa no segmento supermercadista.
id UFRN_d7aea5ffe6b7fd1592077bbee28f664d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35414
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pinheiro Segundo, José ReinaldoCunha, Eliza Catarina Bezerra2013-04-15T13:19:56Z2021-09-20T15:12:27Z2015-12-15T14:23:05Z2021-09-20T15:12:27Z2012PINHEIRO SEGUNDO, José Reinaldo. Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35414O presente trabalho aborda um estudo de caso no Mercadinho Santa Marta, empresa da cidade de Currais Novos que atua no varejo supermercadista. O problema da pesquisa é identificar quais as estratégias mercadológicas que podem ser desenvolvidas para consolidar a empresa no segmento em que atua. Portanto, foi lançado o objetivo de propor um Plano de Marketing para o Mercadinho Santa Marta a fim de conhecer o seu público-alvo, analisar aspectos da concorrência, identificar pontos fortes e fracos da organização e oportunidades e ameaças do mercado e, consequentemente, propor metas, objetivos e estratégias de marketing. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva, efetuando-se entrevistas com 120 clientes no período de 22 a 24 de maio de 2012. Além disso, foi realizada a técnica de cliente oculto a fim de se coletar informações sobre a concorrência para conhecer suas fraquezas e potencialidades. O resultado da pesquisa demonstrou o perfil dos clientes da empresa e o grau de satisfação deles em relação aos produtos e serviços e foi também fundamental na elaboração das estratégias de marketing e na definição de metas e objetivos organizacionais. Foi proposto um plano de ação para que a empresa tenha uma visão mais ampla de todas as ações que precisam ser implementadas. Por fim, conclui-se que a empresa possui boas perspectivas de crescimento, mas precisa eliminar os seus pontos fracos e monitorar as ameaças externas. Além disso, necessita implementar as estratégias de marketing propostas para consolidar a empresa no segmento supermercadista.porAdministraçãorestrict access (2 Years)info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoPlano de marketingEstratégias de marketingClientesPlano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Martainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanoDeMarketing_PinheiroSegundo_2012.pdfapplication/pdf43878643https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35414/1/PlanoDeMarketing_PinheiroSegundo_2012.pdf91663e5158fc1b62b80406a089a5406eMD51LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35414/2/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD52TEXTPlanoDeMarketing_PinheiroSegundo_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain96350https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35414/3/PlanoDeMarketing_PinheiroSegundo_2012.pdf.txta74341d36d1011f8d0614d84582aa8bcMD53123456789/354142021-09-20 12:12:27.641oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:12:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
title Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
spellingShingle Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
Pinheiro Segundo, José Reinaldo
Plano de marketing
Estratégias de marketing
Clientes
Administração
title_short Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
title_full Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
title_fullStr Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
title_full_unstemmed Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
title_sort Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta
author Pinheiro Segundo, José Reinaldo
author_facet Pinheiro Segundo, José Reinaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro Segundo, José Reinaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Eliza Catarina Bezerra
contributor_str_mv Cunha, Eliza Catarina Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Estratégias de marketing
Clientes
topic Plano de marketing
Estratégias de marketing
Clientes
Administração
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
description O presente trabalho aborda um estudo de caso no Mercadinho Santa Marta, empresa da cidade de Currais Novos que atua no varejo supermercadista. O problema da pesquisa é identificar quais as estratégias mercadológicas que podem ser desenvolvidas para consolidar a empresa no segmento em que atua. Portanto, foi lançado o objetivo de propor um Plano de Marketing para o Mercadinho Santa Marta a fim de conhecer o seu público-alvo, analisar aspectos da concorrência, identificar pontos fortes e fracos da organização e oportunidades e ameaças do mercado e, consequentemente, propor metas, objetivos e estratégias de marketing. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva, efetuando-se entrevistas com 120 clientes no período de 22 a 24 de maio de 2012. Além disso, foi realizada a técnica de cliente oculto a fim de se coletar informações sobre a concorrência para conhecer suas fraquezas e potencialidades. O resultado da pesquisa demonstrou o perfil dos clientes da empresa e o grau de satisfação deles em relação aos produtos e serviços e foi também fundamental na elaboração das estratégias de marketing e na definição de metas e objetivos organizacionais. Foi proposto um plano de ação para que a empresa tenha uma visão mais ampla de todas as ações que precisam ser implementadas. Por fim, conclui-se que a empresa possui boas perspectivas de crescimento, mas precisa eliminar os seus pontos fracos e monitorar as ameaças externas. Além disso, necessita implementar as estratégias de marketing propostas para consolidar a empresa no segmento supermercadista.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-15T13:19:56Z
2021-09-20T15:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-15T14:23:05Z
2021-09-20T15:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO SEGUNDO, José Reinaldo. Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35414
identifier_str_mv PINHEIRO SEGUNDO, José Reinaldo. Plano de marketing: o caso do Mercadinho Santa Marta. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv restrict access (2 Years)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv restrict access (2 Years)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35414/1/PlanoDeMarketing_PinheiroSegundo_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35414/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35414/3/PlanoDeMarketing_PinheiroSegundo_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 91663e5158fc1b62b80406a089a5406e
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
a74341d36d1011f8d0614d84582aa8bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117780667891712