Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Ingrid Rodrigues.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos.
id UFCG_c9a7077bf6bd8dc84ddb1ef824d59c0e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22502
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.Analysis of the contents of digital cartography in school books.Livros didáticos de geografiaCartografia digitalEnsino de GeografiaFormação em GeografiaGeoprocessamentoGeography textbooksDigital cartographyTeaching geographyEducation in GeographyGeoprocessingGeografiaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos.This research aims at analyzing the contents of the trinomial GIS, Digital Cartography and Remote Sensing within the textbooks by basic education of Campina Grande. Where three collections was chosen to do the analysis. Respectively, the project Araribá (2013), collective work whose managing editor, Fernando Carlo Vedovate, the collection society and everyday Geography: Fundamentals of geographic space (2012), authored by professors José Francisco Bigotto, Márcio Martins Abondanza and Mary Adailza Albuquerque and lastly Collection XXI-century Geography and participation (2009), the authors: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira and Maria Inês Vieira. Which has resulted in the finding that the aforementioned triad is not present correctly in textbooks.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Janaina Barbosa da.SILVA, J. B.http://lattes.cnpq.br/6346201029048238LIRA, Sônia Maria de.LIRA, S. M.AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.LEITE, Ingrid Rodrigues.2013-11-082021-12-14T20:37:39Z2021-12-142021-12-14T20:37:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-07T18:00:30Zoai:localhost:riufcg/22502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-07T18:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
Analysis of the contents of digital cartography in school books.
title Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
spellingShingle Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
LEITE, Ingrid Rodrigues.
Livros didáticos de geografia
Cartografia digital
Ensino de Geografia
Formação em Geografia
Geoprocessamento
Geography textbooks
Digital cartography
Teaching geography
Education in Geography
Geoprocessing
Geografia
title_short Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
title_full Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
title_fullStr Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
title_full_unstemmed Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
title_sort Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
author LEITE, Ingrid Rodrigues.
author_facet LEITE, Ingrid Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Janaina Barbosa da.
SILVA, J. B.
http://lattes.cnpq.br/6346201029048238
LIRA, Sônia Maria de.
LIRA, S. M.
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Ingrid Rodrigues.
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos de geografia
Cartografia digital
Ensino de Geografia
Formação em Geografia
Geoprocessamento
Geography textbooks
Digital cartography
Teaching geography
Education in Geography
Geoprocessing
Geografia
topic Livros didáticos de geografia
Cartografia digital
Ensino de Geografia
Formação em Geografia
Geoprocessamento
Geography textbooks
Digital cartography
Teaching geography
Education in Geography
Geoprocessing
Geografia
description Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-08
2021-12-14T20:37:39Z
2021-12-14
2021-12-14T20:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
identifier_str_mv LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518143016960