“Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nandhara Bezerra da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
Resumo: O presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica, realizada a partir de um clube de leitura, com o propósito de trabalhar o Nordeste brasileiro a partir do diálogo entre a Literatura e as Ciências Humanas, especificamente a Sociologia, com estudantes leitores do ensino médio, de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé, no Cariri Paraibano. Realizou-se uma análise documental sobre os documentos curriculares e a coleção didática do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD 2021, com intuito de identificar as temáticas, conteúdos, competências e habilidades para a fundamentação da proposta de interdisciplinaridade na intervenção, uma análise de conteúdo dos livros de literatura, para identificar temáticas abordadas no ensino da Sociologia, e a realização da intervenção pedagógica em formato de clube de leitura. O clube foi realizado entre 22 de Março e 17 de Maio de 2023, com um total de seis encontros, realizados no horário das 12h30 às 13h20, na biblioteca da escola. Realizamos leituras, discussões e análises sobre algumas obras clássicas da Literatura brasileira/nordestina da década de 1930, quais sejam, “Menino de engenho” do José Lins do Rego, “O Quinze” da Rachel de Queiroz e “Vidas Secas” do Graciliano Ramos, trazendo abordagens históricas, geográficas e sociais. O trabalho resultou na concretização da proposta de interdisciplinarização e contextualização para conhecer e compreender o Nordeste, através dos fenômenos sociais, históricos e geográficos presentes nas narrativas das obras. Concluiu-se, então, que foi possível concretizar o objetivo deste trabalho, ao ensinar e aprender sobre a região Nordeste com disciplinas em diálogo, como a Sociologia, a História e a Geografia com as obras literárias e as vivências individuais e sociais dos estudantes, cumprindo a proposta de contextualização e interdisciplinarização no ensino. Os estudantes também revelaram as suas insatisfações com o excesso de carga horária no ensino integral, tornando-os mais cansados e menos produtivos no ambiente escolar. O trabalho conteve algumas falhas e limitações na sua realização, como o público alvo ser de alunos, majoritariamente, considerados os melhores no desempenho escolar, o excesso de falas minha e do professor durante alguns debates, e pouca delimitação de regras para as discussões, a autonomia não foi um aspecto positivo na dinâmica do clube, sendo importante novas propostas e reformulações de pesquisas.
id UFCG_c4c08da96a91efec4ab06c60b010bb1c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30817
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.“I know my place”: a pedagogical intervention based on the dialogue between Literature and SociologyEducação contextualizadaGeração de 1930Formação continuadaClube de leituraInterdisciplinarização do ensinoIntervenção PedagógicaEscola Cidadã Integral TécnicaECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PBLiteratura e Sociologia – diálogoContextualized education.Generation of 1930Continuing educationBook clubInterdisciplinary teachingPedagogical InterventionTechnical Integral Citizen SchoolECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PBLiterature and Sociology – dialogueCiências SociaisO presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica, realizada a partir de um clube de leitura, com o propósito de trabalhar o Nordeste brasileiro a partir do diálogo entre a Literatura e as Ciências Humanas, especificamente a Sociologia, com estudantes leitores do ensino médio, de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé, no Cariri Paraibano. Realizou-se uma análise documental sobre os documentos curriculares e a coleção didática do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD 2021, com intuito de identificar as temáticas, conteúdos, competências e habilidades para a fundamentação da proposta de interdisciplinaridade na intervenção, uma análise de conteúdo dos livros de literatura, para identificar temáticas abordadas no ensino da Sociologia, e a realização da intervenção pedagógica em formato de clube de leitura. O clube foi realizado entre 22 de Março e 17 de Maio de 2023, com um total de seis encontros, realizados no horário das 12h30 às 13h20, na biblioteca da escola. Realizamos leituras, discussões e análises sobre algumas obras clássicas da Literatura brasileira/nordestina da década de 1930, quais sejam, “Menino de engenho” do José Lins do Rego, “O Quinze” da Rachel de Queiroz e “Vidas Secas” do Graciliano Ramos, trazendo abordagens históricas, geográficas e sociais. O trabalho resultou na concretização da proposta de interdisciplinarização e contextualização para conhecer