Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020
Resumo: O presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança.
id UFCG_c40a6e929b45a659ceaa6f4a433f8a83
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13020
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.Children's literature: when reading becomes pleasurable.Leitura infantilFormação do leitorHábito de leitura- histórias infantisAtividades literáriasDesenvolvimento psicológico da criançaChild readingReader trainingReading habits - children's storiesLiterary activitiesChild psychological developmentO presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.20092020-06-26T15:51:15Z2020-06-262020-06-26T15:51:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:52:05Zoai:localhost:riufcg/13020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:52:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
Children's literature: when reading becomes pleasurable.
title Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
spellingShingle Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.
Leitura infantil
Formação do leitor
Hábito de leitura- histórias infantis
Atividades literárias
Desenvolvimento psicológico da criança
Child reading
Reader training
Reading habits - children's stories
Literary activities
Child psychological development
title_short Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
title_full Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
title_fullStr Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
title_full_unstemmed Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
title_sort Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
author NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.
author_facet NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, Maria Janete de.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura infantil
Formação do leitor
Hábito de leitura- histórias infantis
Atividades literárias
Desenvolvimento psicológico da criança
Child reading
Reader training
Reading habits - children's stories
Literary activities
Child psychological development
topic Leitura infantil
Formação do leitor
Hábito de leitura- histórias infantis
Atividades literárias
Desenvolvimento psicológico da criança
Child reading
Reader training
Reading habits - children's stories
Literary activities
Child psychological development
description O presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T15:51:15Z
2020-06-26
2020-06-26T15:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020
identifier_str_mv NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445178904576