Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NHAGA, José.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender as formas de conflito e adaptação e outras sociabilidades vivenciadas pelos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras-PB. Procurou-se caracterizar a origem social e geografica dos jovens alunos do CAVN; identificar as manifestações culturais entre os jovens alunos; as suas diferenças com as outras pessoas estranhas e como se relacionam no dia-a-dia da instituição escolar. Para isso, partimos da constatação de diferenças existentes entre alunos que vieram da zona rural e aqueles oriundos da zona urbana, bem como das diferenças entre aqueles que são da mesorregião do brejo paraibano e os oriundos do sertão paraibano ou de outros estados da federação. O grupo observado foi composto por estudantes no CAVN, na faixa etária de 14 a 23 anos, que buscam oportunidades de formação profissional nas áreas técnicas. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, através da catalogação de fichas individuais, observação do cotidiano e realização de entrevistas. Na analise qualitativa, fizemos uso das teorias de Elias (2000), Simmel (2005; 2006), Bourdieu (2001; 2005; 2006) e Goffman (1980; 1988). Na conclusão, afirmamos que os jovens conseguem conviver com novas alternativas encontradas no dia-a-dia do CAVN de maneira paradoxal, com relações e aceitações das novas condições de interação. As relações estabelecidas durante o tempo de permanência dos estudantes no ano escolar se fazem em meio a regras institucionais e descumprimentos das mesmas; em meio a conflitos das mais variadas ordens, individuais e coletivos, e essas experiencias são importantes para o processo de formação dos jovens cidadãos.
id UFCG_c3058d45a1bd439485edcc6b2c243d67
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4441
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.Sociabilities, conflicts and adaptations among students of the Vidal College of Negreiros (CAVN) in Bananeiras-PB.Cultura - JuventudeIdentidade CulturalDiversidadeSociabilidadeResidência EstudantilCulture - YouthCultural IdentityDiversitySociabilityStudent ResidenceEste trabalho teve como objetivo analisar e compreender as formas de conflito e adaptação e outras sociabilidades vivenciadas pelos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras-PB. Procurou-se caracterizar a origem social e geografica dos jovens alunos do CAVN; identificar as manifestações culturais entre os jovens alunos; as suas diferenças com as outras pessoas estranhas e como se relacionam no dia-a-dia da instituição escolar. Para isso, partimos da constatação de diferenças existentes entre alunos que vieram da zona rural e aqueles oriundos da zona urbana, bem como das diferenças entre aqueles que são da mesorregião do brejo paraibano e os oriundos do sertão paraibano ou de outros estados da federação. O grupo observado foi composto por estudantes no CAVN, na faixa etária de 14 a 23 anos, que buscam oportunidades de formação profissional nas áreas técnicas. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, através da catalogação de fichas individuais, observação do cotidiano e realização de entrevistas. Na analise qualitativa, fizemos uso das teorias de Elias (2000), Simmel (2005; 2006), Bourdieu (2001; 2005; 2006) e Goffman (1980; 1988). Na conclusão, afirmamos que os jovens conseguem conviver com novas alternativas encontradas no dia-a-dia do CAVN de maneira paradoxal, com relações e aceitações das novas condições de interação. As relações estabelecidas durante o tempo de permanência dos estudantes no ano escolar se fazem em meio a regras institucionais e descumprimentos das mesmas; em meio a conflitos das mais variadas ordens, individuais e coletivos, e essas experiencias são importantes para o processo de formação dos jovens cidadãos.This research work aims at analyzing and understanding the forms of conflicts and adaptation as well as sociability experienced by students Vidal de Negreiros Agricultural School (CAVN) in Bananeiras-PB. One tried to feature both social and geographical origin of young students from CAVN, to identify the cultural manifestations of those students, their differences toward strange people, and how they interact during the daily school activities. Thus, we have taken into account the finding of existent differences between students from countryside and those from the city, as well as the differences among students who are from mesoregion Paraiba swamp, those from the interior of Paraiba state, and other states of Brazil. The observed group was comprised by students aged between 14 and 23 years old, who seek opportunities of professional qualification in technical fields. The research methodology was carried out by utilizing both qualitative and quantitative procedures through cataloging of individual records, observation of everyday activities and interviews. In the qualitative analysis, the theories of Elias, Simmel, Bourdieu and Goffman have been utilized. Regarding conclusions, it has been asserted that young people can live together with new alternatives found within CAVN daily activities in a paradoxical way with reactions and acceptance of new conditions of interaction. The relation interactions established during a period of students' permanence in a school year occur in a context of institutional rules and their noncompliance within a context of conflicts of several sorts, such as individual and the whole group. These experiences are important to the development process of young citizens.