Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Filho, Warner Studart
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4421
Resumo: O estudo analisa a percepção do consumidor no segmento varejo da construção civil na cidade do Rio de Janeiro durante o processo de compra no setor varejista do segmento de material de construção. No setor há muitos investimentos dentro da cadeia produtiva tanto pelas indústrias que fornecem material para o segmento, como pelos próprios varejistas, porém poucos estudos sobre como o consumidor neste segmento se comporta no processo de compra. Todavia a expectativa deste consumidor nem sempre é atendida gerando perdas nos investimentos e frustação. O objetivo desta pesquisa é oferecer um estudo com o intuito de entender as demandas destes consumidores, verificando se há alinhamento com os lojistas, através de uma análise comparativa com pesquisa exploratória e descritiva, foi considerado neste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado nos consumidores após o processo de compra. Paralelamente, foi realizada pesquisa com o executivo responsável pelo varejo. Na análise dos resultados, verificou-se que embora haja sinergia em alguns pontos, nem sempre as expectativas destes consumidores são atendidas, com isso há perdas e oportunidades de melhoria. A relevância deste trabalho é trazer a reflexão ao segmento e apresentar uma proposta de melhoria contribuindo para o maior desenvolvimento do setor, no que tange o comportamento do consumidor. Podendo através disso atender a expectativa do consumidor e obter melhor resultado dos investimentos do varejista e indústria.
id UFF-2_40a0cea6bf890986b30033034d64667b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4421
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de JaneiroVarejoMaterial de construçãoComportamento do consumidorConstrução civilMarketing e vendasComportamento do consumidorConstrução civilVarejoMaterial de construçãoRetailConstructionConsumer behaviourManagement modelMarketing and salesO estudo analisa a percepção do consumidor no segmento varejo da construção civil na cidade do Rio de Janeiro durante o processo de compra no setor varejista do segmento de material de construção. No setor há muitos investimentos dentro da cadeia produtiva tanto pelas indústrias que fornecem material para o segmento, como pelos próprios varejistas, porém poucos estudos sobre como o consumidor neste segmento se comporta no processo de compra. Todavia a expectativa deste consumidor nem sempre é atendida gerando perdas nos investimentos e frustação. O objetivo desta pesquisa é oferecer um estudo com o intuito de entender as demandas destes consumidores, verificando se há alinhamento com os lojistas, através de uma análise comparativa com pesquisa exploratória e descritiva, foi considerado neste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado nos consumidores após o processo de compra. Paralelamente, foi realizada pesquisa com o executivo responsável pelo varejo. Na análise dos resultados, verificou-se que embora haja sinergia em alguns pontos, nem sempre as expectativas destes consumidores são atendidas, com isso há perdas e oportunidades de melhoria. A relevância deste trabalho é trazer a reflexão ao segmento e apresentar uma proposta de melhoria contribuindo para o maior desenvolvimento do setor, no que tange o comportamento do consumidor. Podendo através disso atender a expectativa do consumidor e obter melhor resultado dos investimentos do varejista e indústria.The study analyzes consumer perception of retail in construction in the city of Rio de Janeiro during the purchase process in the retail sector of the construction materials segment. In the industry for many investments in the production chain both by industries that provide materials for the segment, as the retailers themselves, but few studies on how the consumer in this segment behaves in the buying process. But the expectation of the consumer is not always met generating investment losses and frustration. The objective of this research is to offer a study in order to understand the demands of these consumers, checking for alignment with the tenants through a comparative analysis with exploratory and descriptive research. It was considered in this study the literature and case study. The research instrument was questionnaire on consumers after the purchase process, parallel research was carried out with the executive responsible for retail. In analyzing the results, it was found that although there is synergy in some places, not always the expectations of the consumer is satisfied with this for losses and improvement opportunities. The relevance of this work is to bring the reflection to the segment and present a proposal to improve contributing to the further development of the sector, in terms of consumer behavior. Being able to through this meet consumer expectation and best results of the retailer's investment and industry.Universidade Federal FluminenseNiteróiVieira Neto, JulioFrança, Sergio Luiz BragaMelo, Valdir Agustinho deMaia Filho, Warner Studart2017-09-05T13:55:20Z2017-09-05T13:55:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4421Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:19Zoai:app.uff.br:1/4421Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
title Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
spellingShingle Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
Maia Filho, Warner Studart
Varejo
Material de construção
Comportamento do consumidor
Construção civil
Marketing e vendas
Comportamento do consumidor
Construção civil
Varejo
Material de construção
Retail
Construction
Consumer behaviour
Management model
Marketing and sales
title_short Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
title_full Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
title_fullStr Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
title_sort Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
author Maia Filho, Warner Studart
author_facet Maia Filho, Warner Studart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira Neto, Julio
França, Sergio Luiz Braga
Melo, Valdir Agustinho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Filho, Warner Studart
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Material de construção
Comportamento do consumidor
Construção civil
Marketing e vendas
Comportamento do consumidor
Construção civil
Varejo
Material de construção
Retail
Construction
Consumer behaviour
Management model
Marketing and sales
topic Varejo
Material de construção
Comportamento do consumidor
Construção civil
Marketing e vendas
Comportamento do consumidor
Construção civil
Varejo
Material de construção
Retail
Construction
Consumer behaviour
Management model
Marketing and sales
description O estudo analisa a percepção do consumidor no segmento varejo da construção civil na cidade do Rio de Janeiro durante o processo de compra no setor varejista do segmento de material de construção. No setor há muitos investimentos dentro da cadeia produtiva tanto pelas indústrias que fornecem material para o segmento, como pelos próprios varejistas, porém poucos estudos sobre como o consumidor neste segmento se comporta no processo de compra. Todavia a expectativa deste consumidor nem sempre é atendida gerando perdas nos investimentos e frustação. O objetivo desta pesquisa é oferecer um estudo com o intuito de entender as demandas destes consumidores, verificando se há alinhamento com os lojistas, através de uma análise comparativa com pesquisa exploratória e descritiva, foi considerado neste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado nos consumidores após o processo de compra. Paralelamente, foi realizada pesquisa com o executivo responsável pelo varejo. Na análise dos resultados, verificou-se que embora haja sinergia em alguns pontos, nem sempre as expectativas destes consumidores são atendidas, com isso há perdas e oportunidades de melhoria. A relevância deste trabalho é trazer a reflexão ao segmento e apresentar uma proposta de melhoria contribuindo para o maior desenvolvimento do setor, no que tange o comportamento do consumidor. Podendo através disso atender a expectativa do consumidor e obter melhor resultado dos investimentos do varejista e indústria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-05T13:55:20Z
2017-09-05T13:55:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4421
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4421
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838709528133632