Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Márcia Maria do.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram: construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados, extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos, selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus desobediência.
id UFCG_bf2c9060317856d71f05758a973abd90
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11912
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.From storytelling to representation: orality in focus as proposal applicable to the 9th year.Semiótica discursivaConto popularTeatroRetextualizaçãoLíngua portuguesa - ensinoDiscursive semioticsFolk taleTheaterRetextualizationPortuguese language - teachingLetras-Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram: construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados, extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos, selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus desobediência.This research aims to build an intervention proposal applicable to the 9th grade of Elementary School based on stories told by the people transposed to the theater. The actions designed to achieve this goal were: to build the theoretical framework of Discursive Semiotics, with emphasis on the Route Generative Sense; select among the popular tales already raised, the base corpus for the retextualization in theater script as a way of proposing a new enunciation; draw up a proposal for THEATER WORKSHOP: FROM POPULAR TALES TO REPRESENTATION applicable to the 9th grade of Middle School. The methodology adopted was the bibliographical, qualitative and applied research. The research universe consisted of 06 (six) tales read among the tales already raised and recorded, extracted from the book “Conto Popular e Comunidade Narrativa” by Francisco Assis de Sousa Lima (1985), and collected in the region of Cariri, in the state of Ceará. Among the stories read, we selected as corpus for the rewriting in Script as a proposal of representation in theater, the tale “As viagens de São Pedro à terra” enunciated by Dália Nunes de Brito. As a technical product, the research generated the workshop proposed by the third specific objective. As a result of this investigation, we point out: the prose form of the tale as a record of orality that was changed to script; the tale As viagens de São Pedro à terra presents three subjects, figuratively portrayed by the actors: God, St. Peter and the people, whose geographical narrative space is between heaven and earth, in an uncertain time that bears the verbal linguistic marks indicating present and past. The narrative tension we highlighted was: obedience versus disobedience.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA, Hérica Paiva.LIMA, Jaerly Dias Rolim de.NASCIMENTO, Márcia Maria do.2019-12-062020-02-14T09:58:48Z2020-02-142020-02-14T09:58:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912NASCIMENTO, Márcia Maria do. Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:53:57Zoai:localhost:riufcg/11912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:53:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
From storytelling to representation: orality in focus as proposal applicable to the 9th year.
title Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
spellingShingle Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
NASCIMENTO, Márcia Maria do.
Semiótica discursiva
Conto popular
Teatro
Retextualização
Língua portuguesa - ensino
Discursive semiotics
Folk tale
Theater
Retextualization
Portuguese language - teaching
Letras-Língua Portuguesa.
title_short Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
title_full Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
title_fullStr Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
title_full_unstemmed Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
title_sort Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
author NASCIMENTO, Márcia Maria do.
author_facet NASCIMENTO, Márcia Maria do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
PEREIRA, Hérica Paiva.
LIMA, Jaerly Dias Rolim de.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Márcia Maria do.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica discursiva
Conto popular
Teatro
Retextualização
Língua portuguesa - ensino
Discursive semiotics
Folk tale
Theater
Retextualization
Portuguese language - teaching
Letras-Língua Portuguesa.
topic Semiótica discursiva
Conto popular
Teatro
Retextualização
Língua portuguesa - ensino
Discursive semiotics
Folk tale
Theater
Retextualization
Portuguese language - teaching
Letras-Língua Portuguesa.
description Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram: construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados, extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos, selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus desobediência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2020-02-14T09:58:48Z
2020-02-14
2020-02-14T09:58:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912
NASCIMENTO, Márcia Maria do. Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912
identifier_str_mv NASCIMENTO, Márcia Maria do. Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744436366671872