Relatório da Prática de Alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda.
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12607
Resumo: A realidade das escolas públicas da periferia é um fator que chama atenção de todas as pessoas, que são realmente comprometidas com a educação. O descaso do governo com a rede pública de ensino e demasiadamente um verdadeiro caos. As condições de ensino são muito precárias. Seria preciso que,antes de mais nada,ser criado melhores condições de trabalho,moradia,tentando assim diminuir o índice tão alto da fome. Como se trabalhar, como se ensinar e como aprender de barriga vazia? Qual e o construtivismo que ira fazer, crianças que vão a escola somente como intuito da merenda escolar. As crianças, na maioria das vezes são problemáticas. Oriundas de famílias de baixa renda e ás vezes nenhuma, filhos de pais analfabetos,violentos,sem nenhuma instrução psicológica, transferem para os filhos a mesma educação que receberam ou que a própria vida lhes tenha dado. Na minha opinião,a escola e um complemento da educação trazida de casa. Então, do que adianta você pegar uma coisa na escola se você vê outra completamente diferente em casa. É um trabalho árduo que exige muita força de vontade. Alfabetizar não é tarefa para qualquer um, tem que ter um verdadeiro preparo. Também é sabido que o trabalho de um professor de primeira fase é triplicado em relação aos demais professores,e que por esse motivo, seria necessário da-se o verdadeiro valor desse profissional e ser o melhor remunerado. Mas,com muita luta e força de vontade chegaremos lá, alcançando verdadeiro objetivo de "ALFABETIZAR".
id UFCG_be08336fefeb24a055b3ce4affdc9f1f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12607
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório da Prática de Alfabetização.Literacy Practice Report.EducaçãoSupervisão escolarEscolas PúblicasAlfabetização de criançasMerenda escolarEducationSchool SupervisionPublic SchoolsChildren's LiteracySchool LunchEducação.A realidade das escolas públicas da periferia é um fator que chama atenção de todas as pessoas, que são realmente comprometidas com a educação. O descaso do governo com a rede pública de ensino e demasiadamente um verdadeiro caos. As condições de ensino são muito precárias. Seria preciso que,antes de mais nada,ser criado melhores condições de trabalho,moradia,tentando assim diminuir o índice tão alto da fome. Como se trabalhar, como se ensinar e como aprender de barriga vazia? Qual e o construtivismo que ira fazer, crianças que vão a escola somente como intuito da merenda escolar. As crianças, na maioria das vezes são problemáticas. Oriundas de famílias de baixa renda e ás vezes nenhuma, filhos de pais analfabetos,violentos,sem nenhuma instrução psicológica, transferem para os filhos a mesma educação que receberam ou que a própria vida lhes tenha dado. Na minha opinião,a escola e um complemento da educação trazida de casa. Então, do que adianta você pegar uma coisa na escola se você vê outra completamente diferente em casa. É um trabalho árduo que exige muita força de vontade. Alfabetizar não é tarefa para qualquer um, tem que ter um verdadeiro preparo. Também é sabido que o trabalho de um professor de primeira fase é triplicado em relação aos demais professores,e que por esse motivo, seria necessário da-se o verdadeiro valor desse profissional e ser o melhor remunerado. Mas,com muita luta e força de vontade chegaremos lá, alcançando verdadeiro objetivo de "ALFABETIZAR".The reality of public schools in the periphery is a factor that draws the attention of all people, who are really committed to education. The government's neglect of the public school system is too much chaos. Teaching conditions are very precarious. It would be necessary, first of all, to create better working conditions, housing, thus trying to reduce the high rate of hunger. How to work, how to teach and how to learn on an empty stomach? What is constructivism will do, children who go to school only for the purpose of school meals. Children are often problematic. Coming from low-income families and sometimes none, children of illiterate, violent parents, without any psychological instruction, transfer to their children the same education they received or that life itself has given them. In my opinion, school is a complement to education brought from home. So, what's the use of taking one thing from school if you see something completely different at home. It is hard work that requires a lot of willpower. Literacy is not a task for anyone, it has to be a real preparation. It is also known that the work of a first stage teacher is tripled in relation to other teachers, and that for this reason, it would be necessary to give the true value of that professional and be the best paid. But, with a lot of struggle and willpower we will get there, reaching a real goal of "LITERACYUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACIEL, Eliane Menezes.MACIEL, Eliane Maria de Menezes.MACIEL, E. M. M.http://lattes.cnpq.br/4077344781255359ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda.1993-09-162020-03-18T11:44:43Z2020-03-182020-03-18T11:44:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12607ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda. Relatório da Prática de Alfabetização. 1993. 69f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T12:42:05Zoai:localhost:riufcg/12607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T12:42:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Alfabetização.
Literacy Practice Report.
title Relatório da Prática de Alfabetização.
spellingShingle Relatório da Prática de Alfabetização.
ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda.
Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Alfabetização de crianças
Merenda escolar
Education
School Supervision
Public Schools
Children's Literacy
School Lunch
Educação.
title_short Relatório da Prática de Alfabetização.
title_full Relatório da Prática de Alfabetização.
title_fullStr Relatório da Prática de Alfabetização.
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Alfabetização.
title_sort Relatório da Prática de Alfabetização.
author ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda.
author_facet ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACIEL, Eliane Menezes.
MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
MACIEL, E. M. M.
http://lattes.cnpq.br/4077344781255359
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Alfabetização de crianças
Merenda escolar
Education
School Supervision
Public Schools
Children's Literacy
School Lunch
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Alfabetização de crianças
Merenda escolar
Education
School Supervision
Public Schools
Children's Literacy
School Lunch
Educação.
description A realidade das escolas públicas da periferia é um fator que chama atenção de todas as pessoas, que são realmente comprometidas com a educação. O descaso do governo com a rede pública de ensino e demasiadamente um verdadeiro caos. As condições de ensino são muito precárias. Seria preciso que,antes de mais nada,ser criado melhores condições de trabalho,moradia,tentando assim diminuir o índice tão alto da fome. Como se trabalhar, como se ensinar e como aprender de barriga vazia? Qual e o construtivismo que ira fazer, crianças que vão a escola somente como intuito da merenda escolar. As crianças, na maioria das vezes são problemáticas. Oriundas de famílias de baixa renda e ás vezes nenhuma, filhos de pais analfabetos,violentos,sem nenhuma instrução psicológica, transferem para os filhos a mesma educação que receberam ou que a própria vida lhes tenha dado. Na minha opinião,a escola e um complemento da educação trazida de casa. Então, do que adianta você pegar uma coisa na escola se você vê outra completamente diferente em casa. É um trabalho árduo que exige muita força de vontade. Alfabetizar não é tarefa para qualquer um, tem que ter um verdadeiro preparo. Também é sabido que o trabalho de um professor de primeira fase é triplicado em relação aos demais professores,e que por esse motivo, seria necessário da-se o verdadeiro valor desse profissional e ser o melhor remunerado. Mas,com muita luta e força de vontade chegaremos lá, alcançando verdadeiro objetivo de "ALFABETIZAR".
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-09-16
2020-03-18T11:44:43Z
2020-03-18
2020-03-18T11:44:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12607
ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda. Relatório da Prática de Alfabetização. 1993. 69f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12607
identifier_str_mv ARAÚJO, Danusa Cléa Lacerda. Relatório da Prática de Alfabetização. 1993. 69f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744441967116288