Contribuições do Latim para a formação lexical do português brasileiro: uma análise do livro didático do Ensino Fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria José Fernandes da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11900
Resumo: Esta pesquisa foi feita com o propósito de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Tendo como finalidade verificar como está sendo abordado o contexto histórico sobre a formação lexical do português brasileiro desde a sua origem no latim, bem como o grau de relevância dado as variações lexicais que contribuíram com a formação da língua portuguesa. Ao identificar a ausência dos conteúdos supracitados temos o intuito de promover uma reflexão sobre importância de conhecer o percurso histórico da língua portuguesa até a formação do nosso idioma; o português brasileiro bem como apresentar alternativas para que esse assunto seja trabalhado de maneira mais aprofundado e contextualizado. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em evidenciar numa perspectiva histórica as contribuições do Latim a formação lexical do português brasileiro. Além dos específicos que se tratam de realçar a importância do latim para a formação do português brasileiro; analisar como o livro didático aborda a formação lexical do português brasileiro; propor a partir de uma proposta aplicável ao 6º ano do ensino fundamental II, o aprofundamento da importância do latim para a formação lexical do português brasileiro. Essa pesquisa foi desenvolvida com um estudo bibliográfico e documental através de uma abordagem descritiva e qualitativa. Para reunir as informações nos fundamentamos nos estudos de Joaquim Mattoso Câmara Junior (1976), Serafim da Silva Neto (1976), Sílvio Elia (2003), Marcos Bagno (2011), Ismael Coutinho (2011), Maria Cristina de Assis (2011), entre outros que refletem sobre a temática aqui posta em estudo. No entanto após a análise do livro didático fica evidente que essa ferramenta é empregada como a única fonte de pesquisa e apresenta lacunas no que se refere à contextualização do processo de formação da língua portuguesa bem como as variações lexicais que favoreceram a formação do nosso idioma: O português brasileiro.
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spelling Contribuições do Latim para a formação lexical do português brasileiro: uma análise do livro didático do Ensino Fundamental II.Contributions of Latin to the lexical formation of Brazilian Portuguese: an analysis of the textbook of Elementary Education II.Português brasileiroVariação lexicalLatimLíngua portuguesa - históriaLivro didáticoBrazilian PortugueseLexical VariationLatinPortuguese Language - HistoryTextbookLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa foi feita com o propósito de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Tendo como finalidade verificar como está sendo abordado o contexto histórico sobre a formação lexical do português brasileiro desde a sua origem no latim, bem como o grau de relevância dado as variações lexicais que contribuíram com a formação da língua portuguesa. Ao identificar a ausência dos conteúdos supracitados temos o intuito de promover uma reflexão sobre importância de conhecer o percurso histórico da língua portuguesa até a formação do nosso idioma; o português brasileiro bem como apresentar alternativas para que esse assunto seja trabalhado de maneira mais aprofundado e contextualizado. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em evidenciar numa perspectiva histórica as contribuições do Latim a formação lexical do português brasileiro. Além dos específicos que se tratam de realçar a importância do latim para a formação do português brasileiro; analisar como o livro didático aborda a formação lexical do português brasileiro; propor a partir de uma proposta aplicável ao 6º ano do ensino fundamental II, o aprofundamento da importância do latim para a formação lexical do português brasileiro. Essa pesquisa foi desenvolvida com um estudo bibliográfico e documental através de uma abordagem descritiva e qualitativa. Para reunir as informações nos fundamentamos nos estudos de Joaquim Mattoso Câmara Junior (1976), Serafim da Silva Neto (1976), Sílvio Elia (2003), Marcos Bagno (2011), Ismael Coutinho (2011), Maria Cristina de Assis (2011), entre outros que refletem sobre a temática aqui posta em estudo. No entanto após a análise do livro didático fica evidente que essa ferramenta é empregada como a única fonte de pesquisa e apresenta lacunas no que se refere à contextualização do processo de formação da língua portuguesa bem como as variações lexicais que favoreceram a formação do nosso idioma: O português brasileiro.This research was made with the purpose of analyzing the textbook Portuguese Languages, by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of elementary school II, exemplary of the student. In order to verify how the historical context about the lexical formation of Brazilian Portuguese is being approached since its origin in Latin, as well as the degree of relevance given the lexical variations that contributed to the formation of the Portuguese language. By identifying the absence of the aforementioned contents we intend to promote a reflection on the importance of knowing the historical course of the Portuguese language until the formation of our language; Brazilian Portuguese as well as to present alternatives for this subject to be dealt with in a deeper and contextualized way. The general objective of this research is to highlight in a historical perspective the contributions of Latin to the lexical formation of Brazilian Portuguese. Besides the specifics, it is important to emphasize the importance of Latin for the formation of Brazilian Portuguese; analyze how the textbook approaches the lexical formation of Brazilian Portuguese; propose from one applicable to the 6th grade of elementary school II, the deepening of the importance of Latin for the lexical formation of Brazilian Portuguese. This research was developed with a bibliographic and documentary study through a descriptive and qualitative approach. To gather the information we are based on the studies of Joaquim Mattoso Câmara Junior (1976), Serafim da Silva Neto (1976), Silvio Elia (2003), Marcos Bagno (2011), Ismael Coutinho (2011), Maria Cristina de Assis (2011), among others that reflect on the subject here studied. However after the analysis of the textbook it is evident that this tool is used as the only source of research and presents gaps regarding the contextualization of the process of formation of the Portuguese language as well as the lexical variations that favored the formation of our language: The brazilian portuguese.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SOUSA , José Wanderley Alves de.PEREIRA , Hérica Paiva.SILVA, Maria José Fernandes da.2019-12-092020-02-13T16:28:45Z2020-02-132020-02-13T16:28:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11900SILVA, Maria José Fernandes da. Contribuições do Latim para a formação lexical do português brasileiro: uma análise do livro didático do ensino Fundamental II. 2019. 52f. 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