ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ANDRADE, Priscila Gusmão., NASCIMENTO, Regina Coelli do.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
Resumo: Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães.
id UFCG_c36811d5405c47ba4104757e743d26cb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34970
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History.Exame Nacional do Ensino Médio - ENEMEnsino de HistóriaCiências humanas no ENEMHistória - ENEMPET História - UFCGPrograma de Educação Tutorial - História UFCGExtensão universitáriaNational High School Examination - ENEMTeaching HistoryHuman sciences at ENEMHistory - ENEMPET History - UFCGTutorial Education Program - UFCG HistoryUniversity ExtensionHistória.Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T19:30:24Z2024-03-072024-03-07T19:30:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970porMARACAJÁ, Emmanuela de Lima.ANDRADE, Priscila Gusmão.NASCIMENTO, Regina Coelli do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T19:30:48Zoai:localhost:riufcg/34970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T19:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History.
title ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
spellingShingle ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas no ENEM
História - ENEM
PET História - UFCG
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences at ENEM
History - ENEM
PET History - UFCG
Tutorial Education Program - UFCG History
University Extension
História.
title_short ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
title_full ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
title_fullStr ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
title_full_unstemmed ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
title_sort ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.
author MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
author_facet MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
ANDRADE, Priscila Gusmão.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
author_role author
author2 ANDRADE, Priscila Gusmão.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
ANDRADE, Priscila Gusmão.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas no ENEM
História - ENEM
PET História - UFCG
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences at ENEM
History - ENEM
PET History - UFCG
Tutorial Education Program - UFCG History
University Extension
História.
topic Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas no ENEM
História - ENEM
PET História - UFCG
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences at ENEM
History - ENEM
PET History - UFCG
Tutorial Education Program - UFCG History
University Extension
História.
description Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-07T19:30:24Z
2024-03-07
2024-03-07T19:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
identifier_str_mv MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616126152704