Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos. |
id |
UFCG_c9a7077bf6bd8dc84ddb1ef824d59c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22502 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.Analysis of the contents of digital cartography in school books.Livros didáticos de geografiaCartografia digitalEnsino de GeografiaFormação em GeografiaGeoprocessamentoGeography textbooksDigital cartographyTeaching geographyEducation in GeographyGeoprocessingGeografiaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos.This research aims at analyzing the contents of the trinomial GIS, Digital Cartography and Remote Sensing within the textbooks by basic education of Campina Grande. Where three collections was chosen to do the analysis. Respectively, the project Araribá (2013), collective work whose managing editor, Fernando Carlo Vedovate, the collection society and everyday Geography: Fundamentals of geographic space (2012), authored by professors José Francisco Bigotto, Márcio Martins Abondanza and Mary Adailza Albuquerque and lastly Collection XXI-century Geography and participation (2009), the authors: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira and Maria Inês Vieira. Which has resulted in the finding that the aforementioned triad is not present correctly in textbooks.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Janaina Barbosa da.SILVA, J. B.http://lattes.cnpq.br/6346201029048238LIRA, Sônia Maria de.LIRA, S. M.AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.LEITE, Ingrid Rodrigues.2013-11-082021-12-14T20:37:39Z2021-12-142021-12-14T20:37:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-07T18:00:30Zoai:localhost:riufcg/22502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-07T18:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. Analysis of the contents of digital cartography in school books. |
title |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. |
spellingShingle |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. LEITE, Ingrid Rodrigues. Livros didáticos de geografia Cartografia digital Ensino de Geografia Formação em Geografia Geoprocessamento Geography textbooks Digital cartography Teaching geography Education in Geography Geoprocessing Geografia |
title_short |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. |
title_full |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. |
title_fullStr |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. |
title_full_unstemmed |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. |
title_sort |
Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. |
author |
LEITE, Ingrid Rodrigues. |
author_facet |
LEITE, Ingrid Rodrigues. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Janaina Barbosa da. SILVA, J. B. http://lattes.cnpq.br/6346201029048238 LIRA, Sônia Maria de. LIRA, S. M. AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. AZEVEDO, S. L. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE, Ingrid Rodrigues. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos de geografia Cartografia digital Ensino de Geografia Formação em Geografia Geoprocessamento Geography textbooks Digital cartography Teaching geography Education in Geography Geoprocessing Geografia |
topic |
Livros didáticos de geografia Cartografia digital Ensino de Geografia Formação em Geografia Geoprocessamento Geography textbooks Digital cartography Teaching geography Education in Geography Geoprocessing Geografia |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-08 2021-12-14T20:37:39Z 2021-12-14 2021-12-14T20:37:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502 LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502 |
identifier_str_mv |
LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744518143016960 |