A música e o cordel como recursos didáticos na abordagem do racismo no ensino de Sociologia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2023.dissertacao.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30858 |
Resumo: | Sabe-se que o racismo no Brasil se caracteriza como um problema social ainda muito latente no cotidiano de sua população. Esse problema social se expressa de muitas formas adquirindo, assim, contornos que podem defini-lo como estruturais, ou seja, uma questão que se agregou a cultura e tem sido combatida por meio de esclarecimentos e conscientização. Uma das expressões mais cruéis dos racismos compreende a evasão escolar. Estima-se que em um número de 10 alunos evadidos 7 são negros. Isso tem sido preocupante, visto que a educação é o principal veículo de ascensão social no Brasil. Dessa forma, entende-se assim, que 70 por cento da juventude negra perde esse mecanismo de melhoria de vida, o que agrava ainda mais as cicatrizes históricas da desigualdade social causada por questões raciais. Neste trabalho, discute-se o papel do professor de Sociologia como um agente promotor de debates e discussões no meio escolar voltado para a conscientização e esclarecimentos sobre o racismo no Brasil, assim como responsável por desenvolver metodologias de ensino que oportunizem a discussão sobre as questões raciais brasileiras. Para isso, foi feita uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, localizada no município de Esperança/PB, em que abordou a questão do racismo por meio da análise em sala de aula de músicas dos Racionais MC’s e de cordéis. Nesse sentido, nossa pesquisa caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e exploratório compreendendo em sua base teórica, também, uma pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa foi fundamentada nos conceitos e pressupostos de Fernandes (1988) e Almeida (2019), sobre a constituição do racismo no Brasil, assim como pelos trabalhos de Gil (2019), Richardson (2019), Zikmunds (2000) e Sá e Lemos (2017), acerca dos métodos de pesquisa na área de sociologia. Como resultado importante deste trabalho percebe-se que a pesquisa-ação realizada por meio, também, da intervenção pedagógica em uma turma de EJA, suscitou nos alunos a identificação com os contextos socais apresentados nas músicas dos Racionais MC’s e a literatura de cordel, na discussão sobre o racismo e seus aspectos, assim como na compreensão do conceito sociológico do racismo estrutural. Por fim, entende-se que este trabalho apresenta importante contribuição para os debates sobre a educação antirracista, assim como para a discussão sobre as estratégias pedagógicas no ensino de sociologia e na inserção de conceitos sociais importantes em sala de aula, sobretudo em turmas de EJA. |
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A música e o cordel como recursos didáticos na abordagem do racismo no ensino de Sociologia.Music and Cordel as didactic resources in approaching racism in Sociology teaching.Ensino de Sociologia – Ensino MédioMúsica e ensino de SociologiaLiteratura de cordel e ensino de SociologiaRacismo e ensino de Sociologia.Educação de Jovens e AdultosRecursos didáticos – música e literatura de cordelTeaching Sociology – High SchoolMusic and Sociology teachingCordel literature and sociology teachingRacism and Sociology teachingYouth and Adult EducationDidactic resources – music and cordel literatureSociologiaSabe-se que o racismo no Brasil se caracteriza como um problema social ainda muito latente no cotidiano de sua população. Esse problema social se expressa de muitas formas adquirindo, assim, contornos que podem defini-lo como estruturais, ou seja, uma questão que se agregou a cultura e tem sido combatida por meio de esclarecimentos e conscientização. Uma das expressões mais cruéis dos racismos compreende a evasão escolar. Estima-se que em um número de 10 alunos evadidos 7 são negros. Isso tem sido preocupante, visto que a educação é o principal veículo de ascensão social no Brasil. Dessa forma, entende-se assim, que 70 por cento da juventude negra perde esse mecanismo de melhoria de vida, o que agrava ainda mais as cicatrizes históricas da desigualdade social causada por questões raciais. Neste trabalho, discute-se o papel do professor de Sociologia como um agente promotor de debates e discussões no meio escolar voltado para a conscientização e esclarecimentos sobre o racismo no Brasil, assim como responsável por desenvolver metodologias de ensino que oportunizem a discussão sobre as questões raciais brasileiras. Para isso, foi feita uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, localizada no município de Esperança/PB, em que abordou a questão do racismo por meio da análise em sala de aula de músicas dos Racionais MC’s e de cordéis. Nesse sentido, nossa pesquisa caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e exploratório compreendendo em sua base teórica, também, uma pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa foi fundamentada nos conceitos e pressupostos de Fernandes (1988) e Almeida (2019), sobre a constituição do racismo no Brasil, assim como pelos trabalhos de Gil (2019), Richardson (2019), Zikmunds (2000) e Sá e Lemos (2017), acerca dos métodos de pesquisa na área de sociologia. Como resultado importante deste trabalho percebe-se que a pesquisa-ação realizada por meio, também, da intervenção pedagógica em uma turma de EJA, suscitou nos alunos a identificação com os contextos socais apresentados nas músicas dos Racionais MC’s e a literatura de cordel, na discussão sobre o racismo e seus aspectos, assim como na compreensão do conceito sociológico do racismo estrutural. Por fim, entende-se que este trabalho apresenta importante contribuição para os debates sobre a educação antirracista, assim como para a discussão sobre as estratégias pedagógicas no ensino de sociologia e na inserção de conceitos sociais importantes em sala de aula, sobretudo