A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREIA, Aparecida Gomes.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.correia
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589
Resumo: A proposta deste trabalho é discutir bem como investigar como é vista e instruída os conteúdos nos livros didáticos, em particular falaremos da região Nordeste, a forma como a mesma é apresentada nos livros e na sala de aula. Fazendo uma analise dos livros didáticos de Sociologia adotados pelo MEC e distribuídos nas escolas, para alcançar nosso objetivo consideraremos dois livros didáticos:”Sociologia para o Ensino Médio (de Nelson Dacio Tomazi,2010) e “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” ( Helena Maria Bomeny Garchet & Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros,2010) . Com esta concepção buscaremos entender e discutir como o conteúdo sobre a região Nordeste é apresentado nas referidas obras. Sabemos que o livro por si só, não dispõe de toda informação necessária para a formação dos alunos bem como para auxilio dos professores. Mas é um complemento importante nas relações de aprendizado se tornando chave para o conhecimento, no entanto sua discussão condiciona as práticas educacionais da escola. Usamos estes recursos didáticos para compreender a sua contribuição para a Sociologia, no entanto, nas relações sociais fazendo um diálogo com diversos autores de como é apresentada a região Nordeste de modo a sistematizar como esta se constitui na Sociologia. Neste trabalho, o que o torna mais importante e fundamental é analisar como a região Nordeste é tratada na Sociologia escolar e como se dá a relação com estes autores. Feita a análise nos livros didáticos citados, nossa pretensão é contribuir com o nosso pensamento nas práticas educacionais, buscando colaborar na formação social do individuo. No entanto o livro didático, o saber e a educação formal não estão totalmente isolados do contexto político e cultural das relações sociais de dominação, tornado-se instrumentos que representam o universo cultural através de práticas políticas e culturais.
id UFCG_c976f171ef3b0140a1e4e9273948076f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5589
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.The problem of the northeast region in the high school sociology textbook.Ensino de sociologiaLivro didáticoNordeste brasileiroSociology teaching  Textbook  Brazilian northeastA proposta deste trabalho é discutir bem como investigar como é vista e instruída os conteúdos nos livros didáticos, em particular falaremos da região Nordeste, a forma como a mesma é apresentada nos livros e na sala de aula. Fazendo uma analise dos livros didáticos de Sociologia adotados pelo MEC e distribuídos nas escolas, para alcançar nosso objetivo consideraremos dois livros didáticos:”Sociologia para o Ensino Médio (de Nelson Dacio Tomazi,2010) e “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” ( Helena Maria Bomeny Garchet & Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros,2010) . Com esta concepção buscaremos entender e discutir como o conteúdo sobre a região Nordeste é apresentado nas referidas obras. Sabemos que o livro por si só, não dispõe de toda informação necessária para a formação dos alunos bem como para auxilio dos professores. Mas é um complemento importante nas relações de aprendizado se tornando chave para o conhecimento, no entanto sua discussão condiciona as práticas educacionais da escola. Usamos estes recursos didáticos para compreender a sua contribuição para a Sociologia, no entanto, nas relações sociais fazendo um diálogo com diversos autores de como é apresentada a região Nordeste de modo a sistematizar como esta se constitui na Sociologia. Neste trabalho, o que o torna mais importante e fundamental é analisar como a região Nordeste é tratada na Sociologia escolar e como se dá a relação com estes autores. Feita a análise nos livros didáticos citados, nossa pretensão é contribuir com o nosso pensamento nas práticas educacionais, buscando colaborar na formação social do individuo. No entanto o livro didático, o saber e a educação formal não estão totalmente isolados do contexto político e cultural das relações sociais de dominação, tornado-se instrumentos que representam o universo cultural através de práticas políticas e culturais.The purpose of this paper is to discuss and investigate how it is seen and learned the contents in textbooks, in particular talk of the Northeast region, the way it is presented in the books and in the classroom. Making an analysis in textbooks of sociology adopted by the MEC and distributed in schools, to achieve our goal we will consider two textbooks: (from: Nelson Dacio Tomazi, 2010) and "Modern Times, Sociology of Time" (from: Helena Maria Bomeny Garchet & Stella Bianca Pinheiro de Medeiros Freire, 2010). With this design seek to understand and discuss how the content on the Northeast region is presented in such works. We know that the book itself does not have all necessary information to the training of students as well as teachers aid. But it is an important complement in learning relations becoming key to knowledge, however its discussion conditions the school educational practices. But use