Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento histórico da fase inicial, denominada “pré-piloto”, do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal brasileiro que, como a denominação indica é a concretização de uma proposta governamental em atender a necessária inclusão digital que por extensão torna-se inclusão social. Essa Inclusão Digital é mais que o acesso aos computadores, a internet é compreendida como a apropriação tecnológica como uma ferramenta facilitadora na vida de quem as usas. O Brasil mesmo ainda registrando numero baixo de residencias que possuem computador, sempre aparece como um dos países de destaques no acesso a rede mundial de computadores – a internet. Hoje o Brasil conta com mais de 30 milhões de usuários na rede, sendo o quinto país no ranking mundial com maior números de conexões na internet. Vale ressaltar que em nosso entendimento a inclusão social plena passa também por outros itens além desse, o de dotar o estudante de um computador e dos ensinamentos para que o mesmo possa manuseá-los. Todavia, a aquisição dessa ferramenta tecnológica é fundamental para os acessos decorrentes seja no universo escolar, nas transações comerciais e em outros âmbitos sociais. Acerca da conceituação de exclusão social, diz Nascimento (1997,p.88) que há um “abuso” deste termo que inclusive é polissêmico e dessa forma “termina por não servir a quase nada.” Assim, este mesmo autor pontua:”O campo teórico da exclusão é múltiplo. Tanto pode ser definido como o campo de estudo das desigualdades sociais, quanto do estigma ou mesmo da sociologia do desvio”. Para o nosso objetivo. a exclusão social é entendida como desigualdade social e o estigma vem junto. No momento histórico, mais precisamente a partir dos anos de 1970 com as “mudanças tecnológicas” a sociedade se encaminha para ser a da “informação” e havendo pessoas fora dessa sociedade ocorre uma estigmatização, sobretudo porque como infere Nascimento (1997,p.89): A dimensão mais central nos estudos em torno da exclusão é ainda a econômica,e,mais precisamente, a do mercado de trabalho.A maioria dos estudos relacionam sempre as situações de exclusão com o crescimento do desemprego e, por conseqüência, com o aumento da desigualdade social. Focando o UCA, diremos que o período pré-piloto teve início em 2005, quando Nicholas Negroponte, um dos idealizadores do projeto OLPC (One Laptop per child – Um laptop por criança), apresentou o protótipo do laptop ao presidente Lula, até 2007 quando foram iniciadas as implementações do UCA em cinco escolas públicas brasileiras, em caráter experimental, visando avaliar o uso dos laptops pelos estudantes em sala de aula. |
id |
UFCG_c30e49c74e103b225a83c3cc9997444e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34172 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil.Getting along with Ukinha: history of the first steps of the One Computer per Student (UCA) project in Brazil.Projeto Um Computador por Aluno - BrasilUkinha - laptop educacionalUCA - Projeto Um Computador por Aluno - BrasilInclusão digitalPolítica de inclusão digitalEducação e inclusão digitalInformática na educaçãoOne Computer per Student Project - BrazilUCA - One Computer per Student Project - BrazilDigital inclusionDigital inclusion policyEducation and digital inclusionIT in educationHistória.Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento histórico da fase inicial, denominada “pré-piloto”, do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal brasileiro que, como a denominação indica é a concretização de uma proposta governamental em atender a necessária inclusão digital que por extensão torna-se inclusão social. Essa Inclusão Digital é mais que o acesso aos computadores, a internet é compreendida como a apropriação tecnológica como uma ferramenta facilitadora na vida de quem as usas. O Brasil mesmo ainda registrando numero baixo de residencias que possuem computador, sempre aparece como um dos países de destaques no acesso a rede mundial de computadores – a internet. Hoje o Brasil conta com mais de 30 milhões de usuários na rede, sendo o quinto país no ranking mundial com maior números de conexões na internet. Vale ressaltar que em nosso entendimento a inclusão social plena passa também por outros itens além desse, o de dotar o estudante de um computador e dos ensinamentos para que o mesmo possa manuseá-los. Todavia, a aquisição dessa ferramenta tecnológica é fundamental para os acessos decorrentes seja no universo escolar, nas transações comerciais e em outros âmbitos sociais. Acerca da conceituação de exclusão social, diz Nascimento (1997,p.88) que há um “abuso” deste termo que inclusive é polissêmico e dessa forma “termina por não servir a quase nada.” Assim, este mesmo autor pontua:”O campo teórico da exclusão é múltiplo. Tanto pode ser definido como o campo de estudo das desigualdades sociais, quanto do estigma ou mesmo da sociologia do desvio”. Para o nosso objetivo. a exclusão social é entendida como desigualdade social e o estigma vem junto. No momento histórico, mais precisamente a partir dos anos de 1970 com as “mudanças tecnológicas” a sociedade se encaminha para ser a da “informação” e havendo pessoas fora dessa sociedade ocorre uma estigmatização, sobretudo porque como infere Nascimento (1997,p.89): A dimensão mais central nos estudos em torno da exclusão é ainda a econômica,e,mais precisamente, a do mercado de trabalho.A maioria dos estudos relacionam sempre as situações de exclusão com o crescimento do desemprego e, por conseqüência, com o aumento da desigualdade social. Focando o UCA, diremos que o período pré-piloto teve início em 2005, quando Nicholas Negroponte, um dos idealizadores do projeto OLPC (One Laptop per child – Um laptop por criança), apresentou o protótipo do laptop ao presidente Lula, até 2007 quando foram iniciadas as implementações do UCA em cinco escolas públicas brasileiras, em caráter experimental, visando avaliar o uso dos laptops pelos estudantes em sala de aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-29T19:32:02Z2024-01-292024-01-29T19:32:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172LIMA, Daniel Torquato Fonseca de; FONSECA, Ivonildes da Silva. Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1241-1246. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172porLIMA, Daniel Torquato Fonseca de.FONSECA, Ivonildes da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-29T19:32:26Zoai:localhost:riufcg/34172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-29T19:32:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. Getting along with Ukinha: history of the first steps of the One Computer per Student (UCA) project in Brazil. |