em turmas de EJA.It is known that racism in Brazil is characterized as a social problem that is still very latent in the daily life of its population. This social problem is expressed in many ways, thus acquiring contours that can define it as structural, that is, an issue that has been added to culture and has been fought through clarification and awareness. One of the cruelest expressions of racism comprises school evasion. It is estimated that out of 10 students who dropped out, 7 are black. This has been worrying given that education is the main vehicle for social ascension in Brazil. Thus, it is understood that 70 percent of black youth lose this life improvement mechanism, which further aggravates the historical scars of social inequality caused by racial issues. In this work, the role of the sociology teacher is discussed as an agent promoting debates and discussions in the school environment aimed at raising awareness and clarification about racism in Brazil, as well as being responsible for developing teaching methodologies that provide opportunities for discussion on issues Brazilian races. For this, a pedagogical intervention was carried out at the State Elementary and Middle School Irineu Joffily, located in the municipality of Esperança/PB, in which the issue of racism was addressed through the analysis in the classroom of songs by Racionais MC's and strings . In this sense, our research is characterized by being an action-research of a qualitative and exploratory nature, including in its theoretical basis, also, a bibliographical research. This research was based on the concepts and assumptions of Fernandes (1988) and Almeida (2019), on the constitution of racism in Brazil, as well as the works of Gil (2019), Richardson (2019), Zikmunds (2000) and Sá e Lemos (2017), about research methods in the area of sociology. As important results of this work, it is noticed that the action research carried out through, also, the pedagogical intervention in an EJA class, raised in the students the identification with the social contexts presented in the songs of the Racionais MC's and the cordel literature, in the discussion about racism and its aspects, as well as in the understanding of the sociological concept of structural racism. Finally, it is understood that this work presents an important contribution to the debates on anti-racist education, as well as to the discussion about pedagogical strategies in sociology teaching and the insertion of important social concepts in the classroom, especially in EJA classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGFARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.FARIAS, M. N. P.http://lattes.cnpq.br/6727443660180408FONSECA, Ivonildes da Silva.FONSECA, I. S.ARAGÃO, Patrícia Cristina de.ARAGÃO, P. C.SILVA, Júlio César Ferreira da.2023-06-202023-07-14T18:08:28Z2023-07-142023-07-14T18:08:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2023.dissertacao.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30858SILVA, Júlio Cesar Ferreira da. A música e o cordel como recursos didáticos na abordagem do racismo no ensino de Sociologia. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:12:35Zoai:localhost:riufcg/30858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:12:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Sabe-se que o racismo no Brasil se caracteriza como um problema social ainda muito latente no cotidiano de sua população. Esse problema social se expressa de muitas formas adquirindo, assim, contornos que podem defini-lo como estruturais, ou seja, uma questão que se agregou a cultura e tem sido combatida por meio de esclarecimentos e conscientização. Uma das expressões mais cruéis dos racismos compreende a evasão escolar. Estima-se que em um número de 10 alunos evadidos 7 são negros. Isso tem sido preocupante, visto que a educação é o principal veículo de ascensão social no Brasil. Dessa forma, entende-se assim, que 70 por cento da juventude negra perde esse mecanismo de melhoria de vida, o que agrava ainda mais as cicatrizes históricas da desigualdade social causada por questões raciais. Neste trabalho, discute-se o papel do professor de Sociologia como um agente promotor de debates e discussões no meio escolar voltado para a conscientização e esclarecimentos sobre o racismo no Brasil, assim como responsável por desenvolver metodologias de ensino que oportunizem a discussão sobre as questões raciais brasileiras. Para isso, foi feita uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, localizada no município de Esperança/PB, em que abordou a questão do racismo por meio da análise em sala de aula de músicas dos Racionais MC’s e de cordéis. Nesse sentido, nossa pesquisa caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e exploratório compreendendo em sua base teórica, também, uma pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa foi fundamentada nos conceitos e pressupostos de Fernandes (1988) e Almeida (2019), sobre a constituição do racismo no Brasil, assim como pelos trabalhos de Gil (2019), Richardson (2019), Zikmunds (2000) e Sá e Lemos (2017), acerca dos métodos de pesquisa na área de sociologia. Como resultado importante deste trabalho percebe-se que a pesquisa-ação realizada por meio, também, da intervenção pedagógica em uma turma de EJA, suscitou nos alunos a identificação com os contextos socais apresentados nas músicas dos Racionais MC’s e a literatura de cordel, na discussão sobre o racismo e seus aspectos, assim como na compreensão do conceito sociológico do racismo estrutural. Por fim, entende-se que este trabalho apresenta importante contribuição para os debates sobre a educação antirracista, assim como para a discussão sobre as estratégias pedagógicas no ensino de sociologia e na inserção de conceitos sociais importantes em sala de aula, sobretudo em turmas de EJA. |
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