these teaching resources to understand its contribution to sociology, however, social relations making a dialogue with several authors is presented as the Northeast to systematize as this constitutes the Sociology. In this work, which makes it more important and fundamental is to analyze how the Northeast is treated in school Sociology and how is the relationship with these authors. After analysis in textbooks mentioned, our intention is to contribute to our thinking in educational practices, seeking work in the social formation of the individual. However the textbook, knowledge and formal education are not completely isolated from the political and cultural context of social relations of domination, become-instruments that represent the cultural universe through political and cultural practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGDINIZ, Paulo César Oliveira.DINIZ, P. C. O.http://lattes.cnpq.br/7819000664910614MONTEIRO, José Marciano.ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.CORREIA, Aparecida Gomes.2015-03-252019-08-09T10:28:04Z2019-08-092019-08-09T10:28:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.correiahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589CORREIA, Aparecida Gomes. A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio. 2015. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T18:18:18Zoai:localhost:riufcg/5589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T18:18:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
The problem of the northeast region in the high school sociology textbook.
title A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
spellingShingle A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
CORREIA, Aparecida Gomes.
Ensino de sociologia
Livro didático
Nordeste brasileiro
Sociology teaching  
Textbook  
Brazilian northeast
title_short A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
title_full A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
title_fullStr A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
title_full_unstemmed A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
title_sort A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.
author CORREIA, Aparecida Gomes.
author_facet CORREIA, Aparecida Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DINIZ, Paulo César Oliveira.
DINIZ, P. C. O.
http://lattes.cnpq.br/7819000664910614
MONTEIRO, José Marciano.
ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORREIA, Aparecida Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Livro didático
Nordeste brasileiro
Sociology teaching  
Textbook  
Brazilian northeast
topic Ensino de sociologia
Livro didático
Nordeste brasileiro
Sociology teaching  
Textbook  
Brazilian northeast
description A proposta deste trabalho é discutir bem como investigar como é vista e instruída os conteúdos nos livros didáticos, em particular falaremos da região Nordeste, a forma como a mesma é apresentada nos livros e na sala de aula. Fazendo uma analise dos livros didáticos de Sociologia adotados pelo MEC e distribuídos nas escolas, para alcançar nosso objetivo consideraremos dois livros didáticos:”Sociologia para o Ensino Médio (de Nelson Dacio Tomazi,2010) e “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” ( Helena Maria Bomeny Garchet & Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros,2010) . Com esta concepção buscaremos entender e discutir como o conteúdo sobre a região Nordeste é apresentado nas referidas obras. Sabemos que o livro por si só, não dispõe de toda informação necessária para a formação dos alunos bem como para auxilio dos professores. Mas é um complemento importante nas relações de aprendizado se tornando chave para o conhecimento, no entanto sua discussão condiciona as práticas educacionais da escola. Usamos estes recursos didáticos para compreender a sua contribuição para a Sociologia, no entanto, nas relações sociais fazendo um diálogo com diversos autores de como é apresentada a região Nordeste de modo a sistematizar como esta se constitui na Sociologia. Neste trabalho, o que o torna mais importante e fundamental é analisar como a região Nordeste é tratada na Sociologia escolar e como se dá a relação com estes autores. Feita a análise nos livros didáticos citados, nossa pretensão é contribuir com o nosso pensamento nas práticas educacionais, buscando colaborar na formação social do individuo. No entanto o livro didático, o saber e a educação formal não estão totalmente isolados do contexto político e cultural das relações sociais de dominação, tornado-se instrumentos que representam o universo cultural através de práticas políticas e culturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25
2019-08-09T10:28:04Z
2019-08-09
2019-08-09T10:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.correia
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589
CORREIA, Aparecida Gomes. A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio. 2015. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.correia
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589
identifier_str_mv CORREIA, Aparecida Gomes. A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio. 2015. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385103888384