Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Márcia Araújo da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876
Resumo: O estudo aborda a relação família e escola focalizando as implicações no processo  de  ensino­-aprendizagem,  levando  em  considerações  as  dificuldades  encontradas  nessa relação para o desenvolvimento educativo da criança. Para tanto, se buscou  analisar  a  influência  da  interação  família  e  escola  no  desenvolvimento  da  aprendizagem na Educação infantil; Refletir a relação família e escola no processo  educativo; Identificar problemas na aprendizagem infantil, ocasionados da ausência  de interação família e escola; Apontar aspectos que levam a família a não interagir  com  suas  funções  como  parte  integral  da  escola.  O  lócus  escolhido  para  a  investigação foi duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma do município de  São  João  do  Rio  do  Peixe  e  outra  de  Poço  José  de  Moura­-PB.  Os  sujeitos  entrevistados foram duas professoras da Educação Infantil e duas mães. A pesquisa  se  desenvolveu  por  meio  de  uma  entrevista  semiestruturada,  adotando  uma  abordagem  qualitativa,  com  o  intuito  de  buscar  respostas  para  os  objetivos  estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas na íntegra para o  processo  de  analises  de  dados.  Os  resultados  mostram  que  tanto  a  família  como  escola têm conhecimento da necessidade dessa parceria para um desenvolvimento  educativo eficaz, porém muitas famílias acabam delegando total responsabilidade da  educação dos seus filhos para a escola e usam como motivo a falta de tempo devido  ao trabalho. Por isso, cabe a escola procurar despertar na família o interesse em se  fazer  mais presente na educação dos seus filhos através de atividades que levem a  reflexão sobre a importância dessa relação em processo ativo para o sucesso escolar  das crianças.  
id UFCG_caf4b1e91f1308eb6a104cd86a649fac
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20876
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.Family and school relationship: implications for the teaching and learning process.EscolaFamíliaEducação infantilEnsino-aprendizagemSchoolFamilyChild educationTeaching-learningEducação.O estudo aborda a relação família e escola focalizando as implicações no processo  de  ensino­-aprendizagem,  levando  em  considerações  as  dificuldades  encontradas  nessa relação para o desenvolvimento educativo da criança. Para tanto, se buscou  analisar  a  influência  da  interação  família  e  escola  no  desenvolvimento  da  aprendizagem na Educação infantil; Refletir a relação família e escola no processo  educativo; Identificar problemas na aprendizagem infantil, ocasionados da ausência  de interação família e escola; Apontar aspectos que levam a família a não interagir  com  suas  funções  como  parte  integral  da  escola.  O  lócus  escolhido  para  a  investigação foi duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma do município de  São  João  do  Rio  do  Peixe  e  outra  de  Poço  José  de  Moura­-PB.  Os  sujeitos  entrevistados foram duas professoras da Educação Infantil e duas mães. A pesquisa  se  desenvolveu  por  meio  de  uma  entrevista  semiestruturada,  adotando  uma  abordagem  qualitativa,  com  o  intuito  de  buscar  respostas  para  os  objetivos  estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas na íntegra para o  processo  de  analises  de  dados.  Os  resultados  mostram  que  tanto  a  família  como  escola têm conhecimento da necessidade dessa parceria para um desenvolvimento  educativo eficaz, porém muitas famílias acabam delegando total responsabilidade da  educação dos seus filhos para a escola e usam como motivo a falta de tempo devido  ao trabalho. Por isso, cabe a escola procurar despertar na família o interesse em se  fazer  mais presente na educação dos seus filhos através de atividades que levem a  reflexão sobre a importância dessa relação em processo ativo para o sucesso escolar  das crianças.  The study addresses the relationship between family and school focusing on the Implications in the teaching­learning process, taking into consideration the difficulties found in this relationship for the educational development of the child. Therefore, it was sought to analyze the influence of family and school interaction on the development of learning in children's education; Reflect the family and school relationship in the educational process; Identify problems in children's learning, caused in the absence of family and school interaction; To point out aspects that lead the family not to interact with their functions as an integral part of the school. The locus chosen for the investigation was two schools of the public school, one of the municipality of São João do Rio do Peixe and another of Poço José de Moura ­ PB. The subjects interviewed were two teachers of Early Childhood Education and two mothers. The research was developed through a semistructured interview, adopting a qualitative approach, with the purpose of seeking answers to the established objectives. The interviews were recorded and the speeches were transcribed in full for the data analysis process. The results show that both the family and the school are aware of the need for such a partnership for an effective and immediate educational development, but many families end up delegating total responsibility for their children's education to school and use the lack of time because of work. Therefore, it is up to the school to seek to awaken in the family the interest in being present in the education of their children through activities that lead to reflection on the importance of this relationship in an active process for children's school success.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510LIMA, Maria Janete de.CAMPOS , Maria de Lourdes.SILVA, Márcia Araújo da.2017-04-242021-08-27T11:53:51Z2021-08-272021-08-27T11:53:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876SILVA, Márcia Araújo da. Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T13:11:47Zoai:localhost:riufcg/20876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T13:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
Family and school relationship: implications for the teaching and learning process.
title Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
spellingShingle Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
SILVA, Márcia Araújo da.
Escola
Família
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
School
Family
Child education
Teaching-learning
Educação.
title_short Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
title_full Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
title_fullStr Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
title_full_unstemmed Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
title_sort Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
author SILVA, Márcia Araújo da.
author_facet SILVA, Márcia Araújo da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
LIMA, Maria Janete de.
CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Márcia Araújo da.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Família
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
School
Family
Child education
Teaching-learning
Educação.
topic Escola
Família
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
School
Family
Child education
Teaching-learning
Educação.
description O estudo aborda a relação família e escola focalizando as implicações no processo  de  ensino­-aprendizagem,  levando  em  considerações  as  dificuldades  encontradas  nessa relação para o desenvolvimento educativo da criança. Para tanto, se buscou  analisar  a  influência  da  interação  família  e  escola  no  desenvolvimento  da  aprendizagem na Educação infantil; Refletir a relação família e escola no processo  educativo; Identificar problemas na aprendizagem infantil, ocasionados da ausência  de interação família e escola; Apontar aspectos que levam a família a não interagir  com  suas  funções  como  parte  integral  da  escola.  O  lócus  escolhido  para  a  investigação foi duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma do município de  São  João  do  Rio  do  Peixe  e  outra  de  Poço  José  de  Moura­-PB.  Os  sujeitos  entrevistados foram duas professoras da Educação Infantil e duas mães. A pesquisa  se  desenvolveu  por  meio  de  uma  entrevista  semiestruturada,  adotando  uma  abordagem  qualitativa,  com  o  intuito  de  buscar  respostas  para  os  objetivos  estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas na íntegra para o  processo  de  analises  de  dados.  Os  resultados  mostram  que  tanto  a  família  como  escola têm conhecimento da necessidade dessa parceria para um desenvolvimento  educativo eficaz, porém muitas famílias acabam delegando total responsabilidade da  educação dos seus filhos para a escola e usam como motivo a falta de tempo devido  ao trabalho. Por isso, cabe a escola procurar despertar na família o interesse em se  fazer  mais presente na educação dos seus filhos através de atividades que levem a  reflexão sobre a importância dessa relação em processo ativo para o sucesso escolar  das crianças.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-24
2021-08-27T11:53:51Z
2021-08-27
2021-08-27T11:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876
SILVA, Márcia Araújo da. Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876
identifier_str_mv SILVA, Márcia Araújo da. Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744507096268800