Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POLICARPO, Natacha Aguiar.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico.
id UFCG_bcfd8fd6a003592cc35970d19da417a9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23445
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021).Ensino de HistóriaResidência Pedagógica - HistóriaEnsino remotoFormação de professores - HistóriaPrática docente - HistóriaPrograma Residência PedagógicaRelato de experiênciaNarrativa autobiográficaPedagogia libertadora – Paulo FreireCurrículoHistory teachingPedagogical Residency - HistoryRemote teachingTeacher training - HistoryTeaching practice - HistoryPedagogical Residency ProgramExperience reportAutobiographical narrativeLiberating Pedagogy – Paulo FreireResumeHistóriaO presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.SANTOS, Damiana de Matos Costa.POLICARPO, Natacha Aguiar.2021-102022-02-03T17:48:43Z2022-02-032022-02-03T17:48:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-06T23:45:52Zoai:localhost:riufcg/23445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-06T23:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021).
title Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
spellingShingle Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
POLICARPO, Natacha Aguiar.
Ensino de História
Residência Pedagógica - História
Ensino remoto
Formação de professores - História
Prática docente - História
Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Narrativa autobiográfica
Pedagogia libertadora – Paulo Freire
Currículo
History teaching
Pedagogical Residency - History
Remote teaching
Teacher training - History
Teaching practice - History
Pedagogical Residency Program
Experience report
Autobiographical narrative
Liberating Pedagogy – Paulo Freire
Resume
História
title_short Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
title_full Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
title_fullStr Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
title_full_unstemmed Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
title_sort Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
author POLICARPO, Natacha Aguiar.
author_facet POLICARPO, Natacha Aguiar.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
SANTOS, Damiana de Matos Costa.
dc.contributor.author.fl_str_mv POLICARPO, Natacha Aguiar.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Residência Pedagógica - História
Ensino remoto
Formação de professores - História
Prática docente - História
Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Narrativa autobiográfica
Pedagogia libertadora – Paulo Freire
Currículo
History teaching
Pedagogical Residency - History
Remote teaching
Teacher training - History
Teaching practice - History
Pedagogical Residency Program
Experience report
Autobiographical narrative
Liberating Pedagogy – Paulo Freire
Resume
História
topic Ensino de História
Residência Pedagógica - História
Ensino remoto
Formação de professores - História
Prática docente - História
Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Narrativa autobiográfica
Pedagogia libertadora – Paulo Freire
Currículo
History teaching
Pedagogical Residency - History
Remote teaching
Teacher training - History
Teaching practice - History
Pedagogical Residency Program
Experience report
Autobiographical narrative
Liberating Pedagogy – Paulo Freire
Resume
História
description O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2022-02-03T17:48:43Z
2022-02-03
2022-02-03T17:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
identifier_str_mv POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744525247119360