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGSILVA, Vanderlan Francisco.SILVA, V. F.http://lattes.cnpq.br/0640011315166109SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.OLIVEIRA, Hilderline Câmara.ZEFERINO, Rogério Humberto.LOPES JÚNIOR, Edmilson.NHAGA, José.2014-082019-06-19T13:42:42Z2019-06-192019-06-19T13:42:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441NHAGA, José. Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. 2014. 81f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-26T23:44:26Zoai:localhost:riufcg/4441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-26T23:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
Sociabilities, conflicts and adaptations among students of the Vidal College of Negreiros (CAVN) in Bananeiras-PB.
title Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
spellingShingle Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
NHAGA, José.
Cultura - Juventude
Identidade Cultural
Diversidade
Sociabilidade
Residência Estudantil
Culture - Youth
Cultural Identity
Diversity
Sociability
Student Residence
title_short Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
title_full Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
title_fullStr Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
title_full_unstemmed Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
title_sort Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
author NHAGA, José.
author_facet NHAGA, José.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Vanderlan Francisco.
SILVA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/0640011315166109
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
OLIVEIRA, Hilderline Câmara.
ZEFERINO, Rogério Humberto.
LOPES JÚNIOR, Edmilson.
dc.contributor.author.fl_str_mv NHAGA, José.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura - Juventude
Identidade Cultural
Diversidade
Sociabilidade
Residência Estudantil
Culture - Youth
Cultural Identity
Diversity
Sociability
Student Residence
topic Cultura - Juventude
Identidade Cultural
Diversidade
Sociabilidade
Residência Estudantil
Culture - Youth
Cultural Identity
Diversity
Sociability
Student Residence
description Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender as formas de conflito e adaptação e outras sociabilidades vivenciadas pelos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras-PB. Procurou-se caracterizar a origem social e geografica dos jovens alunos do CAVN; identificar as manifestações culturais entre os jovens alunos; as suas diferenças com as outras pessoas estranhas e como se relacionam no dia-a-dia da instituição escolar. Para isso, partimos da constatação de diferenças existentes entre alunos que vieram da zona rural e aqueles oriundos da zona urbana, bem como das diferenças entre aqueles que são da mesorregião do brejo paraibano e os oriundos do sertão paraibano ou de outros estados da federação. O grupo observado foi composto por estudantes no CAVN, na faixa etária de 14 a 23 anos, que buscam oportunidades de formação profissional nas áreas técnicas. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, através da catalogação de fichas individuais, observação do cotidiano e realização de entrevistas. Na analise qualitativa, fizemos uso das teorias de Elias (2000), Simmel (2005; 2006), Bourdieu (2001; 2005; 2006) e Goffman (1980; 1988). Na conclusão, afirmamos que os jovens conseguem conviver com novas alternativas encontradas no dia-a-dia do CAVN de maneira paradoxal, com relações e aceitações das novas condições de interação. As relações estabelecidas durante o tempo de permanência dos estudantes no ano escolar se fazem em meio a regras institucionais e descumprimentos das mesmas; em meio a conflitos das mais variadas ordens, individuais e coletivos, e essas experiencias são importantes para o processo de formação dos jovens cidadãos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08
2019-06-19T13:42:42Z
2019-06-19
2019-06-19T13:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
NHAGA, José. Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. 2014. 81f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
identifier_str_mv NHAGA, José. Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. 2014. 81f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377494372352