Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos, identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia. |
id |
UFCG_42b7bcf924adb011accdb37ba0fac192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9549 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.Teaching difficulties learning in the discipline of Geography in public schools, in the municipality of Aparecida-PB.Geografia - ensinoDificuldades de aprendizagemNovas ferramentas de ensinoMétodo tradicionalGeography - TeachingLearning difficultiesNew teaching toolsTraditional methodGeografia.O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos, identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia.The present work analyzes the main difficulties between teaching learning in two public schools, Severina Ferreira de Sousa Municipal School and the State School of Elementary and Secondary School Dr. Jose Gadelha, located in the city of Aparecida PB, the objective of this work is to investigate the possible causes that lead to either these difficulties occurring, approaching the teaching-learning relationship between student and teacher, thus presenting low learning in Geography, which can lead to a disinterest of students in this discipline. The work was done in the form of debates and questionnaires, based on the results obtained in the debates and the answers of the questionnaires, graphs were elaborated with the main answers of the students, identifying several factors that caused the difficulties, such as: distance from home to school , the teaching method of the discipline that is still rooted in traditionalism, the disinterest of the students for finding the discipline tedious, the poor training of the teacher who teaches the discipline. Among other problems that may lead the students of such schools to disinterest for the discipline of Geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027GOMES, Henaldo Moraes.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.SILVA, Alan César Furtunato da.2019-07-032019-11-26T16:40:27Z2019-11-262019-11-26T16:40:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:40:17Zoai:localhost:riufcg/9549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. Teaching difficulties learning in the discipline of Geography in public schools, in the municipality of Aparecida-PB. |
title |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
spellingShingle |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. SILVA, Alan César Furtunato da. Geografia - ensino Dificuldades de aprendizagem Novas ferramentas de ensino Método tradicional Geography - Teaching Learning difficulties New teaching tools Traditional method Geografia. |
title_short |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
title_full |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
title_fullStr |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
title_sort |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
author |
SILVA, Alan César Furtunato da. |
author_facet |
SILVA, Alan César Furtunato da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. PESSOA, Rodrigo Bezerra. http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 GOMES, Henaldo Moraes. SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Alan César Furtunato da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - ensino Dificuldades de aprendizagem Novas ferramentas de ensino Método tradicional Geography - Teaching Learning difficulties New teaching tools Traditional method Geografia. |
topic |
Geografia - ensino Dificuldades de aprendizagem Novas ferramentas de ensino Método tradicional Geography - Teaching Learning difficulties New teaching tools Traditional method Geografia. |
description |
O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos, identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2019-11-26T16:40:27Z 2019-11-26 2019-11-26T16:40:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549 SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744416204652544 |