Interligando temas em genética por meio de mapa conceitual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jakeline Moreira da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25924
Resumo: A genética é a base para a compreensão da vida quanto a caracterização da biodiversidade do planeta, funcionamento dos seres vivos, transferência das características herdáveis, além de ser a base para a geração de produtos biotecnológicos e para a bioeconomia. Entretanto, o ensino e a compreensão de temas relacionados à genética ainda é um desafio para docentes e discentes do Ensino Médio. Uma ferramenta didática relevante é a construção de mapas conceituais como facilitador do Ensino-Aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi interligar os conteúdos de genética aplicáveis ao Ensino Médio, por meio de mapa conceitual. A estratégia de execução envolveu a seleção de temas tradicionais e atuais envolvendo genética; a análise do conhecimento de alunos de terceiro ano do ensino médio de três escolas da educação básica sobre os assuntos selecionados, envolvendo genética e o uso de mapas conceituais; e a elaboração de mapas conceituais a partir dos assuntos selecionados. As concepções prévias dos discentes sobre assuntos de Genética foram limitadas a temas tradicionais envolvendo DNA e RNA, tendo interligado em torno de 10 temas dos 26 abordados. O grande ganho deste trabalho foi à disponibilização de dois mapas conceituais envolvendo temas tradicionais e atuais sobre as moléculas da informação genética. Os mapas interligam as características das moléculas da informação genética, onde elas são encontradas e suas funções quanto a manifestação da informação armazenada e a transferência para novas células ou novos organismos. Além disso, conecta o impacto da genética na vida, na geração de produtos biotecnológicos, contextualizando as alterações, doenças, evolução, especiação e biodiversidade. Os mapas poderão ser aplicados para discentes e docentes do Ensino Médio bem como para o Ensino Superior.
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Uma ferramenta didática relevante é a construção de mapas conceituais como facilitador do Ensino-Aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi interligar os conteúdos de genética aplicáveis ao Ensino Médio, por meio de mapa conceitual. A estratégia de execução envolveu a seleção de temas tradicionais e atuais envolvendo genética; a análise do conhecimento de alunos de terceiro ano do ensino médio de três escolas da educação básica sobre os assuntos selecionados, envolvendo genética e o uso de mapas conceituais; e a elaboração de mapas conceituais a partir dos assuntos selecionados. As concepções prévias dos discentes sobre assuntos de Genética foram limitadas a temas tradicionais envolvendo DNA e RNA, tendo interligado em torno de 10 temas dos 26 abordados. O grande ganho deste trabalho foi à disponibilização de dois mapas conceituais envolvendo temas tradicionais e atuais sobre as moléculas da informação genética. Os mapas interligam as características das moléculas da informação genética, onde elas são encontradas e suas funções quanto a manifestação da informação armazenada e a transferência para novas células ou novos organismos. Além disso, conecta o impacto da genética na vida, na geração de produtos biotecnológicos, contextualizando as alterações, doenças, evolução, especiação e biodiversidade. Os mapas poderão ser aplicados para discentes e docentes do Ensino Médio bem como para o Ensino Superior.Genetics is the basis for understanding life in terms of the characterization of the planet's biodiversity, the functioning of living beings, the transfer of inheritable characteristics, as well as being the basis for the generation of biotechnological products and for the bio-economy. However, teaching and understanding genetics issues is still a challenge for teachers and high school students. A relevant didactic tool is the construction of conceptual maps as a facilitator of Teaching-Learning. The general objective of this work was to interconnect the genetic contents applicable to High School, through a conceptual map. The execution strategy involved the selection of traditional and current issues involving genetics; The analysis of the knowledge of third year high school students of three basic education schools on selected subjects, involving genetics and the use of conceptual maps; And the elaboration of conceptual maps from the selected subjects. The students' previous conceptions about Genetics subjects were limited to traditional themes involving DNA and RNA, having interconnected around 10 themes of the 26 studied. The great gain of this work was the availability of two conceptual maps involving traditional and current topics on the molecules of genetic information. The maps interconnect the characteristics of the molecules of the genetic information, where they are found and their functions as the manifestation of the stored information and the transference to new cells or new organisms. In addition, it connects the impact of genetics on life, on the generation of biotechnological products, contextualizing the changes, diseases, evolution, speciation and biodiversity. The maps can be applied to students and teachers of High School as well as to Higher Education.La genética es la base para la comprensión de la vida en cuanto a la caracterización de la biodiversidad del planeta, el funcionamiento de los seres vivos, la transferencia de características hereditarias, además de ser la base para la generación de productos biotecnológicos y para la bioeconomía. Sin embargo, la enseñanza y comprensión de temas relacionados con la genética sigue siendo un desafío para los docentes y estudiantes de secundaria. Una herramienta didáctica relevante es la construcción de mapas conceptuales como facilitador de la Enseñanza-Aprendizaje. El objetivo general de este trabajo fue vincular los contenidos de genética aplicables a la Educación Secundaria, a través de un mapa conceptual. La estrategia de ejecución implicó la selección de temas tradicionales y actuales relacionados con la genética; el análisis del conocimiento de estudiantes de tercer año de secundaria de tres escuelas de educación básica sobre los temas seleccionados, involucrando la genética y el uso de mapas conceptuales; y la elaboración de mapas conceptuales a partir de los temas seleccionados. Las concepciones previas de los estudiantes sobre los temas de Genética se limitaban a los temas tradicionales que involucran el ADN y el ARN, habiéndose interconectado alrededor de 10 temas de los 26 abordados. La gran ganancia de este trabajo fue la disponibilidad de dos mapas conceptuales que involucran temas tradicionales y actuales sobre las moléculas de información genética. Los mapas vinculan las características de las moléculas de información genética, dónde se encuentran y sus funciones en la manifestación de la información almacenada y la transferencia a nuevas células o nuevos organismos. Además, conecta el impacto de la genética en la vida, en la generación de productos biotecnológicos, contextualizando cambios, enfermedades, evolución, especiación y biodiversidad. Los mapas se pueden aplicar a estudiantes y profesores de secundaria, así como a la educación superior.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCAMPOS, Magnólia de Araújo.CAMPOS, M. A.Campos, Magnólia A.CAMPOS, MAGNÓLIA ARAÚJOhttp://lattes.cnpq.br/0904596179326111SODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584LOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.;LOPES, MARCUS JOSÉhttp://lattes.cnpq.br/0756190207165922SILVA, Jakeline Moreira da.2017-03-232022-06-22T18:40:12Z2022-06-222022-06-22T18:40:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25924SILVA, Jakeline Moreira da. Interligando temas em genética por meio de mapa conceitual. 2017. 67 fl. 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