A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Aurinete de Melo.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo referenciada em pressupostos teóricos relacionados à gestão escolar do campo, e por sua vez, nosso objeto de estudo retrata a realidade vivenciada por este tipo de gestão. Para tanto, tomamos como referência para análise a escola Municipal Arnaldo Tavares, situada na zona rural do município de Sumé/PB, cujo sistema de ensino se faz em salas multisseriadas e a professora acumula também a função de gestora. A análise do trabalho se baseia em coletas de dados presenciais em sala de aula, bem como na entrevista com a própria professora. Neste sentido, é elencada uma série de problemas que as escolas do campo hoje enfrentam. Tais como: falta de uma equipe de gestão escolar, com diretores, secretários e coordenação pedagógica das escolas, o que impossibilita que tenha mais tempo para as tarefas especifica da docência, como: planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento individualizado. O pouco espaço físico e mal utilizado nas escolas com salas multisseriadas recebem alunos de faixa etária diferentes, ocasionando dispersões e pouca concentração da turma etc. O trabalho está dividido em três capítulos que apresentam os objetivos, descrição do campo da pesquisa, embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado e os resultados obtidos. Consideramos que este trabalho traz contribuições para refletir sobre a gestão escolar do campo considerando a qualidade das turmas multisseriadas.
id UFCG_ce543c231347a7d5207a99c1b2603aed
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5973
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.The management of the multi - serial rural schools in the city of Sumé - PB.Educação do CampoOrganização e gestão escolarEscola do CampoDramaturgia paraibanaSala de aula multisseriadaField education  School organization and management  Country school  Paraíba playwriting  Multigrade classroomO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo referenciada em pressupostos teóricos relacionados à gestão escolar do campo, e por sua vez, nosso objeto de estudo retrata a realidade vivenciada por este tipo de gestão. Para tanto, tomamos como referência para análise a escola Municipal Arnaldo Tavares, situada na zona rural do município de Sumé/PB, cujo sistema de ensino se faz em salas multisseriadas e a professora acumula também a função de gestora. A análise do trabalho se baseia em coletas de dados presenciais em sala de aula, bem como na entrevista com a própria professora. Neste sentido, é elencada uma série de problemas que as escolas do campo hoje enfrentam. Tais como: falta de uma equipe de gestão escolar, com diretores, secretários e coordenação pedagógica das escolas, o que impossibilita que tenha mais tempo para as tarefas especifica da docência, como: planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento individualizado. O pouco espaço físico e mal utilizado nas escolas com salas multisseriadas recebem alunos de faixa etária diferentes, ocasionando dispersões e pouca concentração da turma etc. O trabalho está dividido em três capítulos que apresentam os objetivos, descrição do campo da pesquisa, embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado e os resultados obtidos. Consideramos que este trabalho traz contribuições para refletir sobre a gestão escolar do campo considerando a qualidade das turmas multisseriadas.The present paper is the result of a field research referenced in theoretical premises related to school management in the countryside, and on the other hand, our object of study portrays the reality lived by this kind of management. For that, we have taken as a reference to the analysis the Municipal School Arnaldo Tavares, located in the rural area in the city of Sumé/PB, whose teaching system is made in multi-year classes and the teacher also accumulates the function of manager. The analysis of the work is based on presential data collections in the classroom, as well as on the interview with the teacher herself. In this sense, is listed a series of problems that the countryside schools face nowadays. Such as: lack of a school management team, with directors, secretaries and pedagogical coordination of the schools, which makes it impossible to have more time for the specific teaching tasks, as: planning, elaboration of didactic material and individualized monitoring. The little and misused physical space in the schools withmulti-year classes receive students from different ages, leading to dispersions and low concentration of class etc. The study is divided into three chapters that present the objectives, description of the research field, theoretical grounds related to the analysis of the researched material and the obtained results. We consider that this paper brings contributions on reflecting about the Countryside school management considering the quality of the multi-year classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420SILVA, Maria do Socorro.FURTADO, Quézia Vila Flor.ARAÚJO, Aurinete de Melo.20132019-08-19T14:30:13Z2019-08-192019-08-19T14:30:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.araujohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973ARAÚJO, Aurinete de Melo. A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB. 2013. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:02:46Zoai:localhost:riufcg/5973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:02:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
The management of the multi - serial rural schools in the city of Sumé - PB.
title A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
spellingShingle A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
ARAÚJO, Aurinete de Melo.
Educação do Campo
Organização e gestão escolar
Escola do Campo
Dramaturgia paraibana
Sala de aula multisseriada
Field education  
School organization and management  
Country school  
Paraíba playwriting  
Multigrade classroom
title_short A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
title_full A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
title_fullStr A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
title_full_unstemmed A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
title_sort A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
author ARAÚJO, Aurinete de Melo.
author_facet ARAÚJO, Aurinete de Melo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
SILVA, Maria do Socorro.
FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Aurinete de Melo.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Organização e gestão escolar
Escola do Campo
Dramaturgia paraibana
Sala de aula multisseriada
Field education  
School organization and management  
Country school  
Paraíba playwriting  
Multigrade classroom
topic Educação do Campo
Organização e gestão escolar
Escola do Campo
Dramaturgia paraibana
Sala de aula multisseriada
Field education  
School organization and management  
Country school  
Paraíba playwriting  
Multigrade classroom
description O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo referenciada em pressupostos teóricos relacionados à gestão escolar do campo, e por sua vez, nosso objeto de estudo retrata a realidade vivenciada por este tipo de gestão. Para tanto, tomamos como referência para análise a escola Municipal Arnaldo Tavares, situada na zona rural do município de Sumé/PB, cujo sistema de ensino se faz em salas multisseriadas e a professora acumula também a função de gestora. A análise do trabalho se baseia em coletas de dados presenciais em sala de aula, bem como na entrevista com a própria professora. Neste sentido, é elencada uma série de problemas que as escolas do campo hoje enfrentam. Tais como: falta de uma equipe de gestão escolar, com diretores, secretários e coordenação pedagógica das escolas, o que impossibilita que tenha mais tempo para as tarefas especifica da docência, como: planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento individualizado. O pouco espaço físico e mal utilizado nas escolas com salas multisseriadas recebem alunos de faixa etária diferentes, ocasionando dispersões e pouca concentração da turma etc. O trabalho está dividido em três capítulos que apresentam os objetivos, descrição do campo da pesquisa, embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado e os resultados obtidos. Consideramos que este trabalho traz contribuições para refletir sobre a gestão escolar do campo considerando a qualidade das turmas multisseriadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-19T14:30:13Z
2019-08-19
2019-08-19T14:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
ARAÚJO, Aurinete de Melo. A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB. 2013. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
identifier_str_mv ARAÚJO, Aurinete de Melo. A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB. 2013. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387546021888