title |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
spellingShingle |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. LIMA, Daniel Torquato Fonseca de. Projeto Um Computador por Aluno - Brasil Ukinha - laptop educacional UCA - Projeto Um Computador por Aluno - Brasil Inclusão digital Política de inclusão digital Educação e inclusão digital Informática na educação One Computer per Student Project - Brazil UCA - One Computer per Student Project - Brazil Digital inclusion Digital inclusion policy Education and digital inclusion IT in education História. |
title_short |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
title_full |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
title_fullStr |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
title_sort |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
author |
LIMA, Daniel Torquato Fonseca de. |
author_facet |
LIMA, Daniel Torquato Fonseca de. FONSECA, Ivonildes da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
FONSECA, Ivonildes da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Daniel Torquato Fonseca de. FONSECA, Ivonildes da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Um Computador por Aluno - Brasil Ukinha - laptop educacional UCA - Projeto Um Computador por Aluno - Brasil Inclusão digital Política de inclusão digital Educação e inclusão digital Informática na educação One Computer per Student Project - Brazil UCA - One Computer per Student Project - Brazil Digital inclusion Digital inclusion policy Education and digital inclusion IT in education História. |
topic |
Projeto Um Computador por Aluno - Brasil Ukinha - laptop educacional UCA - Projeto Um Computador por Aluno - Brasil Inclusão digital Política de inclusão digital Educação e inclusão digital Informática na educação One Computer per Student Project - Brazil UCA - One Computer per Student Project - Brazil Digital inclusion Digital inclusion policy Education and digital inclusion IT in education História. |
description |
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento histórico da fase inicial, denominada “pré-piloto”, do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal brasileiro que, como a denominação indica é a concretização de uma proposta governamental em atender a necessária inclusão digital que por extensão torna-se inclusão social. Essa Inclusão Digital é mais que o acesso aos computadores, a internet é compreendida como a apropriação tecnológica como uma ferramenta facilitadora na vida de quem as usas. O Brasil mesmo ainda registrando numero baixo de residencias que possuem computador, sempre aparece como um dos países de destaques no acesso a rede mundial de computadores – a internet. Hoje o Brasil conta com mais de 30 milhões de usuários na rede, sendo o quinto país no ranking mundial com maior números de conexões na internet. Vale ressaltar que em nosso entendimento a inclusão social plena passa também por outros itens além desse, o de dotar o estudante de um computador e dos ensinamentos para que o mesmo possa manuseá-los. Todavia, a aquisição dessa ferramenta tecnológica é fundamental para os acessos decorrentes seja no universo escolar, nas transações comerciais e em outros âmbitos sociais. Acerca da conceituação de exclusão social, diz Nascimento (1997,p.88) que há um “abuso” deste termo que inclusive é polissêmico e dessa forma “termina por não servir a quase nada.” Assim, este mesmo autor pontua:”O campo teórico da exclusão é múltiplo. Tanto pode ser definido como o campo de estudo das desigualdades sociais, quanto do estigma ou mesmo da sociologia do desvio”. Para o nosso objetivo. a exclusão social é entendida como desigualdade social e o estigma vem junto. No momento histórico, mais precisamente a partir dos anos de 1970 com as “mudanças tecnológicas” a sociedade se encaminha para ser a da “informação” e havendo pessoas fora dessa sociedade ocorre uma estigmatização, sobretudo porque como infere Nascimento (1997,p.89): A dimensão mais central nos estudos em torno da exclusão é ainda a econômica,e,mais precisamente, a do mercado de trabalho.A maioria dos estudos relacionam sempre as situações de exclusão com o crescimento do desemprego e, por conseqüência, com o aumento da desigualdade social. Focando o UCA, diremos que o período pré-piloto teve início em 2005, quando Nicholas Negroponte, um dos idealizadores do projeto OLPC (One Laptop per child – Um laptop por criança), apresentou o protótipo do laptop ao presidente Lula, até 2007 quando foram iniciadas as implementações do UCA em cinco escolas públicas brasileiras, em caráter experimental, visando avaliar o uso dos laptops pelos estudantes em sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-29T19:32:02Z 2024-01-29 2024-01-29T19:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 LIMA, Daniel Torquato Fonseca de; FONSECA, Ivonildes da Silva. Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1241-1246. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 |
identifier_str_mv |
LIMA, Daniel Torquato Fonseca de; FONSECA, Ivonildes da Silva. Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1241-1246. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610659926016 |