e compreender o Nordeste, através dos fenômenos sociais, históricos e geográficos presentes nas narrativas das obras. Concluiu-se, então, que foi possível concretizar o objetivo deste trabalho, ao ensinar e aprender sobre a região Nordeste com disciplinas em diálogo, como a Sociologia, a História e a Geografia com as obras literárias e as vivências individuais e sociais dos estudantes, cumprindo a proposta de contextualização e interdisciplinarização no ensino. Os estudantes também revelaram as suas insatisfações com o excesso de carga horária no ensino integral, tornando-os mais cansados e menos produtivos no ambiente escolar. O trabalho conteve algumas falhas e limitações na sua realização, como o público alvo ser de alunos, majoritariamente, considerados os melhores no desempenho escolar, o excesso de falas minha e do professor durante alguns debates, e pouca delimitação de regras para as discussões, a autonomia não foi um aspecto positivo na dinâmica do clube, sendo importante novas propostas e reformulações de pesquisas.The present work is about a pedagogical intervention, carried out from a reading club, with the purpose of working the Brazilian Northeast from the dialogue between Literature and Humanities, specifically Sociology, with high school students of a Technical Integral Citizen School - ECIT José Gonçalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé, in Cariri Paraibano. A documental analysis of the curriculum documents and the didactic collection of the National Program of Books and Didactic Materials - PNLD 2021 was done, in order to identify the themes, contents, competencies and abilities for the foundation of the interdisciplinarity proposal in the intervention, a content analysis of the literature books, to identify themes addressed in the teaching of Sociology, and the realization of the pedagogical intervention in the format of a reading club. The club was carried out between March 22 and May 17, 2023, with a total of six meetings, held during the hours of 12:30 to 1:20 pm, in the school library. We carried out readings, discussions and analyses of some classic works of Brazilian/Northeastern literature from the 1930's, namely "Menino de engenho" by José Lins do Rego, "O Quinze" by Rachel de Queiroz and "Vidas Secas" by Graciliano Ramos, bringing historical, geographical and social approaches. The work resulted in the concretization of the proposal of interdisciplinarization and contextualization to know and understand the Northeast, through social, historical and geographical phenomena present in the narratives of the works. It was concluded, then, that it was possible to accomplish the objective of this work, by teaching and learning about the Northeast region with disciplines in dialogue, such as Sociology, History and Geography with the literary works and the individual and social experiences of the students, fulfilling the proposal of contextualization and interdisciplinarization in teaching. The students also revealed their dissatisfaction with the excessive workload in full time education, making them more tired and less productive in the school environment. The work contained some flaws and limitations in its realization, such as the target audience being mostly students considered the best in school performance, the excess of my and the teacher's speeches during some debates, and little delimitation of rules for discussions, the autonomy was not a positive aspect in the dynamics of the club, being important new proposals and research reformulations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.LIMA, M. H. C. C. A.http://lattes.cnpq.br/1562460183286851DANTAS, Cauby.DANTAS, C.http://lattes.cnpq.br/5179639591062117OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.OLIVEIRA, L. G. S.http://lattes.cnpq.br/2784352958535431SILVA, Nandhara Bezerra da.2023-06-302023-07-12T18:08:37Z2023-07-122023-07-12T18:08:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817SILVA, Nandhara Bezerra da. “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia. 2023. 98f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T18:33:59Zoai:localhost:riufcg/30817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T18:33:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
“I know my place”: a pedagogical intervention based on the dialogue between Literature and Sociology
title “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
spellingShingle “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
SILVA, Nandhara Bezerra da.
Educação contextualizada
Geração de 1930
Formação continuada
Clube de leitura
Interdisciplinarização do ensino
Intervenção Pedagógica
Escola Cidadã Integral Técnica
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literatura e Sociologia – diálogo
Contextualized education.
