Abordagem histórica da formação do léxico da língua portuguesa, a partir do latim: sugestão de contextualização de ensino no livro didático do 6º ano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24839 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise do livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6° ano do ensino fundamental II exemplar do discente, priorizando a importância do docente conhecer a história da LP para que ele possa estabelecer um ensino de LP contextualizado, considerando as diversas variedades da língua. Tendo em vista que o estudo do léxico de LP contribui diretamente para um conhecimento mais efetivo da língua materna. Pois, essa questão muitas vezes não é abordada adequadamente no ensino de LP. Estabelecemos como o objetivo geral explicar a formação e composição do léxico da LP, desde o latim até o português contemporâneo. Para tanto, elencamos os objetivos específicos, visando identificar quais as estruturas contribuíram para a formação lexical da LP; descrever como ocorreu a formação do léxico da LP na PI depois da chegada dos romanos no século III a.C.; citar sobre as contribuições para o docente sobre o conhecimento histórico a respeito do conhecimento lexical da LP na prática de ensino. Propor uma reflexão sobre a história da língua no LD. Discutir a partir dos documentos oficiais no caso BCCN e PCN a perspectiva do estudo histórico de LP. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo. O aporte teórico está fundamentado nos autores Assis (2011), Bagno (2007), Comba (2002), Teyssier (2001), dentre outros. No entanto, impõe a constatação de que após a análise feita no LD uso exclusivo desse mecanismo pode ocasionar lacunas no processo aprendizagem dos discentes, pois o mesmo não aborda um contexto no que diz respeito ao processo de formação da história do léxico da LP, levando os discentes muitas das vezes a se sentirem desprestigiados por não dominarem as variações lexicais existentes no português. |
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Abordagem histórica da formação do léxico da língua portuguesa, a partir do latim: sugestão de contextualização de ensino no livro didático do 6º ano.Historical approach to the formation of the lexicon of the Portuguese language, from Latin: suggestion of contextualization of teaching in the 6th grade textbook.Variação lexicalLíngua latinaLíngua portuguesaLivro didáticoEnsinoLéxicoLexical variationLatin languagePortuguese languageTextbookTeachingLexiconLetras - Língua Portuguesa.O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise do livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6° ano do ensino fundamental II exemplar do discente, priorizando a importância do docente conhecer a história da LP para que ele possa estabelecer um ensino de LP contextualizado, considerando as diversas variedades da língua. Tendo em vista que o estudo do léxico de LP contribui diretamente para um conhecimento mais efetivo da língua materna. Pois, essa questão muitas vezes não é abordada adequadamente no ensino de LP. Estabelecemos como o objetivo geral explicar a formação e composição do léxico da LP, desde o latim até o português contemporâneo. Para tanto, elencamos os objetivos específicos, visando identificar quais as estruturas contribuíram para a formação lexical da LP; descrever como ocorreu a formação do léxico da LP na PI depois da chegada dos romanos no século III a.C.; citar sobre as contribuições para o docente sobre o conhecimento histórico a respeito do conhecimento lexical da LP na prática de ensino. Propor uma reflexão sobre a história da língua no LD. Discutir a partir dos documentos oficiais no caso BCCN e PCN a perspectiva do estudo histórico de LP. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo. O aporte teórico está fundamentado nos autores Assis (2011), Bagno (2007), Comba (2002), Teyssier (2001), dentre outros. No entanto, impõe a constatação de que após a análise feita no LD uso exclusivo desse mecanismo pode ocasionar lacunas no processo aprendizagem dos discentes, pois o mesmo não aborda um contexto no que diz respeito ao processo de formação da história do léxico da LP, levando os discentes muitas das vezes a se sentirem desprestigiados por não dominarem as variações lexicais existentes no português.The objective of this research is to make an analysis of the textbook Português Linguagens, by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, for the 6th year of elementary school II student exemplar, prioritizing the importance of the teacher knowing the history of PL so that he/she can establish a contextualized PL teaching, considering the several varieties of the language. Considering that the study of the PL lexicon contributes directly to a more effective knowledge of the mother tongue. For, this issue is often not adequately addressed in PL teaching. We established as a general objective to explain the formation and composition of the PL lexicon, from Latin to contemporary Portuguese. To do so, we listed specific objectives, aiming at identifying which structures contributed to the lexical formation of the PL; to describe how the PL lexicon formation occurred in the IP after the arrival of the Romans in the 3rd century BC; to mention the contributions for the teacher about the historical knowledge regarding the lexical knowledge of the PL in the teaching practice. To propose a reflection about the history of language in the TB. To discuss, based on the official documents, in this case BCCN and PCN, the perspective of the historical study of PL. This is a bibliographical, descriptive, and qualitative research. The theoretical contribution is based on the authors Assis (2011), Bagno (2007), Comba (2002), Teyssier (2001), among others. However, it imposes the finding that after the analysis made in the TB exclusive use of this mechanism can cause gaps in the learning process of the students, because it does not address a context with respect to the process of formation of the history of the lexicon of the PL, leading students to often feel discredited for not mastering the lexical variations existing in Portuguese.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SOUSA, José Wanderley Alves de.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUZA, Valdenes Minelvina de.2022-04-052022-04-25T20:14:30Z2022-04-252022-04-25T20:14:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24839SOUZA, Valdenes Minelvina de. Abordagem histórica da formação do léxico da língua portuguesa, a partir do latim: sugestão de contextualização de ensino no livro didático do 6º ano. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-27T18:23:05Zoai:localhost:riufcg/24839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-27T18:23:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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