As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Carlos Augusto Barbosa.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876
Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e suas dificuldades, tendo em vista que a compreensão dessa ciência possibilita ao aluno uma leitura de mundo, bem como da vida e do espaço vivido. O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância da Geografia para as séries iniciais da escolaridade das crianças. Outra preocupação de análise foi conhecer as dificuldades de aprendizagem no processo de ensino da disciplina. A metodologia utilizada foi a qualitativa-analítica, além do levantamento bibliográfico – objetivando a revisão de literatura direcionada ao tema do trabalho. Os autores que embasam teoricamente este artigo são Batista (2004), Bezerra (2009), Bogo (2010), Callai (2005); Castro (2010), Demo (1993), Libâneo (2000), Fontanella (2007) Seagoe (1978), dentre outros. Em linhas gerais, constatamos que muitos discentes apresentam dificuldades de leitura e, consequentemente, de aprendizagem, o que está associado principalmente à falta de interesse na sala de aula, e constitui um desafio para a maioria dos docentes.
id UFCG_c04b15d6c6ed86fb060cb6cfea129e39
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35876
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.The difficulties of teaching Geography in the initial grades of elementary school.Ensino de GeografiaDificuldades de aprendizagemAprendizagem - dificuldadesEnsino fundamental - GeografiaTeaching GeographyLearning difficultiesLearning - difficultiesElementary school - GeographyPsicologia.O presente trabalho faz uma abordagem sobre o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e suas dificuldades, tendo em vista que a compreensão dessa ciência possibilita ao aluno uma leitura de mundo, bem como da vida e do espaço vivido. O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância da Geografia para as séries iniciais da escolaridade das crianças. Outra preocupação de análise foi conhecer as dificuldades de aprendizagem no processo de ensino da disciplina. A metodologia utilizada foi a qualitativa-analítica, além do levantamento bibliográfico – objetivando a revisão de literatura direcionada ao tema do trabalho. Os autores que embasam teoricamente este artigo são Batista (2004), Bezerra (2009), Bogo (2010), Callai (2005); Castro (2010), Demo (1993), Libâneo (2000), Fontanella (2007) Seagoe (1978), dentre outros. Em linhas gerais, constatamos que muitos discentes apresentam dificuldades de leitura e, consequentemente, de aprendizagem, o que está associado principalmente à falta de interesse na sala de aula, e constitui um desafio para a maioria dos docentes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-03T19:09:07Z2024-06-032024-06-03T19:09:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876SILVA, Carlos Augusto Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.. In: VII CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2021, Maceió - AL. Anais [...] Maceió: Realize, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876porSILVA, Carlos Augusto Barbosa.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T00:51:22Zoai:localhost:riufcg/35876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T00:51:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
The difficulties of teaching Geography in the initial grades of elementary school.
title As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Carlos Augusto Barbosa.
Ensino de Geografia
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem - dificuldades
Ensino fundamental - Geografia
Teaching Geography
Learning difficulties
Learning - difficulties
Elementary school - Geography
Psicologia.
title_short As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_sort As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Carlos Augusto Barbosa.
author_facet SILVA, Carlos Augusto Barbosa.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
author_role author
author2 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Carlos Augusto Barbosa.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem - dificuldades
Ensino fundamental - Geografia
Teaching Geography
Learning difficulties
Learning - difficulties
Elementary school - Geography
Psicologia.
topic Ensino de Geografia
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem - dificuldades
Ensino fundamental - Geografia
Teaching Geography
Learning difficulties
Learning - difficulties
Elementary school - Geography
Psicologia.
description O presente trabalho faz uma abordagem sobre o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e suas dificuldades, tendo em vista que a compreensão dessa ciência possibilita ao aluno uma leitura de mundo, bem como da vida e do espaço vivido. O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância da Geografia para as séries iniciais da escolaridade das crianças. Outra preocupação de análise foi conhecer as dificuldades de aprendizagem no processo de ensino da disciplina. A metodologia utilizada foi a qualitativa-analítica, além do levantamento bibliográfico – objetivando a revisão de literatura direcionada ao tema do trabalho. Os autores que embasam teoricamente este artigo são Batista (2004), Bezerra (2009), Bogo (2010), Callai (2005); Castro (2010), Demo (1993), Libâneo (2000), Fontanella (2007) Seagoe (1978), dentre outros. Em linhas gerais, constatamos que muitos discentes apresentam dificuldades de leitura e, consequentemente, de aprendizagem, o que está associado principalmente à falta de interesse na sala de aula, e constitui um desafio para a maioria dos docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-06-03T19:09:07Z
2024-06-03
2024-06-03T19:09:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876
SILVA, Carlos Augusto Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.. In: VII CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2021, Maceió - AL. Anais [...] Maceió: Realize, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876
identifier_str_mv SILVA, Carlos Augusto Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.. In: VII CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2021, Maceió - AL. Anais [...] Maceió: Realize, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623071920128