As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30713
Resumo: O presente trabalho busca descrever a construção da Língua Portuguesa desde sua origem até chegar à língua falada no Brasil atual, com intuito de perceber quais os fatores que contribuíram para que o português apresente variedades lexicais dentro do seu vocabulário, assim como evidenciar o fato dos livros didáticos, geralmente, apresentarem conteúdos fragmentados descontextualizados referente a essas variações, não estabelecendo relações entre a situação social dos alunos e seu modo de usar a língua e, consequentemente, fortalecendo o fato do preconceito linguístico dentro de sala de aula. Para isso, apresentamos o seguinte objetivo geral: analisar a necessidade da abordagem, no livro didático, da inserção atualização histórica e a variação lexical a partir da língua latina; assim como os objetivos específicos: destacar a origem da língua latina; apresentar a influência da língua latina na formação do léxico da Língua Portuguesa; discutir como ocorreu a formação da Língua Portuguesa e sua chegada no Brasil com as variações presentes em seu léxico; evidenciar o fato do preconceito linguístico ocorrer como uma certa consequência diante da falta de conteúdos disponibilizados pelo livro didático. Para realizar este trabalho, foram utilizados os aportes teóricos de: Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011), Ilari (1999), dentre outros que ajudam a compreender sobre a construção e evolução da língua. Além disso, a pesquisa possui caráter propositivo, visto que a proposta de atividades elaborada é direcionada ao 6° ano do ensino fundamental, com material para refletir sobre a variação linguística do português no Brasil. Para construção desse trabalho, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, pois foram consultados materiais escritos como monografias e livros, com abordagem qualitativa. Através da evolução da Língua Portuguesa, percebemos quais os fatores que influenciaram na construção de uma
id UFCG_710538b9183f94d45791c3589375ae0d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30713
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.The lexical linguistic variations of the Portuguese language in the textbook of the 6th grade of elementary school II: a teaching propostal.Língua latina - origemLíngua portuguesa - construçãoVariação lexicalLivro didático - contextualização históricaFormação do léxicoLíngua portuguesa - formação do léxicoLatin language - originPortuguese language - constructionLexical variationTextbook - historical contextLexicon formationPortuguese language - lexicon formationLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho busca descrever a construção da Língua Portuguesa desde sua origem até chegar à língua falada no Brasil atual, com intuito de perceber quais os fatores que contribuíram para que o português apresente variedades lexicais dentro do seu vocabulário, assim como evidenciar o fato dos livros didáticos, geralmente, apresentarem conteúdos fragmentados descontextualizados referente a essas variações, não estabelecendo relações entre a situação social dos alunos e seu modo de usar a língua e, consequentemente, fortalecendo o fato do preconceito linguístico dentro de sala de aula. Para isso, apresentamos o seguinte objetivo geral: analisar a necessidade da abordagem, no livro didático, da inserção atualização histórica e a variação lexical a partir da língua latina; assim como os objetivos específicos: destacar a origem da língua latina; apresentar a influência da língua latina na formação do léxico da Língua Portuguesa; discutir como ocorreu a formação da Língua Portuguesa e sua chegada no Brasil com as variações presentes em seu léxico; evidenciar o fato do preconceito linguístico ocorrer como uma certa consequência diante da falta de conteúdos disponibilizados pelo livro didático. Para realizar este trabalho, foram utilizados os aportes teóricos de: Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011), Ilari (1999), dentre outros que ajudam a compreender sobre a construção e evolução da língua. Além disso, a pesquisa possui caráter propositivo, visto que a proposta de atividades elaborada é direcionada ao 6° ano do ensino fundamental, com material para refletir sobre a variação linguística do português no Brasil. Para construção desse trabalho, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, pois foram consultados materiais escritos como monografias e livros, com abordagem qualitativa. Através da evolução da Língua Portuguesa, percebemos quais os fatores que influenciaram na construção de umaThe present work seeks to observe the constructo of the Portuguese language from its origin until reaching the language spoken in Brazil today, with the aim of perceiving which factors contributed to Portuguese presenting lexical varieties within its vocabulary, as well as highlighting the fact that books didactics, generally, present fragmented and decontextualized contents referring to these variations, not establishing relations between the social situation of the students and their way of using the language. For this, we present the following specific objectives: to highlight the origin of the Latin language; present the influence of the Latin language in the formation of the lexicon of the Portuguese language; discuss how the formation of the Portuguese language occurred and its arrival in Brazil with the variations present in its lexicon; highlight the fact that linguistic prejudice occurs as a certain consequence of the lack of available content; To carry out our work, we used the theoretical contributions of: Bagno (2007), Câmara Júnior (1985), Coutinho (2011), Ilari (1999), Teyssier (2007), among others that help to understand the construction and evolution of the language. In addition, the research has a propositional character, since the proposal of activities elaborated is directed to the 6th year of elementary school, with material to reflect on the linguistic variation of Portuguese in Brazil. For the construction of this work, we opted for a bibliographical research, as written materials such as monographs and books were consulted, with a qualitative approach. Through the evolution of the Portuguese language, we realized which factors influenced the construction of a diverse language with many linguistic varieties.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.2023-06-212023-07-10T18:18:57Z2023-07-102023-07-10T18:18:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30713COSTA, Laryssa Regina Pamplona da. As variações linguísticas lexicais da língua portuguesa no didático do 6 ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino. 2023. 54f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T17:49:41Zoai:localhost:riufcg/30713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T17:49:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
The lexical linguistic variations of the Portuguese language in the textbook of the 6th grade of elementary school II: a teaching propostal.
