Festas Negras: manifestações religiosas afro-descendentes no meio urbano nordestino.
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Data de Publicação: | 2010 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
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Resumo: | No mundo urbano, a diversidade de festejos é impressionante. Apesar de muitos autores, estudiosos da cidade, alegarem uma tendência ao afastamento da religiosidade no meio urbano, no Brasil essa realidade não se concretiza. Festejar é próprio do ser humano, principalmente quando o festejar liga-se a religião. O povo brasileiro, vivendo no campo ou na cidade, mostra-se bastante religioso e, uma das formas mais contundentes de demonstrar o sentimento religioso é o ato de festejar a “fé”. Esta nasce da percepção dos mundos sagrado e profano os quais se interligam por meio das estreitas relações entre os ritos representativos e as recriações coletivas. No universo da religiosidade negra aportada no Brasil, com o advento da diáspora, as festas se mostraram como um elemento estratégico para a sobrevivência de uma religiosidade prestes a se amalgar e prosperar fora do continente africano. Um exemplo disto são as festividades realizadas, ainda no Brasil Colonial, e ligadas à expressão dos Calundus. A cidade sempre foi palco para as manifestações religiosas do povo negro no Brasil. As festas religiosas mostram-se fundamentais para a sociabilidade dos seus integrantes, valorização e compartilhamento cultural. O candomblé, por todo Brasil, possui uma característica geral, a manifestação ritual expressada através das festas. Desde o século XIX, a academia busca entender esse culto observando suas manifestações ritualísticas expressadas, principalmente, em grandes festividades. O presente trabalho enfoca três tipos distintos de festas religiosas no universo candomblecista. A primeira, segue as tradições da raiz africana do candomblé, a festa das Águas de Oxalá, em Salvador-BA; a segunda, em Cachoeirinha-BA, trata-se de um festejo sincrético afro-descendente com o catolicismo popular, a festa da Irmandade da Boa Morte; a última, uma mescla da tradição do candomblé com a luta pela preservação ambiental, a caminhada do presente de Oxum no rio Cuiá, em João Pessoa-PB. O procedimento metodológico ocorre no nível qualitativo através de pesquisa exploratória e descritiva aliada ao levantamento bibliográfico dos conteúdos produzidos referentes à temática abordada no estudo. As festas, sagradas ou profanas, ou ainda, uma mescla desses opostos, caracterizam o poder de síntese que uma cidade possui dentro da diversidade eclética de seus componentes. É nessa perspectiva que o festejar religioso torna-se um elemento de síntese, aglutinação da diversidade num todo urbano em busca do sagrado. |
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Festas Negras: manifestações religiosas afro-descendentes no meio urbano nordestino. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil, Pesquisa e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1935-1943. ISSN: 2179 2011. 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