ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
Resumo: | Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães. |
id |
UFCG_c36811d5405c47ba4104757e743d26cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34970 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History.Exame Nacional do Ensino Médio - ENEMEnsino de HistóriaCiências humanas no ENEMHistória - ENEMPET História - UFCGPrograma de Educação Tutorial - História UFCGExtensão universitáriaNational High School Examination - ENEMTeaching HistoryHuman sciences at ENEMHistory - ENEMPET History - UFCGTutorial Education Program - UFCG HistoryUniversity ExtensionHistória.Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T19:30:24Z2024-03-072024-03-07T19:30:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970porMARACAJÁ, Emmanuela de Lima.ANDRADE, Priscila Gusmão.NASCIMENTO, Regina Coelli do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T19:30:48Zoai:localhost:riufcg/34970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T19:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History. |
title |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
spellingShingle |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas no ENEM História - ENEM PET História - UFCG Programa de Educação Tutorial - História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences at ENEM History - ENEM PET History - UFCG Tutorial Education Program - UFCG History University Extension História. |
title_short |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
title_full |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
title_fullStr |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
title_full_unstemmed |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
title_sort |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
author |
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. |
author_facet |
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. ANDRADE, Priscila Gusmão. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, Priscila Gusmão. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. ANDRADE, Priscila Gusmão. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas no ENEM História - ENEM PET História - UFCG Programa de Educação Tutorial - História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences at ENEM History - ENEM PET History - UFCG Tutorial Education Program - UFCG History University Extension História. |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas no ENEM História - ENEM PET História - UFCG Programa de Educação Tutorial - História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences at ENEM History - ENEM PET History - UFCG Tutorial Education Program - UFCG History University Extension História. |
description |
Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-03-07T19:30:24Z 2024-03-07 2024-03-07T19:30:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
identifier_str_mv |
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616126152704 |