Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade. |
id |
UFCG_bfbdbedd200b22c6138fbee31459f5da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8236 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.Simple forms in the classroom: reading myths and fables in the 6th and 7th grades of elementary school.LeituraLetramento literárioLivro didáticoReadingLiterary literacyTextbookLetras.Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade.Esta investigación tiene como tema las actividades de lectura de los libros didácticos, que involucran a los géneros de formas simples mito y fábula. Objetiva, de forma general, el análisis de propuestas de actividades de lectura presentes en los libros didácticos, de los 6º y 7º año de la Enseñanza Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem de Balthasar, Figueiredo y Goulart (2015) y Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna y Vieira (2012). En concreto, pretendemos destacar la importancia de la lectura para la adquisición de habilidades interpretativas, elaborar dos propuestas de secuencia didáctica, sobre los géneros mito y fábula, que se presenten de forma lúdica, para complementar actividades de lectura presentes en los libros didácticos. Adoptamos una metodología bibliográfica / propositiva y documental: bibliográfica en cuanto a la presentación de teorías que abordan los temas de la investigación; ya que además de las propuestas de actividades, discutimos teorías vinculadas al mito y la fábula. Dos hipótesis fueron levantadas para que podamos crear ese trabajo: las actividades propuestas por los compendios pueden presentar equívocos, siendo uno de ellos la no explotación de los elementos realmente literarios de los textos. Usamos los métodos deductivos y dialécticos. Dedutivo porque partiremos de conceptos ampliamente difundidos sobre letramento para aplicar actividades del tipo y dialéctico porque la realidad está en constante cambio y eso altera nuestro nivel de letramento. Como resultado, presentamos un análisis sobre los libros didácticos, en que mostramos que algunas actividades de lectura no destacan el texto literario por sus características propias, por el contrario, utilizan para otros fines didácticos, el famoso texto como pretexto. Además, elaboramos dos propuestas de actividades que sirven de complemento para las actividades de los libros: un juego de tablero y una rueda de lectura. Nos basamos teóricamente en Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para la fábula, Soares (2005) y Cosson (2016). Producimos dos secuencias didácticas, en una de ellas hay un juego sobre mitología y en otra una rueda de lectura de fábulas. Estas dos secuencias didácticas deben ser usadas en la red pública municipal de Baixio-CE, así como en la formación de profesores de esa ciudad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790QUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROZ, Maria Eliete de.OLIVEIRA, Amauri Morais.2019-04-182019-10-18T22:05:12Z2019-10-182019-10-18T22:05:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T21:06:06Zoai:localhost:riufcg/8236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T21:06:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Simple forms in the classroom: reading myths and fables in the 6th and 7th grades of elementary school. |
title |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. OLIVEIRA, Amauri Morais. Leitura Letramento literário Livro didático Reading Literary literacy Textbook Letras. |
title_short |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
title_full |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
title_sort |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
author |
OLIVEIRA, Amauri Morais. |
author_facet |
OLIVEIRA, Amauri Morais. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Elri Bandeira de. SOUSA, E. B. http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 QUEIROGA, Marcílio Garcia de. QUEIROZ, Maria Eliete de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Amauri Morais. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento literário Livro didático Reading Literary literacy Textbook Letras. |
topic |
Leitura Letramento literário Livro didático Reading Literary literacy Textbook Letras. |
description |
Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18 2019-10-18T22:05:12Z 2019-10-18 2019-10-18T22:05:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236 OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744404976500736 |