Generation of 1930
Continuing education
Book club
Interdisciplinary teaching
Pedagogical Intervention
Technical Integral Citizen School
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literature and Sociology – dialogue
Ciências Sociais
title_short “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
title_full “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
title_fullStr “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
title_full_unstemmed “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
title_sort “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
author SILVA, Nandhara Bezerra da.
author_facet SILVA, Nandhara Bezerra da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
LIMA, M. H. C. C. A.
http://lattes.cnpq.br/1562460183286851
DANTAS, Cauby.
DANTAS, C.
http://lattes.cnpq.br/5179639591062117
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
OLIVEIRA, L. G. S.
http://lattes.cnpq.br/2784352958535431
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Nandhara Bezerra da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contextualizada
Geração de 1930
Formação continuada
Clube de leitura
Interdisciplinarização do ensino
Intervenção Pedagógica
Escola Cidadã Integral Técnica
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literatura e Sociologia – diálogo
Contextualized education.
Generation of 1930
Continuing education
Book club
Interdisciplinary teaching
Pedagogical Intervention
Technical Integral Citizen School
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literature and Sociology – dialogue
Ciências Sociais
topic Educação contextualizada
Geração de 1930
Formação continuada
Clube de leitura
Interdisciplinarização do ensino
Intervenção Pedagógica
Escola Cidadã Integral Técnica
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literatura e Sociologia – diálogo
Contextualized education.
Generation of 1930
Continuing education
Book club
Interdisciplinary teaching
Pedagogical Intervention
Technical Integral Citizen School
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literature and Sociology – dialogue
Ciências Sociais
description O presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica, realizada a partir de um clube de leitura, com o propósito de trabalhar o Nordeste brasileiro a partir do diálogo entre a Literatura e as Ciências Humanas, especificamente a Sociologia, com estudantes leitores do ensino médio, de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé, no Cariri Paraibano. Realizou-se uma análise documental sobre os documentos curriculares e a coleção didática do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD 2021, com intuito de identificar as temáticas, conteúdos, competências e habilidades para a fundamentação da proposta de interdisciplinaridade na intervenção, uma análise de conteúdo dos livros de literatura, para identificar temáticas abordadas no ensino da Sociologia, e a realização da intervenção pedagógica em formato de clube de leitura. O clube foi realizado entre 22 de Março e 17 de Maio de 2023, com um total de seis encontros, realizados no horário das 12h30 às 13h20, na biblioteca da escola. Realizamos leituras, discussões e análises sobre algumas obras clássicas da Literatura brasileira/nordestina da década de 1930, quais sejam, “Menino de engenho” do José Lins do Rego, “O Quinze” da Rachel de Queiroz e “Vidas Secas” do Graciliano Ramos, trazendo abordagens históricas, geográficas e sociais. O trabalho resultou na concretização da proposta de interdisciplinarização e contextualização para conhecer e compreender o Nordeste, através dos fenômenos sociais, históricos e geográficos presentes nas narrativas das obras. Concluiu-se, então, que foi possível concretizar o objetivo deste trabalho, ao ensinar e aprender sobre a região Nordeste com disciplinas em diálogo, como a Sociologia, a História e a Geografia com as obras literárias e as vivências individuais e sociais dos estudantes, cumprindo a proposta de contextualização e interdisciplinarização no ensino. Os estudantes também revelaram as suas insatisfações com o excesso de carga horária no ensino integral, tornando-os mais cansados e menos produtivos no ambiente escolar. O trabalho conteve algumas falhas e limitações na sua realização, como o público alvo ser de alunos, majoritariamente, considerados os melhores no desempenho escolar, o excesso de falas minha e do professor durante alguns debates, e pouca delimitação de regras para as discussões, a autonomia não foi um aspecto positivo na dinâmica do clube, sendo importante novas propostas e reformulações de pesquisas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
2023-07-12T18:08:37Z
2023-07-12
2023-07-12T18:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
SILVA, Nandhara Bezerra da. “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia. 2023. 98f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
identifier_str_mv SILVA, Nandhara Bezerra da. “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia. 2023. 98f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744585632514048