Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Amauri Morais.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236
Resumo: Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade.
id UFCG_bfbdbedd200b22c6138fbee31459f5da
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8236
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.Simple forms in the classroom: reading myths and fables in the 6th and 7th grades of elementary school.LeituraLetramento literárioLivro didáticoReadingLiterary literacyTextbookLetras.Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade.Esta investigación tiene como tema las actividades de lectura de los libros didácticos, que involucran a los géneros de formas simples mito y fábula. Objetiva, de forma general, el análisis de propuestas de actividades de lectura presentes en los libros didácticos, de los 6º y 7º año de la Enseñanza Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem de Balthasar, Figueiredo y Goulart (2015) y Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna y Vieira (2012). En concreto, pretendemos destacar la importancia de la lectura para la adquisición de habilidades interpretativas, elaborar dos propuestas de secuencia didáctica, sobre los géneros mito y fábula, que se presenten de forma lúdica, para complementar actividades de lectura presentes en los libros didácticos. Adoptamos una metodología bibliográfica / propositiva y documental: bibliográfica en cuanto a la presentación de teorías que abordan los temas de la investigación; ya que además de las propuestas de actividades, discutimos teorías vinculadas al mito y la fábula. Dos hipótesis fueron levantadas para que podamos crear ese trabajo: las actividades propuestas por los compendios pueden presentar equívocos, siendo uno de ellos la no explotación de los elementos realmente literarios de los textos. Usamos los métodos deductivos y dialécticos. Dedutivo porque partiremos de conceptos ampliamente difundidos sobre letramento para aplicar actividades del tipo y dialéctico porque la realidad está en constante cambio y eso altera nuestro nivel de letramento. Como resultado, presentamos un análisis sobre los libros didácticos, en que mostramos que algunas actividades de lectura no destacan el texto literario por sus características propias, por el contrario, utilizan para otros fines didácticos, el famoso texto como pretexto. Además, elaboramos dos propuestas de actividades que sirven de complemento para las actividades de los libros: un juego de tablero y una rueda de lectura. Nos basamos teóricamente en Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para la fábula, Soares (2005) y Cosson (2016). Producimos dos secuencias didácticas, en una de ellas hay un juego sobre mitología y en otra una rueda de lectura de fábulas. Estas dos secuencias didácticas deben ser usadas en la red pública municipal de Baixio-CE, así como en la formación de profesores de esa ciudad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790QUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROZ, Maria Eliete de.OLIVEIRA, Amauri Morais.2019-04-182019-10-18T22:05:12Z2019-10-182019-10-18T22:05:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T21:06:06Zoai:localhost:riufcg/8236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T21:06:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Simple forms in the classroom: reading myths and fables in the 6th and 7th grades of elementary school.
title Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
spellingShingle Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
OLIVEIRA, Amauri Morais.
Leitura
Letramento literário
Livro didático
Reading
Literary literacy
Textbook
Letras.
title_short Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
title_full Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
title_fullStr Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
title_sort Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
author OLIVEIRA, Amauri Morais.
author_facet OLIVEIRA, Amauri Morais.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Elri Bandeira de.
SOUSA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790
QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
QUEIROZ, Maria Eliete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Amauri Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Livro didático
Reading
Literary literacy
Textbook
Letras.
topic Leitura
Letramento literário
Livro didático
Reading
Literary literacy
Textbook
Letras.
description Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
2019-10-18T22:05:12Z
2019-10-18
2019-10-18T22:05:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236
OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236
identifier_str_mv OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744404976500736