Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496 |
Resumo: | A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade. |
id |
UFCG_c09599e77561617b23f094b1e7e2065a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15496 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB.Serviços ContábeisQualidadeComércio Varejista de Material de ConstruçãoAccounting ServicesQualityRetail Trade of Construction MaterialCiências ContábeisA qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.The quality as it is known today, it appeared from an evolutionary process along the times, structured from the decade of 1960 on and reaching its peak in the decade of 1980, when the companies began to reflect about the implantation of the quality as effective form in the productive processes. In that way, the problem that was centered that study is following: What are the satisfaction requirements in the companies of the retail trade section of construction material in the municipal district of Sousa-PB, in relation to the services offered by the accounting professional? The used methodology was composed by techniques of the descriptive statistics and by the factorial analysis. The focus of the section was centered in the companies of the retail segment of the construction material trade, from the months of September to October of 2008. For that, a questionnaire was used with assertions to detect the quality of the accounting services rendered by the accounting professionals. The results indicate that: the accounting information elaborated for the aid of the decisions of those companies, they are not serving as aid as they should, because only 29,2% considered very good and 33,3% good. Most of the accounting professionals is not providing to the companies their main objective, that is to generate relevant information to take a decision, fact that can commit the quality of the service used. 3 factors were found: the factor 1 related the trust, agility and interest in rendering the accounting service; the factor 2 related to the competence, updating and professional ethics; and the factor 3 to accounting fees and elaborated information, demonstrating that according to the interviewed managers' feeling those are the variables that should be considered as relevant in the accounting service.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGCARVALHO, José Ribamar Marques de.CARVALHO, J. R. M.http://lattes.cnpq.br/6335184086197610MARTINS, Joana D'arc Medeiros.MEIRA, Nadflânia Duarte.TOMAZ, Francilene Araujo Silva.2008-12-112020-09-22T09:51:44Z2020-09-222020-09-22T09:51:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-03T20:48:02Zoai:localhost:riufcg/15496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-03T20:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB. |
title |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
spellingShingle |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Serviços Contábeis Qualidade Comércio Varejista de Material de Construção Accounting Services Quality Retail Trade of Construction Material Ciências Contábeis |
title_short |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
title_full |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
title_fullStr |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
title_full_unstemmed |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
title_sort |
Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. |
author |
TOMAZ, Francilene Araujo Silva. |
author_facet |
TOMAZ, Francilene Araujo Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARVALHO, José Ribamar Marques de. CARVALHO, J. R. M. http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 MARTINS, Joana D'arc Medeiros. MEIRA, Nadflânia Duarte. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TOMAZ, Francilene Araujo Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços Contábeis Qualidade Comércio Varejista de Material de Construção Accounting Services Quality Retail Trade of Construction Material Ciências Contábeis |
topic |
Serviços Contábeis Qualidade Comércio Varejista de Material de Construção Accounting Services Quality Retail Trade of Construction Material Ciências Contábeis |
description |
A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-11 2020-09-22T09:51:44Z 2020-09-22 2020-09-22T09:51:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496 TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496 |
identifier_str_mv |
TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744464831315968 |