Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram: construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados, extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos, selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus desobediência. |
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Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.From storytelling to representation: orality in focus as proposal applicable to the 9th year.Semiótica discursivaConto popularTeatroRetextualizaçãoLíngua portuguesa - ensinoDiscursive semioticsFolk taleTheaterRetextualizationPortuguese language - teachingLetras-Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram: construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados, extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos, selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus desobediência.This research aims to build an intervention proposal applicable to the 9th grade of Elementary School based on stories told by the people transposed to the theater. The actions designed to achieve this goal were: to build the theoretical framework of Discursive Semiotics, with emphasis on the Route Generative Sense; select among the popular tales already raised, the base corpus for the retextualization in theater script as a way of proposing a new enunciation; draw up a proposal for THEATER WORKSHOP: FROM POPULAR TALES TO REPRESENTATION applicable to the 9th grade of Middle School. The methodology adopted was the bibliographical, qualitative and applied research. The research universe consisted of 06 (six) tales read among the tales already raised and recorded, extracted from the book “Conto Popular e Comunidade Narrativa” by Francisco Assis de Sousa Lima (1985), and collected in the region of Cariri, in the state of Ceará. Among the stories read, we selected as corpus for the rewriting in Script as a proposal of representation in theater, the tale “As viagens de São Pedro à terra” enunciated by Dália Nunes de Brito. As a technical product, the research generated the workshop proposed by the third specific objective. As a result of this investigation, we point out: the prose form of the tale as a record of orality that was changed to script; the tale As viagens de São Pedro à terra presents three subjects, figuratively portrayed by the actors: God, St. Peter and the people, whose geographical narrative space is between heaven and earth, in an uncertain time that bears the verbal linguistic marks indicating present and past. The narrative tension we highlighted was: obedience versus disobedience.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA, Hérica Paiva.LIMA, Jaerly Dias Rolim de.NASCIMENTO, Márcia Maria do.2019-12-062020-02-14T09:58:48Z2020-02-142020-02-14T09:58:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912NASCIMENTO, Márcia Maria do. Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. 2019. 88f. 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