Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020 |
Resumo: | O presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança. |
id |
UFCG_c40a6e929b45a659ceaa6f4a433f8a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13020 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.Children's literature: when reading becomes pleasurable.Leitura infantilFormação do leitorHábito de leitura- histórias infantisAtividades literáriasDesenvolvimento psicológico da criançaChild readingReader trainingReading habits - children's storiesLiterary activitiesChild psychological developmentO presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.20092020-06-26T15:51:15Z2020-06-262020-06-26T15:51:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:52:05Zoai:localhost:riufcg/13020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:52:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. Children's literature: when reading becomes pleasurable. |
title |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
spellingShingle |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Leitura infantil Formação do leitor Hábito de leitura- histórias infantis Atividades literárias Desenvolvimento psicológico da criança Child reading Reader training Reading habits - children's stories Literary activities Child psychological development |
title_short |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
title_full |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
title_fullStr |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
title_sort |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
author |
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, Maria Janete de. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura infantil Formação do leitor Hábito de leitura- histórias infantis Atividades literárias Desenvolvimento psicológico da criança Child reading Reader training Reading habits - children's stories Literary activities Child psychological development |
topic |
Leitura infantil Formação do leitor Hábito de leitura- histórias infantis Atividades literárias Desenvolvimento psicológico da criança Child reading Reader training Reading habits - children's stories Literary activities Child psychological development |
description |
O presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-26T15:51:15Z 2020-06-26 2020-06-26T15:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020 NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445178904576 |