Textura, atrito e seus indicadores: uma inspeção na pista do Aeroporto Presidente João Suassuna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Igo Maxwel Pereira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23535
Resumo: A culpa lastreada em desastres aeronáuticos nunca é um fim em si mesma. E estes detinham-se presentes até nos primórdios da Aviação Comercial. Muito depois, descoberta a junção holística estabelecida em décadas de avanços científicos e alinhada no conjunto “Fenomenologia Climática – Atuação Humana – Fator Tecnológico Veicular (aviões, helicópteros etc.) & Incorporação Supra e Infraestrutural”, pode-se hoje falar em “Gerenciamento Operacional de Voos” e, dentro deste, a “Gestão de Pavimentos Aeroportuários” como uma união de práticas concessivas a uma boa e segura trafegabilidade, sobretudo em solo, desse tipo de meio de transporte. Sabe-se, por dados da Boeing de 2007 a 2016, que 78% dos acidentes aeronáuticos fatais reside nas premências das subidas e descidas das aeronaves, incluindo os instantes de manobras em terra. O que, por si só, já se torna ponto crucial numa justificativa plausível para estudos de causas e efeitos sob a percepção concreta (no costumeiro, em mídias, imprensa e afins) dessas ocorrências (um dos objetivos deste trabalho), também se ramifica cada vez mais e, do ponto de vista da Engenharia Civil, segue aprofundando-se nos conformes estruturais gerais dos aeroportos. Põe-se à luz, então, um amplo objeto de estudos aqui: os Sistemas de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários (SGPA), diretamente interligados a essas fases de pousos e decolagens, sob o contexto das Infraestruturas necessárias a tal. Internamente a este vasto patamar de pesquisas, emerge a categoria de “avaliação das condições superficiais (ou funcionais)” das pistas de aterrizagens. Isto é, a partir de critérios de base, como Serventia (Conforto), Irregularidades e assimetrias, relações de (Macro & Micro) Textura, Índices de Fricção e demais valores parametrizados nacional e internacionalmente, é possível estabelecer níveis controlados de usabilidade, Atrito, ou Aderência Pneu-Pavimento, tais que se evite derrapagens em momentos críticos para o piloto e para o veículo aéreo em questão, consequentemente, também, evitando incidentes ou acidentes decorrentes disso. Tão logo, neste, objetivou-se (especificamente) realizar uma inspeção na pista do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB), de modo a examinar se a Macro-textura, a Micro-textura e o Coeficiente de Atrito de seu pavimento principal atendiam às especificidades técnicas exigidas por normas para assegurar um tráfego estável, classificando-as nos espectros particulares de cada uma e verificando se suas alterações (leves, equilibradas ou abruptas) conciliavam-se com a práxis antiderrapante exigida à via. Para tanto, houve a realização de ensaios in loco identificados como “Ensaio de Atrito Cinético com o Pêndulo Britânico” e “Ensaio de Altura Média da Mancha de Areia”, apurando Micro-textura e Macro-textura, respectivamente, e vindo a conjugar os seus resultados no Índice de Atrito Internacional (IFI), segundo metodologias padrão. Disto, pôde-se tirar, em argumentos gráficos, fotográficos e discursivos, como os atributos encontrados, embora, porventura, em limiar mínimo, repercutem claramente na gerência da pista do Aeroporto João Suassuna, rentes aos bons hábitos de prevenção à aquaplanagem.
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E estes detinham-se presentes até nos primórdios da Aviação Comercial. Muito depois, descoberta a junção holística estabelecida em décadas de avanços científicos e alinhada no conjunto “Fenomenologia Climática – Atuação Humana – Fator Tecnológico Veicular (aviões, helicópteros etc.) & Incorporação Supra e Infraestrutural”, pode-se hoje falar em “Gerenciamento Operacional de Voos” e, dentro deste, a “Gestão de Pavimentos Aeroportuários” como uma união de práticas concessivas a uma boa e segura trafegabilidade, sobretudo em solo, desse tipo de meio de transporte. Sabe-se, por dados da Boeing de 2007 a 2016, que 78% dos acidentes aeronáuticos fatais reside nas premências das subidas e descidas das aeronaves, incluindo os instantes de manobras em terra. O que, por si só, já se torna ponto crucial numa justificativa plausível para estudos de causas e efeitos sob a percepção concreta (no costumeiro, em mídias, imprensa e afins) dessas ocorrências (um dos objetivos deste trabalho), também se ramifica cada vez mais e, do ponto de vista da Engenharia Civil, segue aprofundando-se nos conformes estruturais gerais dos aeroportos. Põe-se à luz, então, um amplo objeto de estudos aqui: os Sistemas de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários (SGPA), diretamente interligados a essas fases de pousos e decolagens, sob o contexto das Infraestruturas necessárias a tal. Internamente a este vasto patamar de pesquisas, emerge a categoria de “avaliação das condições superficiais (ou funcionais)” das pistas de aterrizagens. Isto é, a partir de critérios de base, como Serventia (Conforto), Irregularidades e assimetrias, relações de (Macro & Micro) Textura, Índices de Fricção e demais valores parametrizados nacional e internacionalmente, é possível estabelecer níveis controlados de usabilidade, Atrito, ou Aderência Pneu-Pavimento, tais que se evite derrapagens em momentos críticos para o piloto e para o veículo aéreo em questão, consequentemente, também, evitando incidentes ou acidentes decorrentes disso. Tão logo, neste, objetivou-se (especificamente) realizar uma inspeção na pista do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB), de modo a examinar se a Macro-textura, a Micro-textura e o Coeficiente de Atrito de seu pavimento principal atendiam às especificidades técnicas exigidas por normas para assegurar um tráfego estável, classificando-as nos espectros particulares de cada uma e verificando se suas alterações (leves, equilibradas ou abruptas) conciliavam-se com a práxis antiderrapante exigida à via. Para tanto, houve a realização de ensaios in loco identificados como “Ensaio de Atrito Cinético com o Pêndulo Britânico” e “Ensaio de Altura Média da Mancha de Areia”, apurando Micro-textura e Macro-textura, respectivamente, e vindo a conjugar os seus resultados no Índice de Atrito Internacional (IFI), segundo metodologias padrão. Disto, pôde-se tirar, em argumentos gráficos, fotográficos e discursivos, como os atributos encontrados, embora, porventura, em limiar mínimo, repercutem claramente na gerência da pista do Aeroporto João Suassuna, rentes aos bons hábitos de prevenção à aquaplanagem.The guilt backed in aeronautical disasters is never an end in itself. And these were held even in the early days of Commercial Aviation. Much later, we discovered the holistic junction established in decades of scientific advances and aligned in the set “Climate Phenomenology – Human Performance – Vehicular Technological Factor (airplanes, helicopters etc.) & Supra and Infrastructural Incorporation”, we can now talk about “Operational Flight Management” and, within this, “Airport Pavement Management” as a union of concessional practices to a good and safe trafficability, especially in soil, of this type of means of transport. It is known, by Boeing data from 2007 to 2016, that 78% of fatal aeronautical accidents are due to the premences of the aircraft climbing and downhill, including the instants of ground manoeuvres. What, by itself, becomes a crucial point in a plausible justification for studies of causes and effects under the concrete perception (in the customary, in media, press and related) of these occurrences (one of the objectives of this work), it also branches increasingly and, from the standpoint of Civil Engineering, it continues to deepen the general structural compliance of airports. In the light, then, a broad object of studies here: the Airport Floor Management Systems (SGPA), directly interconnected to these phases of landings and takeoffs, under the context of the Infrastructures necessary to such. Internally to this vast level of research, emerges the category of “evaluation of the superficial (or functional) conditions” of the landing lanes. That is, based on basic criteria, such as Serventia (Comfort), Irregularities and asymmetries, relationships of (Macro & Micro) Texture, Friction Indices and other national and internationally parameterized values, it is possible to establish controlled levels of usability, Friction, or Tyre-Pavement Adhesion, such that avoid skidding at critical moments for the pilot and for the aerial vehicle in question, consequently, also, avoiding incidents or accidents arising from it. As soon, as the objective was to (specifically) carry out an inspection on the runway of the Presidente João Suassuna Airport in Campina Grande (PB), in order to examine whether Macrotexture, Microtexture and the Coefficient of Friction of its main pavement met the technical specificities required by standards to ensure stable traffic, classising them in the particular spectra of each and verifying whether their changes (light, balanced or abrupts) were reconciled with the anti-slip praxis required to via. For this purpose, there was the realization of in loco assays identified as “Kinetic Friction Test with the British Pendulum” and “Medium Height Test of Sand Stain”, determining Microtexture and Macrotexture, respectively, and being conjugate their results in International Friction Index (IFI), according to standard methodologies. From this, it was possible to draw, in graphic, photographic and discursive arguments, as the attributes found, although, perhaps, at a minimum threshold, they reflected clearly in the management of the runway of João Suassuna Airport, with the good habits of prevention to aquaplaning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673ARAÚJO, Igo Maxwel Pereira.2019-08-052022-02-14T20:17:46Z2022-02-142022-02-14T20:17:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23535ARAÚJO, Igo Maxwel Pereira. Textura, atrito e seus indicadores: uma inspeção na pista do Aeroporto Presidente João Suassuna. 2019. 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-14T20:18:30Zoai:localhost:riufcg/23535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-14T20:18:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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ARAÚJO, Igo Maxwel Pereira.
Aeroporto Presidente João Suassuna - Campina Grande - PB
Pavimentação
Pavimentos aeroportuários
Gestão de pavimentos aeroportuários
Derrapagem
Atrito
Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários - SPGA
Ensaio de atrito cinético com o pêndulo Britânico
Ensaio da altura média da mancha da areia
Índice de Atrito Internacional - IFI
Interface Pneu-pavimento
Camada porosa de atrito
Presidente João Suassuna Airport - Campina Grande - PB
Paving
Airport floors
Airport pavement management
Skid
Friction
Airport Pavement Management System - SPGA
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Engenharia Civil
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