Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095 |
Resumo: | A avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem. |
id |
UFCG_c3a04ab84e45bbfa5ba43c3820d360e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13095 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.Assessment of learning in the early years of elementary school.Aprendizagem educacionalAvaliação educacionalPrática avaliativaEducational learningEducational assessmentEvaluative practiceA avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de.2009-02-272020-06-30T18:49:59Z2020-06-262020-06-30T18:49:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:07:20Zoai:localhost:riufcg/13095Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:07:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Assessment of learning in the early years of elementary school. |
title |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. Aprendizagem educacional Avaliação educacional Prática avaliativa Educational learning Educational assessment Evaluative practice |
title_short |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Risomar Alves dos. SANTOS, R. A. http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem educacional Avaliação educacional Prática avaliativa Educational learning Educational assessment Evaluative practice |
topic |
Aprendizagem educacional Avaliação educacional Prática avaliativa Educational learning Educational assessment Evaluative practice |
description |
A avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-27 2020-06-30T18:49:59Z 2020-06-26 2020-06-30T18:49:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095 OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445780787200 |