A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Samara do Nascimento.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936
Resumo: O presente trabalho tem como título “A música como recurso didático nas aulas de geografia: estudo da categoria lugar”. A Geografia ainda vem sendo vista por muitos como uma disciplina de memorização, mas é uma visão ultrapassada, pois ela propõe aguçar a reflexão, fazer com que se construam conhecimentos significativos e formar cidadãos capazes de pensar. A música, por ser um elemento lúdico e uma forma de linguagem universal com intuito de provocar reflexões ao sujeito, contribui bastante para que os objetivos da Geografia sejam alcançados e que o ensino-aprendizagem seja realizado. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de Geografia e sua contribuição na construção do saber geográfico dos alunos do 1°ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima. Entre as categorias geográficas, optou-se trabalhar a categoria lugar já que ela dialoga muito com o cotidiano de cada um e estabelece uma grande relação com as músicas, já que a maioria das canções traz em suas letras muito dos lugares. A pesquisa está voltada para uma abordagem qualitativa e foi realizada uma oficina que serviu de base para que os sujeitos que compõe a pesquisa respondessem aos questionários.
id UFCG_c99347194ba2f6945e6f5e51eb18d79d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10936
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.Music as a didactic resource in the teaching of geography: study of the Place category.Ensino de GeografiaMúsica - recurso didáticoRecurso lúdicoLugarGeography TeachingMusic - Didactic ResourcePlayful ResourcePlaceGeografia.O presente trabalho tem como título “A música como recurso didático nas aulas de geografia: estudo da categoria lugar”. A Geografia ainda vem sendo vista por muitos como uma disciplina de memorização, mas é uma visão ultrapassada, pois ela propõe aguçar a reflexão, fazer com que se construam conhecimentos significativos e formar cidadãos capazes de pensar. A música, por ser um elemento lúdico e uma forma de linguagem universal com intuito de provocar reflexões ao sujeito, contribui bastante para que os objetivos da Geografia sejam alcançados e que o ensino-aprendizagem seja realizado. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de Geografia e sua contribuição na construção do saber geográfico dos alunos do 1°ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima. Entre as categorias geográficas, optou-se trabalhar a categoria lugar já que ela dialoga muito com o cotidiano de cada um e estabelece uma grande relação com as músicas, já que a maioria das canções traz em suas letras muito dos lugares. A pesquisa está voltada para uma abordagem qualitativa e foi realizada uma oficina que serviu de base para que os sujeitos que compõe a pesquisa respondessem aos questionários.The present study is entitled “Music as a didactic resource in Geography classes: study of the place”. Geography has been seen by many people as a discipline for memorization, but it is an outdated view, as it proposes to sharpen reflection, to build meaningful knowledge and to train citizens capable of thinking. Music, as a playful element and a type of universal language in order to instigate reflections on the human being, contributes a lot to the achievement of Geography's purposes and the teaching-learning process to be realized. The main objective of this research is to understand the importance of the use of music as a didactic resource in Geography classes and its contribution in the construction of the geographic knowledge of first grade High School students at E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima School. Among the geographical categories, it was decided to work the place category since it dialogues a lot with the daily life of each one and establishes a great relationship with the songs, since most songs bring in their lyrics a lot of places. The research was based on a qualitative approach and a workshop was done that served as the basis for the subjects that compose the research to answer the questionnaires.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.ARAÚJO, Samara do Nascimento.2019-11-292020-01-14T15:22:50Z2020-01-142020-01-14T15:22:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936ARAÚJO, Samara do Nascimento. A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:35:48Zoai:localhost:riufcg/10936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:35:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
Music as a didactic resource in the teaching of geography: study of the Place category.
title A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
spellingShingle A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
ARAÚJO, Samara do Nascimento.
Ensino de Geografia
Música - recurso didático
Recurso lúdico
Lugar
Geography Teaching
Music - Didactic Resource
Playful Resource
Place
Geografia.
title_short A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
title_full A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
title_fullStr A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
title_full_unstemmed A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
title_sort A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.
author ARAÚJO, Samara do Nascimento.
author_facet ARAÚJO, Samara do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Samara do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Música - recurso didático
Recurso lúdico
Lugar
Geography Teaching
Music - Didactic Resource
Playful Resource
Place
Geografia.
topic Ensino de Geografia
Música - recurso didático
Recurso lúdico
Lugar
Geography Teaching
Music - Didactic Resource
Playful Resource
Place
Geografia.
description O presente trabalho tem como título “A música como recurso didático nas aulas de geografia: estudo da categoria lugar”. A Geografia ainda vem sendo vista por muitos como uma disciplina de memorização, mas é uma visão ultrapassada, pois ela propõe aguçar a reflexão, fazer com que se construam conhecimentos significativos e formar cidadãos capazes de pensar. A música, por ser um elemento lúdico e uma forma de linguagem universal com intuito de provocar reflexões ao sujeito, contribui bastante para que os objetivos da Geografia sejam alcançados e que o ensino-aprendizagem seja realizado. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de Geografia e sua contribuição na construção do saber geográfico dos alunos do 1°ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima. Entre as categorias geográficas, optou-se trabalhar a categoria lugar já que ela dialoga muito com o cotidiano de cada um e estabelece uma grande relação com as músicas, já que a maioria das canções traz em suas letras muito dos lugares. A pesquisa está voltada para uma abordagem qualitativa e foi realizada uma oficina que serviu de base para que os sujeitos que compõe a pesquisa respondessem aos questionários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
2020-01-14T15:22:50Z
2020-01-14
2020-01-14T15:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936
ARAÚJO, Samara do Nascimento. A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936
identifier_str_mv ARAÚJO, Samara do Nascimento. A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744428610355200