Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 |
Resumo: | O trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo. |
id |
UFCG_cf30438fabd29d9b2cccda304b65f34e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22560 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.Games in teaching Geography: multiple intelligences in focus.Ensino de GeografiaJogos - ensino de GeografiaMúltiplas inteligênciasConstrutivismoEducação lúdicaConstrução do conhecimento geográficoConhecimento geográficoDisciplina geográficaTeaching geographyGames - teaching geographyMultiple intelligencesConstructivismPlayful educationConstruction of geographic knowledgeGeographic knowledgeGeographic disciplineEnseñanza de la geografíaJuegos - enseñanza de la geografíaInteligencias multiplesConstructivismoEducación lúdicaConstrucción de conocimiento geográficoConocimiento geográficoDisciplina geográficaGeografiaO trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo.El trabajo con la asignatura geográfica viene ocurriendo de forma mnemónica y sin vínculos con la realidad del alumno. Es una geografía basada en los moldes franceses de enseño que valora la descripción y memorización de conocimientos listos. Delante a eso, fueron desarrollados teorías pedagógicas que relacionan las formas como el alumno aprende, poniéndolo en el centro del proceso de enseño/aprendizaje como un sujeto activo que interactúa con el medio. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo el análisis de los juegos como una forma de estimular las inteligencias múltiples y fomentar la construcción del conocimiento geográfico. Como también, utilizar la metodología principalmente através de los talleres de juegos. Como resultados finales se observa que la construcción del conocimiento geográfico y la estimulación de las inteligencias múltiples se puede facilitar mediante el uso de juegos, pero vinculado a las prácticas pedagógicas que fomenten la participación del estudiante como sujeto activo en el proceso.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.SANTOS, Adriano Pequeno.20142021-12-16T18:59:40Z2021-12-162021-12-16T18:59:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-16T19:00:15Zoai:localhost:riufcg/22560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-16T19:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. Games in teaching Geography: multiple intelligences in focus. |
title |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
spellingShingle |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. SANTOS, Adriano Pequeno. Ensino de Geografia Jogos - ensino de Geografia Múltiplas inteligências Construtivismo Educação lúdica Construção do conhecimento geográfico Conhecimento geográfico Disciplina geográfica Teaching geography Games - teaching geography Multiple intelligences Constructivism Playful education Construction of geographic knowledge Geographic knowledge Geographic discipline Enseñanza de la geografía Juegos - enseñanza de la geografía Inteligencias multiples Constructivismo Educación lúdica Construcción de conocimiento geográfico Conocimiento geográfico Disciplina geográfica Geografia |
title_short |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
title_full |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
title_fullStr |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
title_full_unstemmed |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
title_sort |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
author |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
author_facet |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIRA, Sonia Maria de. LIRA, S. M. AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. AZEVEDO, S. L. M. CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. CARVALHO, L. E. P. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Jogos - ensino de Geografia Múltiplas inteligências Construtivismo Educação lúdica Construção do conhecimento geográfico Conhecimento geográfico Disciplina geográfica Teaching geography Games - teaching geography Multiple intelligences Constructivism Playful education Construction of geographic knowledge Geographic knowledge Geographic discipline Enseñanza de la geografía Juegos - enseñanza de la geografía Inteligencias multiples Constructivismo Educación lúdica Construcción de conocimiento geográfico Conocimiento geográfico Disciplina geográfica Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Jogos - ensino de Geografia Múltiplas inteligências Construtivismo Educação lúdica Construção do conhecimento geográfico Conhecimento geográfico Disciplina geográfica Teaching geography Games - teaching geography Multiple intelligences Constructivism Playful education Construction of geographic knowledge Geographic knowledge Geographic discipline Enseñanza de la geografía Juegos - enseñanza de la geografía Inteligencias multiples Constructivismo Educación lúdica Construcción de conocimiento geográfico Conocimiento geográfico Disciplina geográfica Geografia |
description |
O trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2021-12-16T18:59:40Z 2021-12-16 2021-12-16T18:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744518827737088 |