title As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
spellingShingle As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.
Língua latina - origem
Língua portuguesa - construção
Variação lexical
Livro didático - contextualização histórica
Formação do léxico
Língua portuguesa - formação do léxico
Latin language - origin
Portuguese language - construction
Lexical variation
Textbook - historical context
Lexicon formation
Portuguese language - lexicon formation
Letras - Língua Portuguesa.
title_short As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
title_full As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
title_fullStr As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
title_full_unstemmed As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
title_sort As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
author COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.
author_facet COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, A. I.
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588
PEREIRA, Hérica Paiva.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua latina - origem
Língua portuguesa - construção
Variação lexical
Livro didático - contextualização histórica
Formação do léxico
Língua portuguesa - formação do léxico
Latin language - origin
Portuguese language - construction
Lexical variation
Textbook - historical context
Lexicon formation
Portuguese language - lexicon formation
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua latina - origem
Língua portuguesa - construção
Variação lexical
Livro didático - contextualização histórica
Formação do léxico
Língua portuguesa - formação do léxico
Latin language - origin
Portuguese language - construction
Lexical variation
Textbook - historical context
Lexicon formation
Portuguese language - lexicon formation
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho busca descrever a construção da Língua Portuguesa desde sua origem até chegar à língua falada no Brasil atual, com intuito de perceber quais os fatores que contribuíram para que o português apresente variedades lexicais dentro do seu vocabulário, assim como evidenciar o fato dos livros didáticos, geralmente, apresentarem conteúdos fragmentados descontextualizados referente a essas variações, não estabelecendo relações entre a situação social dos alunos e seu modo de usar a língua e, consequentemente, fortalecendo o fato do preconceito linguístico dentro de sala de aula. Para isso, apresentamos o seguinte objetivo geral: analisar a necessidade da abordagem, no livro didático, da inserção atualização histórica e a variação lexical a partir da língua latina; assim como os objetivos específicos: destacar a origem da língua latina; apresentar a influência da língua latina na formação do léxico da Língua Portuguesa; discutir como ocorreu a formação da Língua Portuguesa e sua chegada no Brasil com as variações presentes em seu léxico; evidenciar o fato do preconceito linguístico ocorrer como uma certa consequência diante da falta de conteúdos disponibilizados pelo livro didático. Para realizar este trabalho, foram utilizados os aportes teóricos de: Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011), Ilari (1999), dentre outros que ajudam a compreender sobre a construção e evolução da língua. Além disso, a pesquisa possui caráter propositivo, visto que a proposta de atividades elaborada é direcionada ao 6° ano do ensino fundamental, com material para refletir sobre a variação linguística do português no Brasil. Para construção desse trabalho, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, pois foram consultados materiais escritos como monografias e livros, com abordagem qualitativa. Através da evolução da Língua Portuguesa, percebemos quais os fatores que influenciaram na construção de uma
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
2023-07-10T18:18:57Z
2023-07-10
2023-07-10T18:18:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30713
COSTA, Laryssa Regina Pamplona da. As variações linguísticas lexicais da língua portuguesa no didático do 6 ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino. 2023. 54f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30713
identifier_str_mv COSTA, Laryssa Regina Pamplona da. As variações linguísticas lexicais da língua portuguesa no didático do 6 ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino. 2023. 54f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744584740175872