Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, Lucineide Bezerra.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6084
Resumo: O texto versa sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Para tratar dos termos basilares do nosso estudo, ou seja, pensar a “família”; “Educação Infantil” e “formação de professores”. Diante de situações vivenciadas pela pesquisadora na experiência e no estágio em contexto escolar na Educação Infantil, evidenciamos a importância de destacar o envolvimento parental no contexto escolar. Sendo assim, questionamos quais os reais impactos da participação da família na escola sob o ponto de vista dos pais/responsáveis e de professores da Educação Infantil? Dessa, outras questões nos apresentaram por se tratar de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos índices de qualidade da educação brasileira compreender os reais impactos da participação da família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória em uma instituição de Educação Infantil. Buscamos estabelecer o corte epistemológico necessário como nos ensino Bachelard (2000), para compreender o objeto de estudo: Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de estudo da perspectiva fenomenológico-hermenêutica. A obtenção dos dados foi desenvolvida por meio de um questionário semiestruturados com pais/responsáveis e professores da Educação Infantil. Os resultados nos mostram que apesar de a família e a escolas se estabelecerem como agencias educativas, muitas vezes essa ação ainda é muito limitada pela escola, ocasionando lacunas no desenvolvimento escolar. O desafio dessa pesquisa consistiu em sensibilizar a escola sobre a importância de elaborar um projeto para trabalhar a relação família-escola, para se estabelecer a sistematização de atitudes de corresponsabilidade almejando o desenvolvimento integral da criança, bem como, a obtenção de sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem.
id UFCG_ee56053e81443e42c11fb84711b4fc0c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6084
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.Family and school: new ways to go in early childhood education.Educação infantilRelação família - escolaFormação de professoresEnsino aprendizagem - educação infantilChild EducationFamily - School RelationshipTeacher TrainingTeaching Learning - Early Childhood EducationEducação.O texto versa sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Para tratar dos termos basilares do nosso estudo, ou seja, pensar a “família”; “Educação Infantil” e “formação de professores”. Diante de situações vivenciadas pela pesquisadora na experiência e no estágio em contexto escolar na Educação Infantil, evidenciamos a importância de destacar o envolvimento parental no contexto escolar. Sendo assim, questionamos quais os reais impactos da participação da família na escola sob o ponto de vista dos pais/responsáveis e de professores da Educação Infantil? Dessa, outras questões nos apresentaram por se tratar de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos índices de qualidade da educação brasileira compreender os reais impactos da participação da família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória em uma instituição de Educação Infantil. Buscamos estabelecer o corte epistemológico necessário como nos ensino Bachelard (2000), para compreender o objeto de estudo: Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de estudo da perspectiva fenomenológico-hermenêutica. A obtenção dos dados foi desenvolvida por meio de um questionário semiestruturados com pais/responsáveis e professores da Educação Infantil. Os resultados nos mostram que apesar de a família e a escolas se estabelecerem como agencias educativas, muitas vezes essa ação ainda é muito limitada pela escola, ocasionando lacunas no desenvolvimento escolar. O desafio dessa pesquisa consistiu em sensibilizar a escola sobre a importância de elaborar um projeto para trabalhar a relação família-escola, para se estabelecer a sistematização de atitudes de corresponsabilidade almejando o desenvolvimento integral da criança, bem como, a obtenção de sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem.The text deals with the relationship between the family and the kindergarten. To deal with the basic terms of our study, that is, to think of the "family"; "early childhood education" and "teacher training". Given the situations experienced by the researcher in the experience and in the background in the school context in Early Childhood Education, we highlight the importance of highlighting parental involvement in the school context. Therefore, we questioned the real impacts of family participation in the school from the point of view of parents / guardians and teachers of Early Childhood Education? From this, other questions presented us as a qualitative study, open to new possibilities of study / analysis. We assume that it is imperative for the success of the integral formation and for the optimization of the indices of quality of the Brazilian education to understand the real impacts of the participation of the family next to the school in the critical-emancipatory perspective in an institution of Early Childhood Education. We seek to establish the necessary epistemological cut as in Bachelard's (2000) teaching, in order to understand the object of study: Infant Education. This is a study proposal from the phenomenological-hermeneutic perspective. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire with parents / guardians and teachers of Early Childhood Education. The results show that although the family and schools establish themselves as educational agencies, this action is often still very limited by the school, causing gaps in school development. The challenge of this research was to make the school aware of the importance of elaborating a project to work on the family-school relationship, in order to establish the systematization of co-responsibility attitudes aiming at the integral development of the child, as well as the achievement of success in the Teaching and learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOVIKOFF, Cristina.NOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253GOMES, Hérica Cambraia Gomes.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.BRAGA, Lucineide Bezerra.2017-09-122019-08-21T20:15:50Z2019-08-212019-08-21T20:15:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6084BRAGA, Lucineide Bezerra. Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. 2017. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T13:04:28Zoai:localhost:riufcg/6084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T13:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
Family and school: new ways to go in early childhood education.
title Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
spellingShingle Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
BRAGA, Lucineide Bezerra.
Educação infantil
Relação família - escola
Formação de professores
Ensino aprendizagem - educação infantil
Child Education
Family - School Relationship
Teacher Training
Teaching Learning - Early Childhood Education
Educação.
title_short Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
title_full Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
title_fullStr Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
title_full_unstemmed Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
title_sort Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.
author BRAGA, Lucineide Bezerra.
author_facet BRAGA, Lucineide Bezerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOVIKOFF, Cristina.
NOVIKOFF, C.
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253
GOMES, Hérica Cambraia Gomes.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, Lucineide Bezerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Relação família - escola
Formação de professores
Ensino aprendizagem - educação infantil
Child Education
Family - School Relationship
Teacher Training
Teaching Learning - Early Childhood Education
Educação.
topic Educação infantil
Relação família - escola
Formação de professores
Ensino aprendizagem - educação infantil
Child Education
Family - School Relationship
Teacher Training
Teaching Learning - Early Childhood Education
Educação.
description O texto versa sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Para tratar dos termos basilares do nosso estudo, ou seja, pensar a “família”; “Educação Infantil” e “formação de professores”. Diante de situações vivenciadas pela pesquisadora na experiência e no estágio em contexto escolar na Educação Infantil, evidenciamos a importância de destacar o envolvimento parental no contexto escolar. Sendo assim, questionamos quais os reais impactos da participação da família na escola sob o ponto de vista dos pais/responsáveis e de professores da Educação Infantil? Dessa, outras questões nos apresentaram por se tratar de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos índices de qualidade da educação brasileira compreender os reais impactos da participação da família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória em uma instituição de Educação Infantil. Buscamos estabelecer o corte epistemológico necessário como nos ensino Bachelard (2000), para compreender o objeto de estudo: Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de estudo da perspectiva fenomenológico-hermenêutica. A obtenção dos dados foi desenvolvida por meio de um questionário semiestruturados com pais/responsáveis e professores da Educação Infantil. Os resultados nos mostram que apesar de a família e a escolas se estabelecerem como agencias educativas, muitas vezes essa ação ainda é muito limitada pela escola, ocasionando lacunas no desenvolvimento escolar. O desafio dessa pesquisa consistiu em sensibilizar a escola sobre a importância de elaborar um projeto para trabalhar a relação família-escola, para se estabelecer a sistematização de atitudes de corresponsabilidade almejando o desenvolvimento integral da criança, bem como, a obtenção de sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
2019-08-21T20:15:50Z
2019-08-21
2019-08-21T20:15:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6084
BRAGA, Lucineide Bezerra. Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. 2017. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6084
identifier_str_mv BRAGA, Lucineide Bezerra. Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. 2017. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388281073664